domingo, setembro 03, 2006

O Sr Jorge.


Escrevi aqui,poucas semanas atrás,que não há boa maneira de receber más noticias.
Pois chegou mais uma.
Morreu o sr Jorge Folhadela.
Pese embora não sermos da mesma geração,trinta anos nos separavam,fomos ao longo dos tempos construindo uma boa amizade assente em algo de que ambos gostavamos muito.
O Vitória.
O Sr Jorge,como sempre lhe chamei,foi um grande vimaranense e um grande vitoriano.Um homem que durante toda a sua vida sempre serviu o clube com amor,dedicação e desinteresse.
Tendo sido várias vezes,em tempos diferentes,director da instituição nunca precisou de o ser para servir o clube e para dizer "presente" sempre que os seus préstimos eram necessários.
Tinha uma especial vocação para ajudar á integração de jogadores que vinham de fora,especialmente do Brasil,e foi para muitos deles mais do que um pai.
O sucesso de alguns deles deve-se muito ao apoio que o sr.Jorge lhes ia dando,aos conselhos paternais e ,ás vezes,a uns raspanetes necessários.
Com ele apreendi a conhecer melhor o Vitória,a sua história,a forma como se pode amar e servir um clube.
Foram muitas e muitas horas de conversa,no complexo desportivo,no estádio,em hoteis em que o clube se alojava nas deslocações e em tantos outros sitios onde nos iamos encontrando.
Nomeadamente nuns jantares (o sr Jorge era um apreciador da boa mesa) que periodicamente faziamos no restaurante " O Tasco",em Corvite,em que sentavamos á mesa "doentes " do Vitoria e em que o principal prato,para além do cabrito assado,era sempre o nosso clube.
Foi um grande vitoriano,um optimo colaborador na comemoração dos 75 anos do Vitoria de cuja comissao organizadora fui o responsável e onde encontrei uma disponibilidade e um empenho inexcediveis da parte dele.
Durante anos,meio na brincadeira meio fruto do carinho que por ele nutria,sempre lhe enviava um postal ilustrado das minhas férias,sempre a brincar,mas sabendo que ele achava piada a recebê-los.
Parece-me que ainda estou a ver,a cena várias vezes repetida,de no nosso reencontro pós férias ele me dizer com ar satisfeito "...lá recebi o seu postal..." !
Era um homem de relações públicas,que cultivava a amizade e fazia amigos em todo o lado com a maior das facilidades.
É que o sr Jorge,para além de muitas outras qualidades,tinha uma caracteristica unica: Ou conhecia ou conhecia alguem que conhecia !
Através dele chegava-se a qualquer lado,a qualquer pessoa,porque tinha uma espantosa lista telefónica e uma enorme gama de conhecimentos.
Nos ultimos dois ou três anos,comigo cada vez mais longe de Guimarães,os nossos contactos foram escasseando e mesmo esses jantares rarearam.
A ultima vez que estive com ele foi em Maio,na famosa assembleia geral do Vitória (onde havia de ser ?) e nas curtas palavras que trocamos lá ficou no ar um "cabritinho" para dai a uns dias,que ele se encarregaria,como sempre,de organizar com todo o carinho.
Infelizmente já não será neste mundo que o comeremos,mas lá onde estiver o sr. Jorge,seguramente atento á realidade do Vitória,concerteza que um dia ainda trataremos desse "cabritinho" que a Vida adiou .
Depois Falamos

Sem comentários: