segunda-feira, julho 11, 2016

Uma história na Amorosa

Só os da minha geração ou das anteriores perceberão a importância que o demolido campo da Amorosa ocupa no imaginário vitoriano e a importância que teve na consolidação do Vitória como um grande clube.
Lá, mais do que em qualquer outro lado, nasceu a forma especial de ser vitoriano e a ligação extraordinária que os adeptos tem ao clube.
Era um campo muito especial onde passei muitas e muitas horas a ver jogos dos escalões de formação, treinos da equipa principal, jogos de reservas e um jogo oficial (com o Porto) da equipa sénior.
Mas também a jogar bola com amigos ora no rinque de patinagem ora no campo em terra onde se chegara a praticar basquetebol e mantinha as respectivas tabelas.
Há mais de quarenta anos jogar a bola fosse na Amorosa, fosse nos terrenos em volta do estádio ocupava boa parte dos tempos livres e das férias escolares e era actividade a que nós miudos de 13,14,15 anos nos entregavamos com entusiasmo.
5 contra 5, 6 contra 6, 7 contra 7 (conforme os que apareciam) lá se disputavam animados jogos de "muda aos 5 e acaba aos 10" ou com limite horário conforme as circunstâncias.
Um dia um de nós, o Vitor B. , foi treinar ás captações do Vitória e ficou na equipa de iniciados o que foi para todos motivo de satisfação e o Vitor passou a ter uma claque privada nas manhas de domingo quando os iniciados jogavam na Amorosa.
Mas passou a ter também um grupo de amigos que lhe azucrinavam a paciência dizendo-lhe que a nossa equipa,constituída por um grupo de amigos que frequentavam diariamente (e várias vezes ao dia...) o café "Meia Noite" na rua de S.Gonçalo quase em frente ao pavilhão da Inatel para jogarem bilhar ou simplesmente conversarem, era muito melhor que a dele nos iniciados do Vitória e que se um dia jogássemos iam passar uma vergonha!
Ou fomos persuasivos q.b. ou o Vítor fartou-se de nos aturar mas a verdade é que um dia foi falar com Augusto Barreira, lendário treinador dos escalões jovens, a propor um treino entre os iniciados vitorianos e a equipa de amigos do café "Meia Noite".
Quando nos apareceu no café a anunciar que o treino tinha sido aceite, e seria poucos dias depois,foi um verdadeiro alvoroço e desconfio que se tornou o centro das nossas vidas nesses dias tal o entusiasmo provocado.
No dia marcado lá nos apresentamos na Amorosa com umas três horas de antecedência(!!!) porque estando o apronto marcado para as 20.00 h eram 17.00h e já lá estávamos dando asas ao sonho de vencermos o jogo das nossas vidas.
Quis S. Pedro que essa noite fosse de tremenda invernia, com chuva e frio com fartura, mas nem isso nos desanimou quando entramos em campo subindo as escadas de acesso em fila,como uma verdadeira equipa num jogo oficial,perante o indisfarçável espanto dos iniciados vitorianos.
Combinado que o jogo teria cerca de 40 minutos lá começou o tão ansiosamente aguardado treino.
Que foi quase integralmente disputado em meio campo.
No nosso meio campo, mais propriamente dito, porque não me lembro de termos feito um remate a baliza do Vitória em todo o treino.
Foi um massacre.
E eu, que era o guarda redes, lembro-me bem de nunca ter achado uma baliza tão grande e de ter ido buscar lá dentro uma dezena de bolas mais  as que foram rematadas para fora e uma ou outra(poucas) que lá consegui defender.
Para miúdos de 14/15 anos(as nossas idades) foi uma cruel desilusão e acho que nunca mais chateamos o Vitor com comparações entre a nossa equipa de café e os iniciados do Vitória.
Memórias de um tempo remoto,algures em 1974, em que era aceitável que um grupo de amigos do café "Meia Noite" fizesse um jogo treino com os iniciados do Vitória.
Foi em 1974,a nível de iniciados, e o futebol era outra realidade.
Hoje em termos de muito maior rigor em todos os escalões, especialmente nas equipas profissionais, isto seria impossível?
Devia ser, mas... Fareja-me que não!
Depois Falamos.

5 comentários:

Jorge Pinto disse...

Não se terá enganado nas datas? Penso que em 1975 a Amorosa já não existia.

Saganowski disse...

"Fareja-me que não!"... Bela analogia!
Admito que também achei muitíssimo estranha a escolha do adversário. Se por um lado percebo a lógica de jogar com adversários menos fortes no início da pré-época, não percebo a escolha!
Mas aguardemos pelos próximos treinos.

luis cirilo disse...

Caro Jorge Pinto:
O ano que refiro é 1974.
Tanto quanto me lembro a Amorosa começou a ser demolida em 1975 para dar lugar aos prédios que ainda hoje ocupam esse espaço.
Caro Saganowski:
As analogias que tu fazes... ;-)

luso disse...

em 1975 seguramente ainda existia a Amorosa
Julgo que a demolição foi em 1976

Lembro-me de ver lá treinar o Brito e o Almiro

luis cirilo disse...

Caro luso:
Sinceramente não sei.
foi entre 75 e 76 isso estou certo