sábado, dezembro 23, 2017

A Solteirona

Há instituições onde nos últimos anos a culpa morre sempre solteira como é o caso evidente do Vitória Sport Clube, Futebol SAD.
Veja-se a presente temporada a titulo de exemplo:
Os resultados são fracos, a época está perdida, o plantel é o pior (sim,o pior) dos últimos dez anos, o maior investimento de sempre redundou em nada, o treinador está completamente perdido na orientação da equipa, fizeram-se contratações absurdas, dispensaram-se/emprestaram-se jogadores que fazem falta, o planeamento da temporada foi catastrófico e por isso quatro competições já são passado e na Liga jogamos para o meio da tabela, e há culpados que assumam responsabilidades?
Não!
Para alguns, pouco dados a fantasias e a seguidismos do poder, é evidente que a responsabilidade é em primeiro lugar da SAD e depois a larga distância do treinador e dos jogadores.
Mas esses alguns, que escrevem em blogues, opinam nas redes sociais, desenham cartoons são para  outros, os tais que perante o poder apenas sabem estar de chapéu na mão, uns verdadeiros hereges que tem como norma a ingratidão perante quem ganhou uma" taça de Portugal" em futebol e "reduziu o passivo" o que num dos casos é indiscutível mas no outro nem tanto.
Como se este ou aquele sucesso do passado fosse perante os erros do presente uma garantia de futuro.
Para esses tudo se resolve com o patético e apalermado "... em Março há eleições e quem é contra que se candidate..." como se porventura fosse um pecado capital que condenasse à "pena de candidatura"ver as coisas como elas são e escrever a Verdade.
E criticar com justiça, e de forma fundamentada, quem exerce o poder não é ser do contra. 
É ser pelo Vitória!
Mas perante a esmagadora maioria dos associados e adeptos, aqueles que gostando muito,pouco ou nada da SAD, do treinador e dos jogadores querem é ver sucessos desportivos, é que ninguém assume responsabilidades de facto pela época ingloriamente desperdiçada.
Claro que para quem não quer assumir responsabilidades há sempre desculpas à mão de semear.
Foram os árbitros.
Foram os vídeo árbitros.
Foi a Liga, a FPF, a comunicação social.
Foram os "vitorinos" e os que só aparecem no Jamor para a festa do panado.
Foram os incêndios, a seca, a legionela.
O Donald Trump e o Kim Jong Un.
O Vladimir Putin e o Bashar Al-Assad.
O aquecimento global e a crise dos subprime.
Os Rohingya da Birmânia ou os refugiados do Médio Oriente.
Algures entre todos deve estar a responsabilidade por não se ter substituído adequadamente Soares, Marega, Hernâni, Joao Pedro, Zungu, Josué, Bruno Gaspar e Prince ou se terem escancarado as portas a Ricardo Valente , João Afonso, Alex e Tozé.
Doze jogadores (Doze!!!) que eles sim, ou equivalentes,  fariam deste plantel um dos melhores dos últimos dez anos.
E que evitariam que em Dezembro já tivéssemos perdido a Supertaça perante o Benfica mais fraco dos últimos anos, já tivéssemos sido eliminados da Taça de Portugal pelo Porto num jogo que nem sequer tentamos ganhar, tivéssemos andado pela Europa a fazer "turismo" num grupo ao nosso alcance , estejamos praticamente eliminados da Taça CTT no grupo mais fácil de que me lembro e com direito a sermos goleados por um dos últimos classificados da II divisão e reduzidos a jogar na Liga apenas para uma posição tranquila porque o apuramento europeu é uma miragem.
Tudo porque a época foi pessimamente preparada como já tinha acontecido, aliás, noutras ocasiões.
Mas no Vitória Sport Clube,Futebol SAD ninguém assume responsabilidades nunca e a culpa morre solteira  sempre.
Solteirona até atendendo aos anos que já vem acumulando...
Depois Falamos.

11 comentários:

José Duarte disse...


Senhor Cirilo,
Desejo retribuir os seus estimados votos. Bom Natal para si e Família.

O Vitória, este ano, pouco mais tem de trabalhar. Na "segundona" não deve cair. Agora, era bom que caísse o Júlio, por alturas de março. Se calhar não cai, pois me parece a mim que o nosso Vitória não interessa a boa gente, e como diz, esta direcção ganhou uma taça de Portugal, equilibrou as contas que o Macedo deixou num caixão prestes a fechar... e o "pissoal" vai lembrar-se disso como uma escalada ao Everest! Com gente assim, não será altura de "emigrarmos" para as hostes vencedoras dos três estarolas?
Haja Deus.

Anónimo disse...

A mim chocou-me particularmente o jogo contra o FCP para a Taça. Que diabo, mas nós entramos para perder ??? O que foi aquilo ?? Se foi para poupar jogadores deu mau resultado, nos dois jogos seguintes 0 pontos. O treinador faz o que pode com o que lhe dão, é o menos culpado.
De resto, tudo reflexos de uma época mal planeada a todos os níveis. Desde as dispensas de João Afonso (muito, mas muito melhor que Jubal e Marcos Valente) e Ricardo Valente (Tallo e Texeira juntos não valem mais do que ele) ao investimento falhado em Hurtado, feito à custa de uma cláusula que lhe permite jogar quando quer, o que ele tem aproveitado ao máximo. Aí a responsabilidade começa na sad, passa pelo Flávio como director desportivo e acaba na equipa técnica. Ninguém pode assobiar para o lado, é tempo de irem assumindo as responsabilidades.
Grande trabalho desta direcção na recuperação do clube, foram anos bons até a nível desportivo, claro que a conquista da Taça de Portugal é um marco na nossa história. Mas num ano que deveria ser de afirmação, aparentemente saiu tudo ao contrário. As eleições vêm em boa hora.
Percebo pelas suas palavras que não será candidato, acho que faz bem, pois quota parte da responsabilidade do futebol estar entregue a uma sad maioritária e gerir o futebol como tanto você crítica, é sua. Você empurrou muitos sócios para esta realidade. Se quiser assumir...
Fala-se num ex-jogador que quando novo foi transferido para o SLB, quase que fugiu, adivinha-se o regresso de Manuel Machado ao Vitória noutras funções. É o que se vai ouvindo, espero que não seja para deixar de ser barriga de aluguer do Deco (dos seniores aos juniores, passando pela equipa B) para passar a ser barriga de aluguer de outro grupo de empresários.

Anónimo disse...


Endereço-lhe os meus parabéns, estimado Luís Cirilo, pela forma desassombrada, correcta, precisa e certeira como analisa a actual conjuntura do Vitória Sport Clube.
Não posso estar mais de acordo consigo!

Com os mais respeitosos cumprimentos,

Luís Freitas

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Esta época resta-nos lutar por um lugar tranquilo porque o apuramento europeu só por milagre.
É muito pouco para o nosso clube. Mas mesmo assim há "emigrações" que não se fazem nunca.
Mas tal como diz em Março há eleições. E mais que uma lista ao que tudo indica.
Caro Anónimo:
Estou genericamente de acordo com o seu comentário. Apenas no que me diz respeito tenho de fazer uma correcção. O facto de ter sido criada uma SAD decorria de obrigação legal e por isso a defendi como uma inevitabilidade. Mas nunca neste modelo, com este capital social e nesta estrutura accionista. Havia promessas antes das eleições que se esfumaram no dia seguinte. É assunto de que já falei por várias vezes e não vale a pena estar a repetir-me mas natutalmente que assumo a minha quota parte de responabilidade em ter influenciado o voto favorável de muita gente. O que em nada inibe os meus direitos associativos como é evidente. Quanto às hipoteses de candidatura que por aí andam aguardemos para ver.
Caro Luis Freitas:
Muito obrigado pelas suas palavras.
Procuro ser rigoroso, e justo, nas análises que faço sem permitir que a indignação se sobreponha.
Um abraço

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Lamento mas tenho de o desmentir. Não é verdade que a criação da SAD tenha decorrido duma obrigação legal.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A Lei obrigava a criar uma SAD ou uma SDUQ. Das duas tinha de ser uma. Pessoalmente sempre achei as SDUQ uma coisa ambigua que nem é carne nem é peixe e não atrai qualquer tipo de investimentos e por isso defendi a SAD.
Mas uma SAD bem diferente da que temos.
Depois da sua aprovação em AG os pressupostos mudaram nomeadamente quanto aos tais investidores que afinal não existiam.
Entretanto saí da direcção e nada tive a ver com este modelo como é sabido

Anónimo disse...

Não está no adn do Vitória ser uma sad minoritária. Desde quando é que temos uma direcção que não dá cavaco aos sócios ? Desde que temos sad minoritária...
O caminho da afirmação do Vítoria passa por ter 51% ou mais das acções da sad ou passar a sduq.
Como está, mais tarde ou mais cedo vai dar problemas. Os sócios não aguentarão muito tempo um modelo que os deixa de fora das decisões do clube. Como está, o futebol do Vitória não é nosso, é do Mário Ferreira. Que compra e vende conforme o mercado e a oportunidade de negócio ditam. O futebol do clube não é gerido de uma perspectiva desportiva e de resultados desportivos, mas sim do ponto de vista financeiro. E os sócios nada podem fazer, só os accionistas.
A questão não é ser o Júlio Mendes ou o Armando Marques. Se entrar o Pedro Meireles ou o Meira e o modelo for este, podemos esperar mais do mesmo...
É bom que estas eleições despertem os sócios...

Anónimo disse...

Fica-lhe muito mal sacudir a água do capote ... até parece o A.Costa.

Anónimo disse...

É FEIO NÃO ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES ... até parece o A.Costa

Anónimo disse...

Sr Cirilo, o Vitória é isto..... Ganhar ZERO

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A questão está menos no modelo e mais em quem gere e na forma como gere.
De resto a SAD é irreversível e não pode ser transformada numa SDUQ.
Mas naturalmente que pode ser gerida com outra política desportiva, outra política financeira e outra política de comunicação. É tudo uma questão de vontade.
Caro Anónimo:
Sacudir água do capote? Como e em quê? Parece-me que não percebeu o que escrevi.
Caro Anónimo:
Assumir responsabilidades? As que tinha de assumir já assumi. De resto quem nem o nome assina tem cá uma moral para falar de assumir responsabuilidades...
Caro Anónimo:
O Vitória não pode ser isto.
Tem de ser muito mais e muito melhor.