quarta-feira, março 19, 2014

Mistério

Gosto de uma boa história de mistério.
Em livro ou no cinema.
Li as obras completas de Agatha Christie, de George Simenon, de Conan Doyle entre muitos outros autores de livros policiais e de mistério.
Gosto de um bom filme ou série televisiva sobre assuntos inexplicáveis.
Fui espectador fiel dos "Ficheiros Secretos" uma verdadeira série de culto que durante anos proporcionou aos seus telespectadores grande momentos de suspense televisivo.
Vejo programas de investigação no "National Geographic", no "Discovery", no "Canal História".
Leio com muito interesses sobre temas como ovnis, civilizações extra terrestres, aspectos não explicados das civilizações incas e maias entre outros assuntos em que o mistério predomina e a Verdade vai sendo descoberta aos poucos e poucos na certeza de que nalguns dos casos ainda existe muito para descobrir.
Até sobre o famoso "triângulo das Bermudas" já li alguma coisa.
Mas quando os mistérios da vida real implicam o desaparecimento sem deixar rasto, até ao momento, de mais de 300 pessoas como aconteceu há quase duas semanas no voo da Malásia Airlines entre Kuala Lumpur e Pequim aí já não acho piada nenhuma.
Embora seja um mistério quase assombroso
Com tanta tecnologia, tantos satélites espiões, tanto equipamento de detecção, tantos radares, tanta informação que os aviões em voo debitam via rádio é quase inacreditável como o avião desapareceu sem deixar rasto.
Procurado por aviões, helicópteros, barcos, sistemas de rastreio e sabe-se lá que mais de 26 (vinte e seis!) países a verdade é que o avião desapareceu.
Na melhor tradição das histórias de mistério do "triângulo das Bermudas".
Falta saber se algum dia aparecerá...
Depois Falamos

P.S. O facto comprovado dos telemóveis de alguns passageiros continuarem a chamar nos dias seguintes ao desaparecimento, pese embora as explicações pouco convincentes das operadoras telefónicas, apenas contribui para adensar as interrogações.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, por norma, só comento assuntos do Vitória, mas neste caso abro uma excepção, só por ser para si, porque também eu gostava de saber o que realmente se passou.
Aquilo que me vem à cabeça, tendo em conta aquilo que se passou com aquele desastre em que morreram 33 na Namíbia, para mim, o piloto suicidou-se e arrastou com ele aquela malta toda.
Nos Estados Unidos, em cerca de três mil acidentes de aviação ocorridos nos últimos 12 anos, apenas 0,03 são explicados por suicídios, ou seja, apenas 9 casos. Metade destes deram-se por motivos de rejeição em relação aos sexo oposto. A outra metade por uso de alcool e anti-depressivos.
Algo que me diz que eles estão todos no fundo do Mar. Paz às suas almas.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo

É realmente muito estranho, apesar da existência da melhor tecnologia na detecção de aeronaves,e passados que são mais de dez dias, é altamente improvável que apareça algum dia intacto.
Realmente este caso faz de certa forma lembrar o célebre Triângulo das Bermudas, que apaixonou várias gerações, devido ao desaparecimento de alguns navios de guerra e aeronaves, sem que houvesse alguma explicação plausível. Vários especialistas ainda estudaram durante alguns anos este fenómeno, sem que chegassem a conclusão alguma.
Creio no entanto, que este caso mais recente, cujos contornos são por demais estranhos, não deverá ser alheio o facto de o avião ser originário de um país asiático, onde por vezes acontecem actos de sabotagem por "dá cá aquela palha".
Mesmo assim, estou convicto que mais dia menos dia teremos notícias com o desfecho do mistério.

Cps
S. Guimarães

João Neves disse...

A fazer recordar "Lost "...

luis cirilo disse...

Caro Quim ROlhas:
É uma das explicações possiveis.
Mas acho que há ali qualquer coisa de mais estranho.
Aguardemos.
Caro S.Guimarães:
É verdade que o avião é de uma companhia asiática. Mas curiosamente muito bem reputada a nível undial em termos de segurança.
Não resta senão aguardar.
Caro João Neves:
Realmente lembra um bocado essa série.

il disse...

Israel já tem os sistemas alerta para um acto terrorista com aeronave. Por mim está tudo dito.

Um ex-director der segurança da El Al e antigo(?) agente do Mossad disse que tinham sido os iranianos. Os israelitas podem ser bons na propaganda, mas não costumam inventar, menos ainda ter as IDF em alerta.

luis cirilo disse...

Cara il:
A menina anda mais desaparecida que a social democracia no PSD! Não pode ser.
Uma coisa é certa: em termos de antiterrorismo os israelitas não brincam. Pode mesmo ser isso.

il disse...

Caro Cirilo:
:))))))))))
Tenho lido os posts, mas nem tenho comentado. Muitos são sobre o Vitória e eu não sou sócia, logo nem pio. E só agora é que estou um pouco mais leve, de trabalho.

Quanto ao PSD e à democracia são, como diz o poeta, «cadáveres adiados» -estou bem triste, mas os tempos são estes e...
Cpts

luis cirilo disse...

Cara il:
Embora não sócia pode opinar sempre que quiser. Nem só de vitorianos se faz este blogue.
Quanto ao resto melhores dias virão.