domingo, julho 03, 2016

Hipóteses

Ainda falta disputar o França-Islândia mas mesmo assim só há seis finais possíveis.
Portugal-Alemanha, Portugal-França,Portugal Islândia ou o País de Gales com os mesmos adversários.
Claro que as probabilidades não são as mesmas e é relativamente lógico considerar que a final mais provável será um Portugal-Alemanha e a menos provável um País de Gales com a Islândia, mas da forma como está (e bem) este Europeu qualquer uma das seis pode perfeitamente acontecer.
Aliás não fora Portugal ser parte interessada e acho que me divertiria bastante com a "cara" da UEFA perante uma final entre galeses e islandeses!
Portugal tem agora de ultrapassar o País de Gales, não vai ser fácil mas podia ser bem pior, antes de se preocupar com quem se encontrará na final de Paris caso consiga o apuramento.
Não tenho duvidas que a Alemanha será o adversário menos acessível e aquele perante o qual a selecção portuguesa terá maiores dificuldades para a conquista do troféu.
Não por causa daquela velha máxima de Gary Lineker (o futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha) mas porque a equipa alemã é realmente muito forte no colecctivo e tem talentos individuais que desequilibram quando o conjunto,por si só, não consegue resolver.
Ozil, Mueller,Kroos, Neuer são futebolistas excepcionais que ajudam a transformar a vida dos adversários num verdadeiro "inferno" á superfície do relvado.
Ontem só uma grande Itália, com um pundonor e uma garra (a par da manhosice típica dos italianos) imensos, conseguiu adiar até aos penaltis a resolução de um jogo que a Alemanha bem mereceu vencer no 90 e depois nos 120 minutos.
Venceu nos penáltis (ao 18º da série) mas esteve à beira do KO por mais que uma vez porque nessa forma de desempate conta muito o momento individual de cada marcador e a valia de quem está na baliza.
Ontem, por acaso, eram os dois melhores guarda redes do mundo!
Mas passou dando força à tese de Lineker.
E por isso não alinho em algumas opiniões que li nas redes sociais segundo as quais a Alemanha jogou pouco e é uma equipa acessível a Portugal.
A Alemanha é a campeã mundial em titulo, uma equipa fortíssima, tem uma dinâmica de jogo assustadora, tem força e velocidade para dar e vender e alguns talentos individuais do melhor que há no mundo do futebol.
É impossível Portugal vencê-los?
Claro que não.
Mas primeiro tratemos de vencer o País de Gales.
Depois Falamos

P.S. Claro que se França ou Islândia, num dos sortilégios (mais no caso islandês é claro) em que o futebol é fértil, quiserem fazer o favôr de eliminar os alemães Portugal...agradece!â

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

Andamos todos entusiasmados com o percurso da nossa Seleção, e o natural desejo e esperança de vencer o Europeu, cresce diariamente! Já o disse num outro "canal de comunicação", antes dos 1/8 de final, que "aconteça o que acontecer, orgulhoso em ser Português"! Todos andamos com um sorriso diferente, com uma energia mais positivista, e este Pais e a nossa gente, bem precisa de alguma injeção de alegria e orgulho! Que emoção ver os nossos emigrantes em França (e resto do mundo - analisar o que se tem passado em Dili), a poderem finalmente enfrentar todos aqueles que tanto lhes criticam, com a linguagem futebolística da Vitoria!! Contudo, tal como na Politica, alguns "intervenientes" que nos são próximos (por diversos e variados motivos, sejam eles políticos, sociais ou desportivos), aproveitam-se destes eventos para fazer das suas.....!

Objetivamente, lamento que (inclusive o próprio Luis Cirilo) o assunto VSC esteja presentemente ausente da discussão pública, quando mais uma vez, começamos uma pré-temporada muito mal preparada, com ausência de qualidade no plantel sobretudo do meio campo para a frente, e, pasmem-se os mais céticos, Júlio Mendes, esse mesmo arauto da verdade, que muito recentemente defendeu a eliminação de jogadores emprestados, na prática, está a trabalhar para que possa garantir alguns excedentários! Solicitou um aumento no Capital Social da SAD para apostar mais no futebol, mas na prática, continuamos na mesma! Custa imenso dizer, mas há uns anos, António Salvador desejava uma massa associativa como a nossa, eu desejo um Presidente como ele, porque este, e s.m.o., já exaspera na incompetência e na ausência de ambição! Que saudades de motivação extra nesta fase do campeonato, onde todos nós comungava-mos da mesma ideia: Este ano é que vai ser! Perdemos a identidade.....não quero perder o clube! Lamento imenso, constatar que o nosso VSC, deixou de ser conversa, seja em que circunstância for!

Independentemente do que possa surgir, não deixemos cair mais este clube, e já é altura de demonstrarmos a nossa revolta, ou então, também nós acabaremos por ser culpados de uma morte lenta na identidade e grandiosidade do clube!

MC

luis cirilo disse...

Caro MC.
É verdade que por causa do Europeu as atenções futebolisticas tem estado viradas mais para a selecção e e menos para os clubes e para as competições internas que estão em fase de pré época.
Não significa menos atenção mas apenas menos expressão de opiniões.
Mesmo assim tenho escrito alguma coisa sobre o Vitória nomeadamente sobre a absurda saída do Luís Esteves que o Vitória não quis nos seus quadros mas o Benfica contratou!
Isto quando se sabe que LE além da competência profissional é um vitoriano da cabeça aos pés.
Um de nós. Mais, se calhar, do que aqueles que NADA fizeram para ele continuar no clube.
Quanto à equipa, aos equipamentos, à pré temporada e ás expectativas naturalmente que vem aí o tempo de formular opinião.
Para já limito-me a constatar que sairam (A e B) quase vinte jogadores, entraram menos de 10 e ambas as equipas tem um plantel claramente inferior aquele com que terminaram a época passada.
É certo que ainda há tempo mas com as equipas já a trabalharem claro que o tempo passa mais depressa.
Quanto à questão dos emprestados apenas lhe digo que o meu santo de devoção é o S. Tomé. E por isso só acredito quando vejo.
Nota final para manifestar a minha concordância consigo quanto à necessidade de os adeptos manifestarem a sua revolta contra a banalização do Vitória que já perde jogadores em disputa com o Rio Ave por exemplo.
Vamos claramente por mau caminho.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

Concordando com o tempo que haverá disponível para formulações de opiniões sobre o quotidiano do nosso VSC, dando como exemplo toda a época anterior, onde, arredados muito prematuramente na luta por objetivos, nos "entretivemos" com tertúlias um pouco Shakespearianas......., o perfeito conhecimento sobre o modus operandis desta direção (novamente a cometerem os mesmo erros, tendo como comparação clubes de dimensão ao nível da competência, organização, gestão desportiva e estratégia superiores à nossa - SLB, FCP, SCP e Pedreira, que começaram a pré-temporada com os seus planteis praticamente definidos) faz-me soar o alerta! Por isso, ao levantar desde já esta questão, tento acordar todos os Vitorianos para não esperarem que as coisas caiam do Céu e começarem a demonstrarem o seu descontentamento. Repare, só podemos adjectivar de amadorismo, desconhecimento do ADN Vitoriano e incompetência, a marcação de um primeiro treino aberto ao público, a um dia da semana, quando poderiam ter feito ao final do dia de Domingo, nem que fosse apenas um acto de marketing, para atrair o máximo de adeptos possíveis!! Esta falta de visão tem sido denominador comum ao longo do reinado da direção!!!
Quanto à perda de jogadores para clubes como o Rio Ave, devemos analisar a questão de uma forma racional e não sentimental, e reconhecer que os despojos da gestão desta direção, encontram-se nestes e outros negócios (desconhecidos para a maioria dos adeptos) que o VSC tem perdido ao longo dos tempos recentes. Em vez de no conjunto das duas equipas (A e B) ter 60 jogadores, porque não reduzir, aumentando assim o teto salarial, e fazer uma gestão direta entra jogadores da B para a A e/ou vice-versa (para ganhar ritmo competitivo)?! Porque não apostar na qualidade em detrimento da quantidade, evitando contratar aos "Kilos", na esperança de encontrar um diamante bruto?! Há que melhorar o departamento de Scouting, atribuindo-lhes mais responsabilidade e exigindo resultados, por outras palavras, profissionalizar a estrutura de futebol do VSC. Já cansa deixar essa gestão a apenas um "douto" do futebol, em que só ele sabe, e tudo o resto são meras fontes de opiniões.....
Somos VSC, simbolo de uma região, Berço da Nação, onde se vive o futebol como ninguém, mas magoados com a triste realidade do clube. Ressalvo que, e conforme anteriores comentários, a gestão financeira ao nível de controlo de custos, tem sido muito bem executada, contudo, também já o disse, competência é saber criar riqueza e não apenas "cortar" nos custos, sem qualquer preocupação sobre os resultados desportivos!
As desculpas vão ser sempre as mesmas, questão financeira (então porquê ter pedido aumento Capital Social da SAD???), mercado parado devido ao Europeu e Jogos Olímpicos (como fossemos nós parte interessada nos jogadores que competem nesses eventos), ....., demonstrando incapacidade para mudar o rumo às coisas! Espero que, tendo sido contratado um excelente treinador, não façam o mesmo que fizeram a Rui Vitória.......!!!

MC

luis cirilo disse...

Caro MC:
Acho que se há algo que se vê à vista desarmada é que a SAD não tem um rumo definido na sua gestão desportiva. O clube é hoje um entreposto ao qual chegam e partem jogadores a um ritmo nunca visto em quase 94 anos de História por razões que só quem manda saberá na plenitude.
Repare ,a titulo de exemplo, nestes dois casos:
Dos 18 jogadores convocados por Rui Vitória para a final do Jamor, há apenas três anos, resta UM (Douglas) no plantel. 17 já foram embora. É inaceitável.
Nesta pré temporada já partiram 21 (VINTE E UM) jogadores do grupo (A+B) e até agora chegaram oito. Metade dos quais não se sabe o que valem em termos de uma equipa de 1ª Liga.
É certo que ainda há muito tempo para contratar (e para saírem também...) mas os reflexos de uma pré temporada mal feita pagam-se caro. E com tantas lacunas na A e B as pré temporadas não podem correr dentro do exigível a equipas profissionais como verá qualquer um que não use palas nos olhos.
Sinceramente acho que ,e pegando nas suas palavras iniciais, não aprenderam nada com os erros.
Continuam a cometê-los e a agravá-los