sexta-feira, julho 01, 2016

Pragmatismo

As coisas são o que são!
Portugal não ganhou nenhum jogo nos noventa minutos regulamentares, obtendo três empates nos três primeiros e ganhando à Croácia no prolongamento, e hoje não fugiu à regra-até a prolongou- porque o triunfo sobre a Polónia foi apenas nos penaltis depois de um empate nos 90 minutos que o prolongamento não desfez.
Há que dizer que foi um triunfo justo porque Portugal foi a selecção que mais procurou o triunfo enquanto a Polónia, a quem caiu do céu (sem retirar o mérito da jogada aos polacos)um golo com um minuto e pouco de jogo, apenas em dois lances ao longo dos 120 minutos levou perigo à baliza portuguesa num dos quais Rui Patrício fez uma esplêndida defesa que impediu os polacos de decidirem o jogo.
Portugal atacou mais, teve várias oportunidades quer em lances de bola corrida quer na sequência de pontapés de canto,mas não conseguiu fazer golo por manifesta infelicidade dos seus jogadores e especialmente de Ronaldo que em duas ou três oportunidades falhou golos que não costuma falhar.
É o preço de uma época em que já disputou mais de 60 jogos!
Não valerá a pena, por agora, discutir o sistema táctico, quem jogou e quem não jogou, quem foi convocado e quem deixou de ser porque os factos tem-se vindo a sobrepor à lógica dos argumentos e Portugal já está nas meias finais do Europeu o que tem de se considerar tão excelente como algo inesperado.
E conseguiu-o com um enorme pragmatismo há que dizê-lo.
No jogo de hoje há a destacar, em termos de jogadores, as grandes exibições de Pepe (em minha opinião outra vez o melhor em campo), Renato Sanches a jogar e a marcar, a boa entrada em jogo de Moutinho e a segurança de Rui Patrício a defender dois remates perigosos e decisivo nos penaltis.
E a competência, que noutras ocasiões tem faltado, dos jogadores portugueses a transformarem as grandes penalidades.
Cinco remates deram cinco golos através de Ronaldo, Reanto Sanches, Moutinho, Nani e o inevitável Quaresma a por a cereja em cima do bolo.
Agora as meias finais,
Com a Bélgica (mais provável) ou com o País de Gales (mais desejável) o remédio é só um: 
Ganhar!
Porque a estrada que a selecção portuguesa vem percorrendo tem um destino anunciado.
Paris a 10 de Julho.
Depois Falamos.

5 comentários:

Miguel disse...

Boa tarde Sr. Cirilo,

Isto está a ficar impróprio para cardiacos. Da exibição não vale a pena falar, foi na linha das anteriores e disto não vamos sair. No entanto há 2 jogadores a destacar. Pepe, que quando se dedica a jogar futebol é um muro autêntico, e Renato Sanches, que é uma autêntica lufada de ar fresco na seleção, pela sua desenvoltura, pelo maneira como encara o jogo e pela personalidade que demonstra em tão tenra idade. Será um caso sério no futebol mundial. Posto isto, só desejo que os "santos" continuem a olhar por nós e que consigamos eliminar o próximo adversário. Para já só peço isso.
Força Portugal.

Anónimo disse...

"Não valerá a pena, por agora, discutir o sistema táctico, quem jogou e quem não jogou, quem foi convocado e quem deixou de ser porque os factos tem-se vindo a sobrepor à lógica dos argumentos e Portugal já está nas meias finais do Europeu"

Creio que é o momento de, mais do que jogadores, destacar o trabalho absolutamente fantástico do treinador Fernando Santos, que você tanto criticou, desde as escolhas até ao modelo de jogo, acusando-o inclusive de estar ao serviço de outros interesses. Pois bem, que não o machuque a bofetada de luva branca, pois Fernando Santos está a demonstrar estar ao serviço de Portugal, da Selecção e se há alguém que não merece o tipo de desconfiança que o senhor lançou é ele, que tem demonstrado ao longo de uma já longa carreira que, para além de treinador competente (goste-se ou não é competente) é um Homem íntegro e honrado.

Quanto a jogadores, Pepe está no lote dos melhores jogadores do Europeu, Renato Sanches é um caso sério, um monstro do futebol, pelo que joga, pela personalidade forte que aos 18 anos não é fácil ter e ele já tem, pediu para marcar o penalty, e à pergunta do jornalista como é que fez para marcar o penalty (?!?!) a resposta desarmante: "fácil, peguei na bola, escolhi o lado para onde ia chutar e meti-a lá dentro !" Este rapaz joga no Velófrome como quem joga na rua, para ele é igual, e é isso que vai fazer dele um dos melhores do mundo.

Saganowski disse...

Gostei do resultado final, mas não do sofrimento que me causou até ao remate final do Quaresma!
Foi um jogo muito faltoso, mas porque o sistema tactic foi mesmo para defender o resultado o mais possível. O Renato Sanches fez um jogaço, mas tem de ter cuidado com as faltas que faz... no(s) próximo(s) jogo(s) os árbitros podem não ser tão condescendentes...

Mas estamos nas meias-finais e agora há que esperar por Gales ou Bélgica.
Pelo que temos visto de Gales, parece que poderão ser mais perigosos que a Bélgica, que tem uma equipa que está um pouco cansada e com alguns jogadores importantes lesionados ou em baixa de forma. No entanto, Hazard (praticamente a jogar em casa, pois Lille fica próximo da fronteira belga e porque já jogou no Lille) e De Bruine podem ter uma inspiração extra.
No lado galês, temos Bale e Ramsey, a jogarem em grandes clubes europeus, mas numa selecção com pouca experiência internacional, mas muita garra!
Prevê-se um jogo interessante esta noite!

Venha quem vier, que consigamos estar em Paris a 10 de Julho no Parque dos Príncipes!
Confesso que me dava um gozo enorme se a final fosse Portugal - Islândia...

il disse...

Bem, estava eu a por o jornal de parte e vi os polacos a ganhar. Eu podia estar distraída, mas os rapazes estavam a dormir.

Depois lá coxearam de um lado para o outro, tentando limpar o marcador, mas os polacos tiravam-lhes a bola -o que me fez rilhar os dentes.

Finalmente o guarda-redes não foi frangueiro e lá defendeu um penalty -ufa!

No fim quem meteu um penalty fui eu -um fino fresquinho à coxice.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
O caminho faz-se andando.
E por isso agora há que vencer o País de Gales.
Mas não vai ser nada fácil especialmente se os "Santos" não estiverem para aí virados.
Caro Anónimo:
É pena que "o trabalho absolutamente fantástico do treinador Fernando Santos" (sic) não desse para ganhar a selecções inferiores a Portugal como Islândia, Áustria, Hungria e Polónia e desse apenas para ganhar à Croácia aos 117 minutos de jogo.
Isto para reiterar tudo que disse sobre Fernando Santos.
Não tem competência para treinar a selecção e na hora de escolher as camisolas pesam.
Ou acha que o Eliseu está lá por ser algum tipo de mais valia? Melhores que ele são o Antunes e o Tiago Pinto que FS sempre ignorou.
De resto em relação ao seleccionador não lanço desconfianças porque tenho as certezas que atrás escrevi.
O sistema táctico é medroso, anula o melhor Ronaldo e toda a estratégia se baseia no aguentar o 0-0 e tentar o golo num contra ataque.
É a minha opinião que manterei mesmo que Portugal ganhe o Europeu como todos desejamos.
Caro Saganowski:
Já sabemos que será com Gales.
E sendo um adversário difícil acho-o mais acessível que a Bélgica.
Vale que Ramsay não pode jogar, tal como William Carvalho, e acho que Portugal ganhará com isso.
Acredito que estaremos em Paris.
Cara il:
Sempre malandreca...