sábado, outubro 19, 2013

Novos Mistérios na "Estrada de Sintra"

Não é sobre o livro escrito a quatro mãos pelos geniais Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, por muitos considerado o primeiro romance policial português, que este post se debruça.
Embora o livro seja bem mais interessante (e menos sórdido!) que aquilo de que vamos falar neste novo mistério da "estrada de Sintra".
Já por várias vezes abordei neste espaço a pouca vergonha protagonizada por alguns responsáveis do PSD distrital e nacional ao inviabilizarem a candidatura naturalmente ganhadora de Marco Almeida substituindo-a pela candidatura arranjada á pressa do vice presidente do partido Pedro Pinto com o "belo" resultado que se sabe.
Terceiro lugar e uma votação quase ridícula.
Mas se isso por si só já poderia ser um mistério, e só não o é porque toda a gente sabe que o não apoio à candidatura de Marco Almeida pelo PSD foi a vingança por ele não ter apoiado a candidatura de Passos Coelho à liderança do partido (entre outras razões...), na sequência das eleições e da oferta da câmara ao PS surgem dois verdadeiros mistérios.
Um parece-me caso de policia.
O outro é puramente politico.
Vamos ao primeiro.
É estranhissimo e merece apuramento até ás ultimas consequências o facto de nas quatro freguesias ganhas pela candidatura de Marco Almeida o voto nulo ter andado na casa dos 2% enquanto nas restantes andou nos 7% a 8% !
Não sei se é mas que cheira a fraude por todo o lado isso cheira!
Especialmente quando se sabe que a candidatura independente não tinha delegados em todas as mesas de voto e a maioria dos que tinha eram inexperientes na matéria.
E com uma diferença de 1700 votos da candidatura do PS em relação á de Marco Almeida, em 122.918 votantes, com 5.113 votos nulos é legitimo que se questione a verdade do resultado.
E aí aparece o segundo mistério.
Apurada a vitória(???) do "cristão novo do socialismo" Basílio Horta (outro que no dia em que nasceu a vergonha estava de férias) , e com todas estas duvidas sobre a possível fraude eleitoral, eis que o PSD se apressa a fazer um acordo com o PS e a viabilizar o governo da câmara.
E este é um mistério politico.
Porque ou o presidente do partido e a CPN consideram que a estratégia do PSD deve passar por dar a "mãozinha"(curiosa ironia) ao PS onde este ganhou sem maioria e assumem assim uma lógica de "bloco central" ou então Sintra foi um caso excepcional protagonizado por um vice presidente do partido sem o partido saber porquê.
São mistérios a mais para uma autarquia só.
E embora não duvide que Eça e Ramalho escreveriam um belo livro sobre estes novos mistérios da "estrada de Sintra" estou muito mais interessado em ouvir as explicações de Passos Coelho sobre porque razão se viabiliza uma câmara do PS e, ainda por cima, ganha de forma no mínimo suspeita.
É estratégia? Porquê?
É excepção? Porquê?
Provavelmente Passos Coelho nunca explicará.
Mas pode ficar certo que estes mistérios de Sintra são contributos para abrir a caixa de Pandora em que a sua liderança mergulhou de forma irreversível.
Depois Falamos.

3 comentários:

CMM disse...

Pedro Pinto ao coligar-se com Basílio Horta, está a dar apoio a um candidato que nada têm a ver com as listas apresentadas pelo PSD, certo? Então, de acordo com os argumentos apresentados pela Comissão Política Nacional do referido PSD, ele terá de ser expulso, conforme sanções que foram sugeridas para outros militantes que apoiaram candidatos que não pertenciam às listas do partido,e veja-se, militantes esses que não eram Vice-presidentes do Partido! Esperemos pelo desfecho...ou muito me engano, ou teremos de esperar muito. Pobre partido este!

il disse...

Caro Cirilo:
Outro dia brincámos acerca dos templários e dos seus tesouros, mas a Serra de Sintra está cheia de vestígios de cultos misteriosos. Parece que o 'clima' passou para os comportamentos dos PSD?s -locais e não só.

Claro que podemos excluir o sobrenatural, mas então teremos, teremos...incompetência? imaturidade? completo desconhecimento do que é -e quem realmente manda/orienta- o PS?

Se escrever um livro sobre isto, o Cirilo fica rico, mais do que o Dan Brown (ihihihihihih).

luis cirilo disse...

Cara CMM:
É uma perspectiva de que partilho inteiramente. Até porque não conheço nenhuma deliberação dos orgãos do PSD a autorizar coligações com o PS.
Cara il:
Não duvido que a politica em Sintra dava o enredo para um excelente livro do Dan Brown.
Soubesse eu escrevê-lo...