quarta-feira, julho 06, 2016

Ganhar !

Hoje tem de ser dia de Portugal.
O dia em que a selecção portuguesa pela segunda vez na sua História alcance a final de um Europeu de futebol.
Hoje não há desculpas!
O adversário não é a Espanha, não é a Itália, não é a Inglaterra que essas já estão todas a ver pela televisão, não é França ou Alemanha que amanhã em Marselha decidirão o outro finalista, é o País de Gales.
E a selecção portuguesa é , individual e colectivamente, melhor que a galesa.
Que tem um jogador excepcional (Gareth Bale) e mais quatro de muito boa qualidade como são os casos de Allen, Robson-Kanu, Andy King e Ramsey(que não jogará) mas os restantes são jogadores de nível médio que alinham na sua maioria em clubes ingleses de segundo plano ou no campeonato escocês.
E por isso Portugal é favorito.
Tem é de fazer prova desse favoritismo na atitude, no empenho, na abordagem ambiciosa ao jogo e no facto necessários de os seus jogadores mostrarem a qualidade que todos (ou quase...) lhes reconhecemos.
Mesmo a possibilidade de Pepe-abono de família defensivo nos últimos dois jogos- não poder eventualmente jogar não serve de desculpa seja para o que for porque não jogando ele jogam Ricardo Carvalho ou Bruno Alves e qualquer um dos dois tem mais valor que os centrais titulares de Gales.
Há que ganhar.
De preferência, e se possível, nos 90 minutos para evitar sobrecargas físicas em jogadores que já estão cansados depois de épocas desgastantes nos seus clubes.
E convirá aqui recordar, até por força do enfrentamento Ronaldo-Bale em que alguns querem transformar o jogo, que o capitão de Portugal disputou esta época 36 jogos da liga espanhola mais 12 na liga dos campeões (marcando 51 golos!) enquanto Bale (5 anos mais novo) disputou 23 jogos na Liga e mais 8 na Champions (marcando 19 golos) o que naturalmente implica desgastes fisícos bem diferentes!
Seja como for espera-se que sábado a selecção portuguesa se meta à estrada rumo a Paris.
E estou certo que assim será.
Depois Falamos.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Portugal na final e amanhã sou "alemão desde pequenino", serve esta hipocrisia para dizer que se a Alemanha chegar à final Portugal fica automaticamente apurado para a Taça das Confederações em 2017 na Russia, como representante da UEFA, pois a Mannschaft já lá está como Campeã do Mundo.

(eu sei que há-de haver quem diga que esse torneio não vale nada e tal, mas a verdade é que poucos lá chegam!)

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Penso que a Alemanha é favorita.
Penso...
Mas os franceses,ainda por cima a jogarem em casa, são capazes das maiores "artistices"...