segunda-feira, março 10, 2014

Interrogações...

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Ontem o Vitória B perdeu em Vizela, poucas semanas depois de ao mesmo adversário ter ganho por4-0 no ultimo jogo da primeira fase do CNS, e comprometeu as suas possibilidades de subida à II Liga embora ainda tenha bastante campeonato pela frente.
Não vi o jogo, apenas li relatos e ouvi a opinião de quem lá esteve, e com base nisso não posso deixar de manifestar a minha estranheza com algumas coisas.
Em primeiro lugar com o elevado número de cartões visto pelos nossos jogadores (e Dabo viu o vermelho ainda na primeira parte) a contrastar com os do adversário.
Na véspera de receber o Freamunde,líder isolado (e clube da A.F.Porto...), não deixa de ser estranho tanto cartão e conveniente a derrota.
É que se tivéssemos ganho os "capões" vinham cá com apenas um ponto de vantagem.
Depois constata-se bem, pela foto do João Santos, a "excelência" do relvado em que se jogou.
Igual a tantos outros, em abono da verdade, existentes no CNS.
Admira-me é que ainda andem por aí uns teóricos a defenderem que este é o escalão adequado para a nossa equipa B jogar e os nossos jovens evoluírem para transitarem quando necessário para a equipa A.
Não é.
Nem pelos relvados nem pelo resto.
Depois algumas questões que gostava de perceber.
Com a impossibilidade de Douglas alinhar frente ao Marítimo vai jogar Assis (até aqui tudo normal e sem problemas) e no banco estará...Miguel Oliveira.
Que jogou ontem em Vizela e findo o jogo deve ter voado(literalmente) para o Funchal.
Não está em causa o Miguel, excelente guarda redes, mas a necessidade de ser ele a ir para o banco.
O que se passa com André Matos?
Nem na A nem na B ?
E Luís Rocha?
Nem jogou ontem pela B nem foi convocado para hoje pela A?
Porquê?
Que se passa com um dos mais prometedores jovens jogadores do Vitória que ainda a semana passada fez um bom jogo pela B frente ao Bragança?
E Russi?
Que na semana passada jogou pela B, e fez uma exibição interessante(eu vi), e esta semana não é convocado para nenhuma das equipas?
Como é que um jogador contratado para reforçar a equipa A não tem lugar nem no banco da B?
Quando em minha opinião tem valor, pelo menos, para o banco da A.
No fundo tudo isto desagua naquela que é para mim a maior das interrogações :
O Vitória B joga para subir ?
Dos  discursos "oficiais" nunca ouvi nada especialmente afirmativo.
Do resto também me começa a parecer que não...
Depois Falamos

P.S Espero bem que a resposta a algumas das questões atrás postas não sejam os empresários de jogadores...

13 comentários:

Anónimo disse...

xxxO que me parece, Sr. Cirilo, é que o Vitória B contenta-se com esta divisão e não pode ser assim.


Vê-se a equipa B a fazer favores à equipa A e nunca vi o contrário num momento tão decisivo quanto este.


Desde que o Sr. Cirilo saiu da vice-presidência, a equipa B passou a estar orfã.


Não só anda ao Deus dará como o Sr. ainda se interroga como o actual estado das coisas com uma ingenuidade que me impressiona, sabendo perfeitamente que tem nesse descalabro uma grande quota de responsabilidade.xxx
xxxRogério Leitexxxx

luis cirilo disse...

Caro Rogério Leite.
que esta divisão não é a adequada para a equipa B estamos de acordo.
Que a equipa A podia ser mais solidária, aqui e ali, também concordo. Nomeadamente no final da época passada.
Agora não concordo que tenha responsabilidade naquilo a que chama descalabro.
Quando saí, em dezembro de 2012, a equipa B estava a fazer um campeonato minimamente tranquilo na II liga e numa posição que lhe permitias a manutenção.
O que veio a seguir já não é da minha responsabilidade porque já lá não estava

Anónimo disse...

xxxJá lá não estava, é verdade. Mas podia ter mantido constante pressão com os meios que tem ao dispor dando conta da estratégia perdida com a equipa B.


O Sr. Cirilo não faz parte do Conselho Vitoriano ou pelo menos não tem respeitabilidade reconhecida entre os seus membros? Este Conselho está feito para o Vitória e todas a modalidades e não apenas a equipa A. Vão ficar de braços cruzados até a equipa B ficar esquecida por entre as camadas inferiores de futebol?


Nada até agora aponta para uma sensibilização sobre a importância da Equipa B. O Sr. como sócio nº1 na ideia dos adeptos e associados, pelo menos o mais preocupado, deve ser por isso o mais defensor, principalmente dos mais fracos. É nesta posição que está a equipa B. Quase dispensável.


Vi-o dizer hoje que a Vitória de hoje, frente ao Marítimo é crucial para as aspirações europeias... dá-me alguns calafrios quando o Sr. Cirilo diz isso. Primeiro porque esta equipa A não tem argumentos suficientes para vencer o Marítimo no Funchal. Somada a qualidade das duas equipas, dá um empate técnico. Em segundo porque não é pelo facto dos adversários directos terem perdido que o Vitória vai buscar mais ambição para ganhar. Pelo contrário. Vai para o jogo mais relaxado. É precisamente por isso que a vitória da equipa caseira é mais do que certa logo à noite por um tangente 2-1. É claro que a Vitória seria excelente, mas não a vejo clara como o Sr. Cirilo diz.xxx Rogério Leitexxx


luis cirilo disse...

Caro Rogério Leite:
Não faço parte do conselho vitoriano nem este tem interferência nos actos de gestão da direcção quanto mais da SAD.
De resto, dentro das minhas possibilidades,tenho defendido a importância decisiva da equipa B no projecto desportivo do clube. Aqui, em jornais, nas crónicas que escrevo para a AVS tenho feito bastas referências a isso.
Quanto ao jogo de logo espero do Vitória uma atitude ganhadora do primeiro ao ultimo minuto.

Anónimo disse...

xxxTal como eu lhe disse, o Vitoria não foi capaz. Não só fui capaz de predizer a derrota como também o resultado correcto. E esta? Nada demais, Sr. Cirilo. Até um ceguinho seria capaz se estudasse as equipas como eu.


Na minha qualidade de adepto, esta derrota nao me surpreende. Tenho informatizado todos os pormenores relativamente aos jogadores das equipas da primeira divisão nacional, assim como outras europeias, com uma base de dados que evergonharia a própria FIFA.


Como adepto incondicional do Vitória, só lhe posso orientar de acordo com aquilo que os números me indicam. A minha taxa de acerto relativamente aos jogos do Vitória é de 96,42%.


Só houve um resultado que me surpreendeu nesta temporada. Quer saber qual é? Eu digo. Os 4-1 do Vitória de Setúbal em casa. De resto, tudo foi conforme tinha previsto.


O Sr. Cirilo pode aqui falar de jogadores, caso a caso, balelas de incentivo atrás de balelas, mas no final o que interessa é o resultado. E nisso, depois de alguns anos de experiencia, tornei-me mestre, meu Caro. Já o provei aqui, certo?


O futebol é isto e eu gosto, é por isso que é tão previsível quanto o lugar que projectei para o Vitória acabar a época. E pode crer que não dá para ir à Liga Europa. Fiquem bemxxx Rogério Leitexxx

Anónimo disse...

Eh pá!... estou surpreendido com este meu homónimo... Em que lugar vai ficar o Vitória no final da época?

Anónimo disse...

Esqueci de assinar, embora seja óbvio.

Rogério Leite (Silva)

Anónimo disse...

xxxMeu caro homónimo (C/ a devida licença do Sr. Cirilo): o verdadeiro Rogério Leite, mestre da previsão futebolística, só há um, sou eu e mais nenhum. O resto são imitações. Os outros não se dedicam com sangue e suor à ciência do futebol. Hoje postei cá pela primeira vez a ver se dou um abanão ao Sr. Cirilo para ele não adormecer à sombra da bananeira e simplesmente coincidiu desta vez, apenas e só, revelar parte do meu trabalho.


Então quer saber em que lugar vai ficar o Vitória na última jornada!? Olhe, acima da posição que está, está difícil. Já sei isso desde a terceira jornada, Caro homónimo. Tenho testemunhas e claro que as competições europeias cá só vão chegar pelo cheiro ou pelas estampilhas dos jornais. Aliás essa nem é a parte mais difícil. Veja, desde a segunda jornada que soube logo quem vai vencer o campeonato, logo eu que sou anti-lampião. E à 6ª jornada, 8 das principais ligas europeias já tinham um campeão definido. Não sou eu que digo. Os jogadores e, acima de tudo, as equipas falam por si.


Aquilo que eu faço é muito simples. Não há segredos. Há um programa de software, acesível a todos e pago a peso de ouro, que monitoriza cada jogo em tempo real. Cada jogador é referenciado como um pontinho, dando no final um relatório detalhado sobre a sua performance. Posse de bola; remates; passes certos ou passes errados por jogador; cabeçeamentos; faltas ligeiras; faltas graves; distância percorrida por jogador; cálculo da taxa de esforço por jogador; cálculo da diminuição da taxa de esforço por jogador; capacidade de aliviar livres perigosos da grande área; taxa de criatividade, etc, etc.. (estou a traduzir...) e há muito mais que não revelo aqui porque se torna maçudo. Este é exactamente o mesmo programa que os principais bookies europeus utilizam para definir probabilidades ou simplesmente alterá-las, dando aos mais atentos a decisão final das suas opções. Também que os melhores treinadores europeus utilizam-no para efectuar as alterações a cada jogador lesionado ou a qualquer pressão ataque em cada sector de jogo (defesa, meio-campo e ataque).


Enfim, a precisão é tal que chega ao ponto de dizer quantas vezes o jogador cuspiu na relva ou quantos centímetros cúbicos de oxigénio necessita para aguentar os 90 minutos.


A partir daqui tudo se torna fácil para os fins adequados.


É claro que há surpresas. Todos os dias. Mas com o Vitória nunca me engano porque os números estão lá todos. É uma questão de somar. Algumas vezes, quando a previsão é inconclusiva, deixo ao critério da minha experiência e é o suficiente para a estocada final. Está-me no sangue. Sangue Vitoriano. Três jogos a rodar um plantel e sei logo até onde pode ir. Como projecção, é claro. Para espanto, nunca falha em campeonatos como o nosso. Apenas o inglês é um pouco mais complexo. Chega ao cúmulo de dizer qual foi a dieta ou o estado físico do jogador naquele dia descrever a sua predisposição para ganhar ou perder.


É claro que se eu tivesse acesso à dieta dos nossos jogadores, até poderia atrever-me a adivinhar o minutos do primeiro golo. Assim, dispenso essa parte amalucada dos britânicos.


Apreciou a festa que o Porto fez domindo ao golear o último do Campeonato? Deixe-os jogar com uma equipa do meio da tabela para cima e vai ver de novo aquilo que vale o Porto e certamente novo desconteamento inusitado dos adeptos.


Quanto ao nós, só temos de estar gratos por ainda termos uma equipa de futebol, ganhar de vez em quando, ir sonhando e ser feliz com o que temosxxx Rogério Leitexxx

luis cirilo disse...

Caro Rogério Leite:
Estou certo que com os seus dotes de previsão terá muito sucesso no totobola. Eu não tenho essa capacidade e embora acredite na estatistica ao serviço do futebol não creio que ela por si só explique tudo.
Caro Rogério Leite (SIlva):
Homónimos anónimos é uma curiosidade das redes sociais.
Caro Rogério Leite:
Não conheço o programa que refere mas confesso que de despertou a curiosidade porque parece não só extremamente interessante como muito util a qualquer equipa técnica.
No Vitória, nos tempos que por lá estive (e que eu soubesse), não existia. Embora existissem outros de análise de jogos e jogadores.

Anónimo disse...

xxx Caro Sr. Cirilo, estou a pensar se devo ou não enviar o nome deste software à equipa técnica vitoriana por seu intermédio e em privado. Não sei é se poderão maximizá-lo como eu.


Deixe-me reflectir uns dias.


Quando um treinador investidor tem acesso a estes dados, na época seguinte +e assediado com um contrato milionário porque apresentou resultados contra a expectativa. Soube ser cirurgico. Sinceramente, não sei o que é pior. Se o Vitória descer de divisão na próxima época ou ficarmos sem o Rui Vitória nas próximas duas décadas. Dados fiáveis e históricos de outros clubes, mostram que quanto mais tempo um treinador fica num Clube, onde se impõe e é estimado, maior é a probabilidade de ganhar competições ou títulos. No meio de tanta carolice, há que dar tempo ao tempo.


Quando comecei a interessar-me por futebol, há alguns anos, ainda não existia este software. Havia um que era um regalo para quem quisesse ganhar corridas de cavalos. Hoje, é pago a um preço exorbitante de muitos salários mínimos mensais. Mas compensa. É que no preço vem também a quantidade de água que o cavalo bebe antes de entrar nas boxes de partida. E olhe que um cavalo com o estômago cheio de água corre muito menos que outro cheio de sede naqueles 2-3 minutos da corrida.


Deixe-me pensar e daqui a uns dias falamos.


No caso do Vitória perder contra o Paços no domingo, não me importava de o fazer. Assim, não sei se realmente realmente interessa nesta altura do campeonatoxxx Rogério Leite xxx

luis cirilo disse...

Caro Rogério Leite.
Terei todo o gosto em falar consigo. É uma questão de combinarmos

Anónimo disse...

xxxCaro Sr. Cirilo, faço depender essa aproximação ainda na presente temporada, dependendo do resultado do próximo fim de semana. Sendo positivo, não veria necessidade porque estaria dentro dos conformes. Havendo surpresa seria o descalabro e teria imenso prazer em ajudar a nossa equipa técnica para voos maioresxxx Rogério Leitexxx

luis cirilo disse...

Caro Rogério Leite:
Fico a aguardar