terça-feira, outubro 01, 2013

Autárquicas (2) - Porto

O distrito do Porto tem mais derrotados que vencedores por estranho que isso possa parecer.
Rui Moreira é o principal rosto vitorioso da noite autárquica ao lograr que uma candidatura independente vencesse candidatos dos dois maiores partidos (a exemplo do que fez Guilherme Pinto em Matosinhos mas sem o mesmo impacto mediático) e causasse um pequeno terramoto no PSD varrido das duas maiores câmaras do distrito
Mas tem mais vitoriosos.
Eduardo Vítor Rodrigues, em Gaia, que aproveitou inteligentemente a forma leviana e irresponsável como o PSD de Gaia tratou da escolha do candidato a substituir Luís Filipe Menezes.
Guilherme Pinto que em Matosinhos soube aproveitar muito bem a liderança do município para se impor a dois candidatos que manifestamente não tinham "pedal" para aquela "corrida".
Parada e Vinha da Costa provaram exuberantemente que uma coisa são os pequenos eleitorado das secções e outra o universo dos eleitores dos municípios.
E naturalmente que na óptica do PSD não se pode deixar de salientar a reconquista da Trofa e a vitória em Amarante onde há muitos anos os social democratas não venciam.
E os derrotados?
Pedro Passos Coelho que deixou, mal, nas mãos dos orgãos distritais e concelhios opções que manifestamente não estavam á altura de fazer face aos vínculos aos pequenos egoísmos e vaidades de agentes políticos de menor importância.
Marco António Costa, o homem forte do PSD/Porto (não vou fazer a Virgílio Macedo a maldade de o considerar responsável por decisões que só não soube pelos jornais ...por acaso)e que viu o partido perder Porto, Gaia, Paços de Ferreira (uma enorme surpresa pela negativa), Valongo, Gondomar (onde o PSD se entreteve a impugnar a candidatura de Fernando Paulo dando a vitória de bandeja ao PS) um conjunto de derrotas que apenas as vitórias na Trofa e Amarante suavizam mas muito pouco.
No distrito do Porto o PSD teve uma hecatombe eleitoral e não há como disfarçá-lo.
Resta falar do maior derrotado na noite eleitoral no Porto.
Luís Filipe Menezes.
Que não ganha o Porto e vê perder Gaia de forma estrondosa.
No Porto onde foi vitima de vários fenómenos simultâneos:
A oposição, surda mas eficaz de Rui Rio.
Uma campanha tremenda, a que não soube dar resposta (ou ela não passou com a mesma intensidade), sobre as dividas de Gaia que se transformaram num autêntico "papão" com que o eleitorado do Porto foi sendo progressivamente assustado.
Uma "máquina" pouco eficaz, a que sobravam meios mas faltava "know how", e que esteve sempre longe (com poucas excepções e quase todas vindas com ele de Gaia...) de por a "carne" toda no assador.
Quando hoje Menezes se colocou nas mãos de adversários de ontem dificilmente poderia esperar outro desfecho que não fosse a campanha "gaga" que fez.
Finalmente a trapalhada que deixou do outro lado do rio, com o PSD/Gaia dividido e um candidato risível,acabou por lhe afectar também a sua candidatura no Porto porque os portuenses viam na outra margem uma confusão a que o candidato dificilmente poderia ser alheio.
Como não era.
E essas foram algumas das razões, outras há certamente, que transformaram um vencedor anunciado no grande derrotado da noite.
Em ambas as margens do rio.
Porque em Gaia a derrota brutal do PSD e da coligação Gaia na Frente deve-se essencialmente á forma como Menezes não soube impor a sua autoridade à concelhia de que era presidente e lhe fez a enorme desfeita de chumbar o nome(Guilherme Aguiar) por ele proposto para candidato.
Nesse dia Menezes devia ter dado um murro na mesa e obrigado os que á boleia das loucas ambições pessoais chumbaram Aguiar,com a esperança de serem eles os escolhidos,a assumirem as suas responsabilidades.
Numa atitude muito sua assobiou para o lado, deu o dito por não dito, e partiu para a patética escolha de Abreu Amorim.
O resultado está à vista!
E por isso Menezes perdeu em Gaia.
E perdeu no Porto.
E com total isenção digo o seguinte.:
Com grave prejuízo para o Porto.
Porque Luís Filipe Menezes seria bem melhor presidente do que será Rui Moreira.
Disso não tenho a mínima duvida.
 Por impopular que seja dizê-lo neste momento.
Depois Falamos

9 comentários:

Filipa disse...

Acho sinceramente que os Portuenses não se vão arrepender da escolha que fizeram. Mais do que acreditar que Rui Moreira tem capacidade para continuar o bom trabalho de Rui Rio, acredito que Luís Filipe Menezes seria o carrasco de todo o trabalho feito até agora.
Admiro os portuenses por saberem bem o que querem para a cidade, independentemente das cores partidárias. Quando as sondagens davam vitória a Fernando Gomes, Rui Rio ganha com maioria absoluta e assim se manteve nos 3 mandatos. Os portuenses estavam satisfeitos com o PSD na câmara mas acima de tudo estavam satisfeitos com a pessoa!! Isto é muito importante referir... Foi isso que ditou a opção de voto no domingo, mais uma vez.
Tomara eu que os vimaranenses socialistas de olhos vendados tivessem a coragem de tirar a venda e olhar com realismo para quem os representa e para quem os quer representar. Lamentável esta nossa realidade. Entristecida, totalmente entristecida.

il disse...

Moreira é um peão da estratégia Bildberg -e mais não digo.

Anónimo disse...

e nao houve mais ninguem a perder?

ar disse...

Sinceramente até pode parecer paradoxo, mas como homem de direita , fiquei satisfeito pela vitória alcançada pelo Rui Moreira,dando total razão ao apoio silencioso (mas visível!) de Rui Rio.Considero o filipe Meneses um autarca despezista que fez obra em Gaia,mas deixou um passivo BRUTAL DIGO BRUTAL para quem entrar e agora depois de 12 anos de trabalho de qualidade feito no Porto iria deitar tudo a perder?
O problema do Filipe Meneses foi cantar vitória a um ano atrás,de mais uma vez se ter encostado ao futebol e não ter aprendido que o povo da cidade do Porto não mistura politica com futebol à exceção de alguns fanáticos que vinham habituados a esse tipo de politica nos anos 80 e 90.
Espero que Rui Moreira tenha todo o sucesso do mundo e continue com a sua simplicidade e capacidade de trabalho para bem da cidade do Porto.
Nem todas as opções são validas temos de concordar,agora as opções de Carlos Abreu Amorim (Gaia),Pedro Pinto (Sintra)Moita Flores (Oeiras) foram autenticas opções partidárias e aí o líder do PSD deve ser julgado pelos sociais democratas por isso.
Um ultimo comentaria para o futuro de 2 sociais democratas!
RUI RIO - o PROXIMO LIDER DO PSD
FILIPE MENESES - FUTURO MUITO SOMBRIO.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Considero muito grave a sua afirmação de que LFM seria melhor presidente que Rui Moreira.E para rebater essa sua afirmação basta afirmar que com Rui Moreira não haverá NUNCA promiscuidade com empreiteiros como houve à fartazana em Gaia. Se não sabe è porque andou distraído quando acompanhou de perto LFM.Só espero é que o novo Presidente da Camara de Gaia cumpra o prometido e mande fazer uma auditoria. E, já agora, uma análise detalhada à evolução do património ( directo e indirecto ) de LFM nos últimos anos.

luis cirilo disse...

Cara Filipa:
A vontade dos eleitores é soberana e por isso quem eles escolheram foi bem escolhido.
Até prova em contrário.
Que não demorará.
Cara il:
Ora...
Caro Anónimo:
Perdeu muita gente. A começar pelo candidato do PS.
Caro ar:
Tasl como disse na resposta à Filipa há que respeitar a vontade do povo.
Menezes cometeu erros na campanha,é verdade, mas pelo menos fez uma campanha junto dos eleitores.
Não foi um produto de marketing televisivo e de manipuladores de opinião com Rui Moreira.
Quanto ao futuro...a Deus pertence.
Caro Anónimo:
As afirmações que faz são fáceis ao abrigo do anonimato.
Disse, e reitero, que em minha opinião LFM seria um grande presidente de camara do Porto.
Quanto ao papão do passivo de Gaia é pena que quem tanto dele falou não tenha referido também a imensa obra feita. Milhares de habitações sociais,centenas de quilómetros de vias municipais,água e saneamento no concelho todo,reabilitação dos 15 klm da frente de mar entre muitas outras coisas custaram dinheiro. Muito dinheiro.
Ou alguém faz uma obra com a dimens~ºao da feita em Gaia sem endividamento?

Anónimo disse...

Ora...pois é! Aquele molho mal atado só pode. Basta ver quem é quem. São os suspeitos do costume -eles já nem se escondem.

O meu 'primo' antº de Stª Comba é que tem a culpa: não deixou que os exterminasssem. Ai, ai!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Como bem sabe a liberdade em vigor é MUITO relativa e daí a necessidade de manter o anonimato, pois caso contrário... Infelizmente é esta a realidade com que temos de conviver.Mas o cerne da questão é outro... Efectivamente LFM fez muita obra em Gaia. Só com muita obra conseguia muitas COMISSÕES. Foi isso que aconteceu.A "idoneidade" e "seriedade" dessa "personagem" começou a ficar à vista de todos aquando das viagens dos deputados...
E só para concluir : averigue como, por quem e com que dinheiro foi comprado o andar onde essa "personagem" vive com a Moaz...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
o seu primo de Santa COmba se visse como o país está...morria outra vez.
Caro Anónimo:
Pelas suas palavras percebo que, de facto, tem de manter o anonimato. Quanto a comissões e andares é a tal coisa: se há provas que sejam entregues à Justiça. Se fica na esfera do "diz-se" então isso não retira nenhum mérito à obra feita.