domingo, outubro 20, 2013

Sintra e Cabeceiras de Basto

Sintra no distrito de Lisboa e Cabeceiras de Basto no distrito de Braga são dois municipios que aparentemente nada liga entre si.
Aparentemente.
Porque as ultimas autárquicas provocaram uma curiosa geminação entre ambos!
Em Sintra ganhou o PS (já se falou disso que chegasse nesta página) elegendo quatro vereadores e a lista encabeçada pelo ex vice presidente da autarquia (Marco Almeida) ficou em segundo elegendo outros quatro.
O PSD, com dois eleitos, ficou em terceiro e decidiu fazer maioria com o PS!
Em Cabeceiras de Basto o PS voltou a vencer,embora mudando de presidente de câmara, com três eleitos e uma lista independente encabeçada pelo ex vice presidente da autarquia(Jorge Machado) elegeu outros três.
O PSD , com um eleito, ficou em terceiro lugar e fará maioria com a oposição ou com o poder.
Como vêem as semelhanças são muitas.
Excepto a fundamental.
Em Sintra o PSD aliou-se ao PS.
Em Cabeceiras de Basto ainda não e nem é certo que o venha a fazer.
Percebo o dilema do meu amigo Mário Leite, vereador eleito, perante este cenário em que tendo um resultado abaixo do esperado ficou de repente com um poder que o partido não tinha há muito tempo.
Difícil será, penso eu, decidir o que fazer.
E como há decisões cuja gravidade ultrapassa a esfera de quem tem de decidir em solitário(ou quase) eu quase sugeriria ao Mário Leite que mandasse um telegrama ao líder do partido em termos idênticos a estes:
"Caro Coelho ponto. 3-3-1 Cabeceiras Basto ponto. Que faço ponto? Uma "Sintrada" ponto? ou oposição ponto? resposta urgente ponto. Saudações SD ponto."
Parece brincadeira mas não é.
É que casos como Sintra e Cabeceiras de Basto há mais.
E o PSD não definiu nenhuma orientação para eles.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Cirilo, ter poder com 12% dos votos num concelho como o de Cabeceiras de Basto que foi um bastião social democrata parece-me ser um exagero da sua parte. E aqui não há questão nenhuma a fazer-se a PPC, em Cabeceiras tem de ser oposição e ponto final. Se o PSD em Cabeceiras quiser cair no ridículo e se aliar ao Sr. Presidente da Assembleia JB para única e exclusivamente aniquilarem o IPC será uma jogada que em nada me deixaria admirado, depois de tantos exemplos, maus exemplos, vindos do interior do Partido, nada mais me admirará.
Infelizmente o futuro do PSD em Cabeceiras será muito negro, depois de não ter aproveitado o fato de Jorge Machado estar "livre" para "perder" a Camara Municipal para um "Independente" mas ganhar as freguesias, vê-se agora como um burro em cima da ponte...

Rafael

il disse...

"Orientação " é na Maçonaria.

Quanto ao PSD anda desNORTEado, visto que cada um faz o que lhe apetece. Assim ninguém é responsabilizado e alguns safam-se: ao (inexistente) CJN; à opinião pública -são todos iguais-; e alguns, aos tribunais criminais comuns. É uma república socialista e laica.

Quanto ao telegrama, não vale a pena mandá-lo -a secretária já o perdeu!

luis cirilo disse...

Caro Rafael.
Ter poder significa ter o voto de desempate no executivo. O que obviamente permitirá a Mário Leite impor algumas das medidas que preconizou no seu programa eleitoral. nessa perspectiva terá muito mais poder que os seus antecessores que em termos de decisão não contavam para nada.
De resto creio que a obrigação do PSD onde não ganha, e não me refiro apenas a Cabeceiras de Basto, é ser oposição responsável e construtiva. Mas oposição.
Não percebo totalmente aonde pretende chegar com o seu ultimo parágrafo mas sempre lhe digo(e falo da posição de quem está de fora)que o PSD nunca poderia,do meu ponto de vista, apoiar uma candidatura do dr. Jorge Machado. Pela simples razão de que ele foi durante vinte anos menos seis meses a outra face da mesma moeda conjuntamente com o eng. Joaquim Barreto.
Cara il:
Desconfio que na sede nacional se andam a perder muitos "ecos" das estruturas concelhias...

Anónimo disse...

Linda a Vila de Cabeceiras de Basto!!!
Visitem.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Uma recomendação que subscrevo por inteiro