sexta-feira, dezembro 15, 2017

A Desistência

Por absoluta falta de tempo tenho escrito muito pouco sobre o Vitória.
Aliás a falta de tempo é de tal ordem que nem alguns jogos tenho conseguido ver limitando-me aos resumos porque depois de saber os resultados nunca tive paciência para ver jogos em diferido.  
Ontem ainda consegui ver a primeira parte, enquanto jantava num restaurante com várias pessoas à mesa, mas da segunda parte apenas vi o resumo dos golos e pouco mais.
Mas nem precisava.
Porque quando num jogo a eliminar, disputado em casa de um adversário forte e motivado pela carreira na Liga e na Liga dos Campeões, se entra com aquele onze inicial é evidente que as coisas só podiam correr mal.
Fazer poupanças num jogo deste não lembra a ninguém mas foi lembrar a Pedro Martins.
E por isso perdemos. E por isso fomos goleados. E por isso o regresso ao Jamor não será este ano.
Deixar no banco Raphinha, Héldon, João Aurélio,Rafael Martins para entrar com Moreno,Rincón, Sturgeon, Francisco Ramos e Tallo é, no mínimo, por-se a jeito para aquilo que inevitavelmente veio a acontecer.
Não entendo que o Vitória tenha desistido de tentar seguir em frente.
Porque do outro lado, pese embora um plantel mais rico em quantidade e qualidade de soluções, não vi poupanças nenhumas mas sim uma enorme determinação em ganharem o jogo e seguirem em frente na prova.
É pena que estejamos assim.
Quanto ao árbitro Carlos Xistra já escrevi sobre ele várias vezes e ,infelizmente, sem razões para elogio na maioria delas.
Mas ontem, do meu ponto de vista, não errou nos dois lances mais polémicos porque Vítor Garcia jogou a bola com a mão e Sturgeon aproveitou o contacto para se deixar cair.
Eu sei que a alguns dá jeito desculparem os insucessos com os árbitros.
Às vezes até tem razão.
Mas ontem não.
Depois Falamos.

12 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe caro L. Cirilo,mas hoje estou em desacordo consigo em toda a linha.Primeiro o Pedro fez muito bem em jogar com a equipa que jogou, senão perdia os dois jogos(Porto e Moreira)e assim ainda pode ganhar o segundo.Segundo o Vitória até podia perder o jogo na mesma, mas o penalty marcado é de bradar aos céus!Na segunda parte com o resultado em 1 - 0 e o Vitória por cima do Porto há um penalty sobre o Seturgeon que o vigarista, caseiro e sempre pelos grandes não marcou.Depois do 2-0 sim o Vitória quebrou, mas com este arbitro a jogar fora
contra os três podíamos ir lá com a equipa do Barcelona equipada à Vitória que não tínhamos hipóteses.

Francisco Guimarães disse...

Confesso que estava com alguma motivação para ver o jogo de ontem e que até pensei que poderíamos ter algumas hipóteses...se tivessem jogado os nossos melhores (que já de si não são assim lá muito bons).
Porém quando ontem vi o 11 inicial disse para o meu filho:
- "É para a goleada...deles".
É que o 11 era em tudo similar ao que fez o maravilho jogo com a Oliveirense (não desmerecendo essa equipa, é um facto que é de um escalão diferente e não vai a fazer um grande campeonato).

Sinceramente já estou sem palavras nem paciência para a quantidade de asneirada que direcção e também treinador têm feito esta época!
Hirra que nunca mais chegam as eleições!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De fcto estamos em desacordo.
Por um lado oorque entendo que nestes jogos não há lugar a poupanças.
Por outro porque não vi os lances polémicos da mesma forma.
Em sintese não entendo nem aceito que tenhamos deixado de lutar pelo apuramento.
Carao Francisco Guimarães:
O Vitória desistiu de tentar o apuramento. E esse é mais um tremendo erro de gestão desportiva. São já demasiadas asneiras.

Anónimo disse...

Luís Cirilo, este clube é uma piada e você sabe-o bem. A piada não está no facto de não ser um clube com grande potencial, como o é, efectivamente. A piada está no facto de uma instituição como o VSC não ser capaz de encontrar dirigentes que revolucione por completo o paradigma do clube. Ou seja, o VSC não passa de um eterno candidato a lutar pelo quarto ou quinto lugar em vez de se afirmar claramente como alternativa a Benfica, Porto e Sporting. Razão tinha Luís Freitas que sempre preconizou, que, para um clube com uma massa adepta desta grandeza , terão que existir dirigentes em consonância, sob pena de sermos sempre um clube adiado ou aquém das suas reais possibilidades.

Com os melhores cumprimentos,

José Mendes

luis cirilo disse...

Caro José Mendes:
O Vitória ao longo dos seus 95 anos de História já teve dirigentes de grande gabarito a par de outros de menor potencial como acontece em todas as instituições.
Creio que no longo consulado de Pimenta Machado o clube atingiu um patamar a partir do qual seria menos difícil dar o salto para o patamar acima do que estagnar ou até regredir.
Infelizmente foi o que sucedeu porque desde 2004 apenas tivemos como momentos de excepção o terceiro lugar que nos deu acesso ao play off da Liga dos Campeões e a conquista da Taça de Portugal . O resto foi alternância entre lugares europeus (muito poucos) e lugares incompatíveis com a nossa dimensão incluindo a vergonhos descida de divisão. De facto andamos a perder tempo há demasiado tempo e permitimos que o Braga fizesse aquilo que nós deviamos estar a fazer. Por isso entendo que as eleições do próximo ano podem ser um momento de viragem neste cinzentismo que nos caracteriza se surgirem listas que olhem o clube d eoutra forma,com outra ambição e um vitorianismo à prova de bala. Aguardemos...

Anónimo disse...


Olá, estimado Luís Cirilo!

Não diria que o Vitória teve dirigentes de grande gabarito.
Direi, antes, que o Vitória Sport Clube teve alguns dirigentes de bom nível intelectual, social e financeiro do qual, foi expoente máximo, Pimenta Machado.
No entanto, a instituição Vitória jamais teve um visionário que percebesse a força motriz do clube, que são, indiscutivelmente os seus adeptos.
Quando surgir um líder com essa capacidade visionária e que seja um vimaranense de gema, poderemos ter esperança em sair da mediania, actualmente, mediocridade, em que a instituição se encontra.
Conheço o homem para fazer a diferença e julgo que o Luís Cirilo também o conhecerá, mas, infelizmente, a massa adepta do Vitória só dá "tiros nos próprios pés"....

Cumprimentos,

José Mendes

luis cirilo disse...

Caro José Mendes:
Concordo consigo.
Tem faltado um líder que não só faça a diferença como consiga acordar o "gigante adormecido" de forma definitiva.
Porque temos vivido de fogachos,ou seja, de anos bons (poucos) alternados com anos assim assim a maioria) e anos maus(alguns).
Quanto a esse homem que refere acredito que ele existe.

Anónimo disse...


Estimado Luís Cirilo,

Não só existe como estou certo de que ele jamais desperdiçaria o seu conhecimento, a sua inteligência e experiência como antigo dirigente do Vitória Sport Clube.

Cumprimentos,

José Mendes

A:C: disse...

Os Adeptos do Vitória Golearam o ambiente nas bancadas e o próprio jogo !
O Vitória é o único Clube no mundo que arregimenta adeptos através a partir dos que sempre teve, e os que se vão acrescentando !
Ninguém tem um Titulo como este ! :)

luis cirilo disse...

Caro José Mendes:
Oxalá esse ex dirigente esteja disponível. O Vitória precisa de todos os vitorianos.
Caro De Guimarães:
E quantos pontos valeu essa goleada nas bancadas?

Anónimo disse...


Estimado Luís Cirilo,

Peço desculpa por voltar à carga, porém, não me fiz entender no meu anterior comentário.
Quando falava num antigo dirigente do Vitória com conhecimentos, inteligência e experiência, referia-me a si mesmo. Ou seja, se aquele que eu considero válido para transformar de vez o Vitória, tiver a sensatez de contar consigo, Luís Cirilo, provavelmente a nossa instituição passa de eternamente adiada a uma realidade.
Prometo que não volto a incomodá-lo.

Cumprimentos,

José Mendes

luis cirilo disse...

Caro José Mendes:
Não só não incomoda como agradeço muito as suas palavras.
Ao longo de toda a minha vida tenho estado sempre disponível para o Vitória seja como adepto, seja como dirigente, seja noutras funções.
Não basta contudo estar disponível, ter ideias e projectos (e sem falsa modéstia tenho) e uma visão do que deve ser o futuro do clube.
É preciso que as circunstâncias permitam por tudo isso em prática.
E as circunstâncias não dependem apenas da minha vontade e disponibilidade como sabe.
Dependem de apoio e da conjugação de vontades com outras pessoas que permitam construir uma lista de candidatura sólida e credível.
A ver vamos...