quarta-feira, março 12, 2014

Cafú

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Não me lembro, sinceramente, de ver Cafú jogar pelos nossos escalões de formação.
Vimaranense, nado e criado em Guimarães, saiu muito jovem ainda rumo ao Benfica onde esteve durante cinco épocas.
Aí, sim, já me recordo de o ver jogar.
Quer como júnior de ultimo ano quer na equipa B dos lisboetas na época passada.
Curiosamente em posições mais adiantadas do que aquela que ocupa agora na nossa equipa B e que me parece aquela em que poderá dar um maior rendimento.
Depois de cinco anos na Luz, onde não se terá sentido especialmente feliz, Cafú resolveu regressar a casa e continuar a carreira naquele que é o seu clube de coração.
Foi uma boa decisão da parte dele e uma excelente aposta do Vitória em recuperar um jogador que em Guimarães terá todas as condições para atingir a plenitude futebolistica e no futuro se projectar,até, para patamares europeus.
Depois de anos em que jogou mais como avançado, como atrás foi dito, Cafú joga agora naquela que se convencionou chamar a posição de "trinco", ou seja, o médio que joga mais recuado no terreno á frente dos centrais.
Mas desengane-se quem pensar que é um médio puramente defensivo.
Nem pensar.
Na boa tradição de jogadores que no passado reinventaram o papel de "trinco", como Patrick Vieira (para mim o melhor dos últimos anos nessa posição), ou na actualidade o desempenham nessa linha como Ya Ya Touré, o "nosso" Cafú defende bem mas é o primeiro a atacar fazendo uso do seu excelente toque de bola e de uma capacidade física que lhe permite arrastar a equipa atrás de si e empurrar os adversários á sua frente.
É,pois, um médio de largo raio de acção que desenvolve o seu futebol de área a área e ainda aproveita para remates de meia distância fazendo uso de um excelente pontapé de "primeira".
Aos 21 anos, com a experiência que já tem e a imensa margem de progressão que possui, Cafú já "exige" uma oportunidade na equipa A onde "promete" vir a ser um pilar durante os próximos anos na linha de outros jogadores que marcaram uma era nessa posição como o "eterno" capitão Flávio Meireles.
Um jogador a seguir com muito interesse.
Este é dos que não engana.
É mesmo craque.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Tanto o Cafú como o Hernani já merecem uma oportunidade a sério na equipa A. Se estiverem sempre na equipa B acabam por percebem que no Vitória não vão ter hipótese... e por conseguinte vão embora. É triste mas é um pouco isto que se passa no Vitória.

Francisco Guimarães disse...

Principalmente no inicio da época, quando o Vitória atacava várias frentes, a falta de rotatividade entre As e Bs era notória e foi prejudicial ao bom rendimento da equipa. Parece-me que um dos calcanhares de Aquiles de Rui Vitória é a falta de capacidade de gestão do plantel ou, para os mais conspiradores, falta de capacidade de contrariar as influências dos empresários. Nesta fase da época com, para mim, um objectivo muito claro e único: 5º Lugar no campeonato, esse tipo de gestão de plantel não faz tanto sentido, faz mais sentido aproveitar os que estão entrosados e potenciar os que podem render mais. Comparando com a época anterior este problema de Rui Vitoria foi resolvido pela CAN e por uma onda de lesões que o obrigou a pôr a jogar aqueles que nos levaram ao céu da conquista da 1ª Taça de Portugal!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Cafú, Hernâni, Bruno Alves...e outros se calhar.
Caro Francisco:
Concordo que neste momento as prioridades são claras:
Equipa A apuramento europeu.
Equipa B subida de divisão.
A questão dos empresários...preocupa-me.