terça-feira, agosto 31, 2021

Horta

O ser vitoriano não me impede , como é óbvio, de gostar de futebol e apreciar os bons jogadores mesmo quando jogam num clube rival como o Sporting de Braga.
E Ricardo Horta é um bom jogador.
Mais do que um bom jogador tem sido, nos últimos cinco anos, um dos melhores avançados do nosso campeonato tendo nesse período marcado setenta golos o que é apreciável não se tratando de um ponta de lança de raiz.
Para além disso tem o registo de participação em 232 jogos (mais de 40 por temporada) o que mostra bem o seu nível de rendimento e o contributo que dá à sua equipa.
Em qualquer outro país estes números, e a qualidade do jogador, dariam acesso quase garantido à selecção nacional porque não há muitos que se lhe posssam comparar.
Mas estamos em Portugal.
E em Portugal a selecção está reservada aos jogadores de três clubes e aqueles que jogando no estrangeiro são representados pela Gestifute sendo raríssimas as excepções.
E por isso Ricardo Horta é sistematicamente "esquecido" nas convocatórias.
Mas desta vez foi demais!
Não foi convocado no primeiro lote, o que foi uma injustiça, mas quando as lesões impediram este ou aquele de estarem presentes a injustiça transformou-se em escândalo.
Quando Pedro Gonçalves abandona o estágio por lesão, ele que pisa terrenos idênticos aos de Ricardo Horta, pensou-se que seria finalmente a hora do avançado bracarense.
Mas qual quê.
Foi chamado Trincão, que joga noutra posição, autor de um início de temporada muito discreto no Wolverhampton mas que tem o empresário "certo" e por isso foi lembrado.
Como português que gosta de futebol e da nossa selecção estou grato a Fernando Santos pelo Europeu de 2016.
Mas estou completamente farto de os "juros" desse triunfo darem cobertura a sucessivas convocatórias inexplicáveis, a favorecimentos a jogadores de três clubes e/ou aos agenciados da Gestifute, a autênticas "agressões" ao que deviam ser os critérios isentos na escolha daqueles que a cada momento são os melhores.
E por isso , cada vez mais, sou daqueles que digo que a minha selecção é o Vitória.
Porque a outra, infelizmente, não é a selecção de todos nós.
É apenas a selecção de alguns deles...
Depois Falamos.

Sem comentários: