segunda-feira, julho 04, 2016

A Guerra dos Tronos I (PSD)

Julho e Agosto são meses de Verão e férias, em que se passa pouco ou nada, pelo que passado este período estaremos em Setembro a um ano apenas das autárquicas de 2017.
Tempo pois para com o necessário distanciamento olhar para os catorze municipios do distrito de Braga e tentar perceber em que sentido se processará a vontade dos eleitores de cada um deles no que concerne à manutenção ou mudança dos ocupantes dos "tronos" autárquicos.
Neste texto abordar-se-ão as câmaras presididas pelo PSD e num próximo as câmaras de maioria PS.
Creio que tal como nas legislativas, em que Braga foi o seu melhor distrito, o PSD pode olhar para este distrito com optimismo desde que o saiba mesclar com a necessária precaução contra indesejáveis excessos de confiança.
O distrito tem 14 municipios, como atrás foi dito, e o PSD governa metade deles nuns casos " a solo" e noutros coligado com o CDS.
São eles Braga, Famalicão, Esposende, Celorico de Basto, Vieira do Minho, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso.
Casa caso tem as suas especificidades próprias, como é evidente, mas creio que se as coisas forem bem feitas o partido pode perfeitamente aspirar a manter as sete presidências.
Particularizando:
Braga: Depois de quase 40 anos de "Mesquitismo" os eleitores resolveram dar uma oportunidade a Ricardo Rio e à coligação PSD/CDS e creio que não estarão arrependidos.
O trabalho tem sido bom, o concelho vive uma fase de crescimento e realizações, Ricardo Rio tem reforçado a sua popularidade e por isso é expectável até um reforço da votação.
Famalicão: Depois de três mandatos de liderança forte e carismática de Armindo Costa não era fácil a tarefa que se apresentava a Paulo Cunha. A verdade é que três anos após a sua eleição pode dizer-se que não só esteve à altura do legado como ainda ultrapassou as expectativas com uma liderança inteligente, sensata e uma estratégia de afirmação do concelho que transformou Famalicão num municipio na moda tantas as iniciativas  e a criatividade que soube imprimir à gestão autárquica.
É mais que provável que os eleitores reconheçam o trabalho feito e reforçem a votação na coligação PSD/CDS.
Vieira do Minho: Será provavelmente a Câmara do distrito que mais tem alternado entre PSD e PS.
Creio que face à qualidade do actual mandato de António Cardoso, e à forma como o presidente sabe estar sempre próximo dos municipes, essa alternância não terá novamente lugar em 2017 e o PSD continuará a liderar os destinos do municipio. Não há razões para pensar o contrário.
Celorico de Basto: Joaquim Mota e Silva teve em casa um bom "professor" e tem sabido dar continuidade ao trabalho que o seu antecessor (e pai) desenvolveu durante vários mandatos.
É um presidente muito próximo das pessoas , com obra feita, e os celoricenses reconhecem isso pelo que voltarão a dar-lhe a vitória (e a maioria) em 2017.
Braga, Famalicão, Vieira do Minho e Celorico de Basto são, para mim, quatro câmaras que manterão a liderança do PSD com provável reforço das votações.
Depois há as outras três em que o PSD provavelmente vencerá mas exigem particular atenção.
Esposende: Não tenho qualquer duvida que Benjamim Pereira se manterá como presidente após as eleições de 2017. Mas a eventual entrada na corrida de João Cepa ,como independente ou por outro partido , pode baralhar as contas e ,no limite, por em causa a maioria absoluta de que o PSD goza há muitos anos. 
Quanto a PS e CDS ao que tudo indica mudarão de candidato mas daí a advirem ganhos da mudança vai um longo caminho...
Não existem, penso eu, motivos para uma grande preocupação por parte do PSD  mas exige-se sensatez, trabalho e política. Política bem feita de preferência.
Vila Verde: Depois  dos anos de presidência carismática de José Manuel Fernandes sabia-se que a fasquia estava muito alta para o seu sucessor.
A verdade é que António Vilela tem continuado a ganhar mas sempre a perder terreno para a oposição e essa é uma tendência que convém inverter para evitar males maiores.
Acredito que voltará a ganhar mas terá de fazer algumas mudanças, reforçar a componente política, romper com algum "establishment" local.
As divisões no PS  também ajudarão a isso se devidamente exploradas.
Póvoa de Lanhoso: É o municipio liderado pelo PSD que deve merecer maior preocupação dos responsáveis concelhios e distritais. Apenas e só porque Manuel Baptista atinge o final do terceiro mandato, a lei impede a sua recandidatura, e a saída de um presidente é sempre um momento de fragilidade que as oposições tentam aproveitar ao máximo.
Se a secção definir atempadamente o sucessor (a), a unidade interna for preservada  e a escolha bem feita então não haverá problemas de maior. Caso contrário pode ser uma janela de oportunidade para os socialistas lanhosences.
É esta, do meu ponto de vista, a realidade nas câmaras lideradas pelo PSD no distrito de Braga no mandato de 2013 a 2017..
Se tivesse de apostar então a aposta iria no sentido de que o PSD manterá as sete presidências.
Mas com estratégia, trabalho e sem excessos de confiança.
Depois Falamos

(Continua)

Sem comentários: