quinta-feira, março 13, 2014

Super Papa

Completa-se hoje um ano sobre o inicio do pontificado do Papa Francisco.
E este graffiti, desenhado numa rua de Roma, que apresenta o Papa como uma versão do Super Homem traduz bem o que tem sido o percurso de alguém que chegou ao Vaticano em tempos tão difíceis e soube transformar o seu pontificado num exemplo de esperança e fé para muitos.
Muitos em que se incluem agnósticos, crentes não praticantes, seguidores de outras religiões e tantos mais.
Não é por acaso que é aqui retratado com uma pasta que diz "Valores".
Não os "valores" que fizeram durante muitos anos a história mais negra do Vaticano, relacionados com lojas maçónicas, negócios "escuros, escândalos bancários e outros casos que são conhecidos ou vão sendo desvendados com o correr dos tempos.
São verdadeiros Valores os que o Papa defende.
De amor, tolerância, paz, compaixão, simplicidade, misericórdia.
Francisco é, verdadeiramente, o Papa do povo!
Porque dele veio e nele insiste em permanecer como dá público testemunho em cada aparição pública que faz e em que está mais próximo dos que o rodeiam do que algum Papa alguma vez esteve.
E é um homem de gestos simples e profundos.
Telefonando ás pessoas, conduzindo um carro que lhe foi oferecido, convidando um padre conhecido a acompanhá-lo no carro, colocando um cabrito aos ombros, cumprimentando doentes e acariciando crianças, deixando-se fotografar com peregrinos, aceitando com orgulho a camisola que o seu clube(S. Lorenzo de Almagro) lhe ofereceu , falando naturalmente com aqueles que lhe dirigem a palavra na praça de S. Pedro, rejeitando a pompa (dos sapatos á cruz que traz ao pescoço passando pelos aposentos simples que ocupa ao contrário do tradicional)e evitando qualquer tipo de ostentação..
O Papa Francisco impõe-se pelo exemplo.
Até na forma como está a introduzir profundas transformações dentro do Vaticano acabando com hábitos ancestrais e renovando aqueles que o rodeiam nos cargos mais importantes.
Pode, sem exagero, dizer-se que é um raio de luz branca em tempos tão negros como os que se vivem no mundo actual.
Oxalá que por muitos anos!
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

amen

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Amen

Emanuel disse...

Boa tarde, caro Cirilo.

Mais um excelente texto , como aliás é habitual.

Este Papa está a ser absolutamente notável. Por todos os aspetos que enumerou e que por isso, não vale a pena eu estar a repetir.

Permita-me só que acrescente que o Papa Francisco representa um autêntico abrir de janelas para deixar entrar o ar fresco, que a igreja tanto necessitava.Enquanto católico, queroacreditar que esta nomeação, como diz digámos, o protocolo, teve a intercessão do Espírito Santo, embora a razão me diga quequem escolhe são mesmo os homens. E esta foi uma escolha brilhante.
Evidentemente, não conheço em profundidade o carater de sua santidade, e a única dúvida que tenho é se ele vai conseguir manter esta forma de agir e de ser até ao fim. É que " a brigada do reumático" que domina no Vaticano, não é lá muito dada a quebras de protocolo e a inovações...

Deus lhe dê a força e a coragem-que aparentemente possui- para se reger única e exclusivamente pela sua cabeça, e não ceder a pressões.

Só mais uma achega. Não consigo compreender o conceito de "católico praticante" ou o de "católico não praticante". Para mim, é das coisas mais sem nexo que se pode dizer. Ou se é católico, e tenta-se reger a nossa maneira de ser e de estar de acordo com os ensinamentos da igreja, ou não se o é, e é-se coerente. Não se o é em nenhuma circunstância. Respeito a opinião de todos, mas faz-me confusão ver pessoas dizendo à boca cheia que não praticam, mas depois fazem absoluta questão de, por exemplo, casar na igreja, batizar os filhos e etc e tal. Só porque é "tradição" e porque"o que é que as pessoas diriam"...

Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Estou totalmente de acorod com o seu comentário. E partilhamos a admiração por esta notável figura que é o Papa Francisco. QUe pena não ter chegado numa idade mais jovem ao cadeirão de S.Pedro. Os 76 anos de idade, pese embora a boa forma que aparenta, não lhe permitirão um papado longo.
Mas que será proficuo isso não duvido.

Emanuel disse...

Boas.

Sim, sem dúvida que é uma pena que sua santidade não tenha chegado mais cedo ao trono de S.Pedro...

No entanto, mais vale tarde do que nuca, e ainda vai perfeitamente a tempo de continuar e consolidar esta lufada de ar fresco que veio trazer a igreja católica.

Cumprimentos.

Emanuel

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Inteiramente de acordo