sábado, julho 23, 2016

Alertas...

Acho que o mundo está cada vez mais complicado.
Em muita coisa e na meteorologia também.
Sou de um tempo em que no Verão tínhamos calor, no Inverno tínhamos frio, no Outono sabíamos que o tempo ia arrefecendo e na Primavera que os dias iam ficando progressivamente mais quentes pelo que nos adequávamos a cada uma das estações e vivíamos bem com isso.
No Inverno sabíamos que havia chuva,ás vezes neve (e que festa era...), que o frio dominava e portanto tínhamos de nos agasalhar em função disso bem como tomarmos as devidas precauções para proteger as casas e bens.
Tal como sabíamos que no Verão ia estar calor (Verão certo?) , que tínhamos de ingerir mais líquidos, usar boné ou chapéu para proteger dos raios solares e quando íamos para a praia usar um creme de protecção (ao tempo vinha nas latas azuis da Nívea...) para evitar as queimaduras provocadas por demasiada exposição.
E sabíamos isso sem televisão, sem os constantes alertas do instituto de meteorologia, sem esta "moda" horrível de estarmos sempre a ser bombardeados com "alertas" de todas cores pelos mais diversos motivos.
Chove...lá vem um alerta; baixa a temperatura...outro alerta; dias de sol intenso...mais um alerta; subida de temperatura...outro alerta!
Amarelos,laranjas, vermelhos são alertas para todos os gostos quase como se os cidadãos fossem um bando de acéfalos que tem de ser constantemente avisados para tudo e mais alguma coisa.
Saberão as televisões, o Instituto de Meteorologia, a Protecção Civil, que antes dessas digníssimas entidades existirem já os cidadãos conseguiam sobreviver ao Inverno e ao Verão,à chuva e ao calor, ás cheias e ás secas?
Ás vezes parece que não!
Depois Falamos

Sem comentários: