terça-feira, março 25, 2014

2014-2015

Deixando de lado as noticias e contra noticias que invadem o universo vitoriano sobre quem será o treinador, e o presidente, na próxima época deixo aqui uma visão muito pessoal do que seria (se fosse eu a definir) o plantel vitoriano na próxima temporada.
Afinal um exercício de "treinador de bancada" de que todos temos um pouco.
Essa definição vou fazê-la, como agora parece ser moda, por posições numéricas no terreno.
Para a posição 1: Douglas e Assis.
Para a 2 :  Amorim e Pedro Correia
Para a 3: Paulo Oliveira e Josué
Para a 4: Moreno e um REFORÇO.
Para a 5: Luís Rocha e Gonçalo
Para a 6: Olimpio, André Santos e Cafu
Para a 7: Marco Matias e Hernâni
Para a 8: André André e Bruno Alves
Para a 9: Tomané, Russi e um REFORÇO
Para a 10: Crivellaro e Barrientos
Para a 11: Alex e um REFORÇO.

Quinze jogadores portugueses, seis estrangeiros e três reforços portugueses ou estrangeiros ou portugueses e estrangeiros.
Com nove jogadores oriundos da formação.
Numa segunda linha de reforço, jogando na B mas com um pé na A, teríamos:
Os guarda redes Miguel Oliveira e André Matos.
O defesa lateral Pedro Lemos.
Os médios João Pedro, Fábio Vieira e Bernard.
O avançado Areias que, se calhar, até pode ser já aposta para  a primeira equipa. Aos golos que tem marcado na B e à qualidade das exibições não é favor nenhum. .
Entre outros que entretanto revelassem valor para serem aposta a qualquer momento.
Ficam ainda três interrogações:
Kanu ,Dinis e Tiago Almeida.
Qualquer um com qualidades para jogar na primeira equipa.
Falta saber se, por razões várias, com condições para isso.
É um exercício teórico repito, de um treinador de bancada, mas coerente com aquilo que sempre defendi em relação ao que deve ser o projecto desportivo do Vitória.
Aposta nos portugueses, aposta na formação  e aquisições mínimas e "cirúrgicas" de jogadores que sejam verdadeiros reforços.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Russi? Não me faça rir.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não me faça rir é você.
Se calhar nunca o viu jogar e está a falar de cor.

Anónimo disse...

Alguém como você que defende a aposta no jogador da formação, no jogador português e apoia a continuidade de um jogador brasileiro banal que veio das divisões inferiores brasileiras. Nas quais andou sempre a saltar de clube da treta para outro clube da treta.
Que nos 2 jogos que fez na equipa B provou o que é. Andava lá perdido o homem oh sr. Cirilo Mas você ainda se apercebeu que este brasileiro veio para fazer número?
O Areias, que é mais novo, já é bastante superior.

Carlos Silva disse...

Para a posição 1, Douglas e Assis...Douglas está a fazer uma época má e Assis nunca vai ser guarda redes titular de equipa da 1ª Liga. Por isso mais vale apostar no da B.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a sua opinião.
Não é a minha.
Fartei-me de ouvir opiniões dessas, e piores, no primeiro ano do Soudani.
Porque há muita gente que fala demasiado depressa e sem dar tepo ao jogador. Tenho a certeza absoluta que se o Russi tivesse jogado tanto tempo como o Maazou já teria marcado mais golos do que este marcou.
Quanto aos jogos que fez na equipa B, e que eu VI, não andou nada perdido. Trabalhou, e bem,para a equipa.
Caro Carlos Silva:
Realmente já só faltava alguém aparecer a arrasar o Douglas. Que é o melhor guarda redes do campeonato. Valha-nos Deus!

Carlos Silva disse...

O Sr. Cirilo é convencido e por mim pode continuar a ser, o problema é seu. O que eu disse foi que esta época o Douglas está muito abaixo da época passada por exemplo. Se isto é arrasar!!! Quanto a ele ser o melhor guarda redes da 1ª liga, é a sua opinião e deve ser a única. Uma questão ? O sr. foi director do VSC e com essa competência toda pouco tempo lá parou...não o aproveitaram ?

Emanuel disse...

Boas.

Luís, estamos em completa sintonia no que diz respeito ao que deveria ser a política desportiva do Vitória. Prioridade à formação, recrutamento de jovens jogadores portugueses, e jogadores estrangeiros, só se se tratassem mesmo de mais valias evidentes.

Mas, ainda acredita que o P.Oliveira ficará no Vitória para a próxima época? Eu, infelizmente não. Aliás, se ele já não estiver vendido em troca de um KG de bananas, como foram o Ricardo e Tiago, já não é muito mau.

Até porque a situação financeira continua a ser difícil.

Quanto ao restante plantel em termos de baliza eu acho que o Assis não tem valor para jogar no Vitória. É um individuo que sempre que jogou pela equipa A, falhou, e os seus erros também contribuíram para a descida da equipa B ao CNS.

Acho que precisámos de outro LD. O Pedro Correia também não me parece jogador para o Vitória.

E também acho que precisaríamos de mais um 10. Que, para mim, poderia perfeitamente ser o Bernard.

E, já agora Sr Carlos Silva, embora tenha direito à sua opinião, criticar o grande responsável por termos ganho o título de maior relevo no palmarés do clube, é de muito mau tom. A única crítica que eu faço ao Douglas é a insistência em repor a bola em jogo com pontapés longos, que não raras vezes vão para fora. Ele, neste aspeto, não é nem nunca vai ser o Nilson. No entanto, a culpa não é dele. Se ele o insiste em fazer, é porque quem de direito não o repreende. E devia. Como é óbvio.

Abraço.

Emanuel

humberto disse...

Até concordo consigo mas para isto é preciso que aconteçam 3 coisas:
- "despachar" os que teem contrato e não interessam (Maazou e Nii);
- renovar com os que interessam, e não só com os que acabam contrato este ano (Marco, Olimpio, os dois Andrés por exemplo)
- e o mais importante, conseguir manter as "joias", que me parece o mais dificil, pois com o apetite de dinheiro que andamos já sabemos que vem aí mais uma debandada...

Mas o que acho mais grave é que a esta altura algumas destas questões, principalente as renovações, ainda não estejam resolvidas.

olheiro disse...

Caro Cirilo só agora vi a lista para
a época para 2014/2015 e estou de acordo deve-se apostar na formação e não só mas na minha opinião há jogadores dessa lista que vejo jogar na equipa B e que deviam de ter mais oportunidades falo do Bruno Alves, do Gonçalo e o Areis jogadores da formação do VSC e com qualidade e não sei mesmo se os dois primeiros acabam contrato com o VSC mas que são jogadores de futuro disso não tenho duvida.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva.
Não sou convencido.
Fico é espantado com a sua arrogância e falta de conhecimento da realidade do clube sobre o qualquer opina.
Porque quem fala de Douglas como o faz é de quem está a leste da realidade.
Para mim, e para muitos fique descansado, Douglas é o melhor guarda redes da liga.
Quanto à minha "competência" e ao tempo que estive na direcção do Vitória aconselho-o a falar do que sabe. Porque disso não sabe nada!
Caro Emanuel:
Confesso que também tenho algum receio quanto ao Paulo Oliveira. Seria muito mau ele sair já.
Quanto ao Assis eu acho que há demasiado rigor na apreciação do jogador.
O número 10 pode ser o Bernard daqui a algum tempo concordo. Para já o Crivellaro e o Barrientos cumprem bem. Embora o meu "favorito" a médio prazo seja o João Pedro.
Quanto ao Douglas ele limita-se a cumprir instruções.
Caro Humberto:
Há, de facto, algumas mexidas a fazer no plantel. Saídas, renovações e entradas necessárias. Mas o clube esta num momento muito "sui generis" e por isso ninguém faz ideia de como as coisas estarão.
Caro olheiro:
Inteiramente de acordo quanto a esses três jogadores e mais alguns da B que podem subir já para a A.
Quanto ao Bruno Alves é um mistério o ostracismo a que tem sido votado por Rui Vitória. Nem uma oportunidade aquele que é o jogador mais regular da equipa B nestes dois anos. Não percebo!