segunda-feira, maio 21, 2012

Reflexão "Briosa"

Devo dizer que, pese embora as divergências entre clubes,fiquei satisfeito com a vitória da Académica na final da Taça de Portugal!
Desde logo porque o espírito de taça é isso mesmo, a imprevisibilidade do resultado, a possibilidade do teoricamente mais fraco conseguir agigantar-se e num jogo ser superior ao teoricamente mais forte.
Por outro lado porque entendo que quando Porto, Benfica ou Sporting perdem em ocasiões destas o futebol português avança…
Foi um triunfo justo.
Sem favores nem erros arbitrais.
Assente numa boa exibição academista, numa notável entrega ao jogo dos seus atletas, numa organização como equipa bem superior à do seu antagonista que pareceu sempre convencido que o valor individual dos seus jogadores (e o espalhafato do treinador…) acabaria por resolver o assunto.
Não resolveu!
E assim a Académica, na próxima temporada, estará presente na Liga Europa por mérito próprio e não graças a um conjunto de factores sobejamente conhecidos que impediram outros clubes melhor classificados na Liga de estarem presentes.
E aqui há uma nota a deixar.
Como se sabe o Vitória foi uma dessas equipas.
Essencialmente por força da queixa do clube argelino, credor de 600.000€ relativos á transferência de Soudani, junto da Fifa.
A direcção do Vitória não adivinhava, como é óbvio, este desfecho da final da taça.
Mas teve sempre como linha orientadora o cumprimento de outros compromissos financeiros urgentes (e alguns inadiáveis) em detrimento de gastar essa verba no pagamento ao clube argelino (que será feito não fiquem duvidas quanto a isso) por causa de um apuramento europeu que era apenas hipotético e não prioritário.
O tempo deu-nos razão.
Porque o sexto lugar não “dava” a Liga Europa.
Apenas abria uma “porta” dependente de terceiros.
E se tivéssemos optado por esse caminho hoje nem teríamos Europa nem liquidado compromissos vitais para a sobrevivência do clube.
Gostava agora de ouvir os comentários daqueles que no anterior contexto se apressaram a vir a público (quiçá fazendo uma já habitual “prova de vida”…) falar em “grande decepção” pelo não licenciamento para a Liga Europa e assacando responsabilidades à actual direcção.
Desconfio que vou esperar sentado.
Mas de uma coisa podem estar todos os vitorianos certos e este caso comprova-o amplamente:
A direcção eleita a 31 de Março não está no clube para tomar decisões fáceis, populares e demagógicas quanto baste.
Porque foi isso, entre outras coisas, que nos pôs neste “estado”.
Depois Falamos

16 comentários:

Anónimo disse...

Depreendo pelas suas palavras que, se o VSC se tivesse qualificado para a LE, através do 6º lugar no campeonato, não se classificaria por "mérito próprio"!?!?
Isto de quererem livrar a "pele" ao antecessor, dá para cada coisa... Já agora, tb se pode dizer que a actual direcção do VSC está em falta: tem um mês de salários em atraso... Isto está cada vez pior... não pelos actos mas pelo discurso do Sr. Luis Cirilo - não se percebe aonde quer chegar, com este constante "alimentar" da guerra social que o VSC vive. Foram eleitos para re-erguer o VSC, mas vive em constantes "piadas de mau gosto" para com aqueles associados que não acreditam em vocês. E sejamos claros: nenhum sócio do VSC poderá, depois da gestão de EMS, confiar cegamente em nenhuma direcção!! Falaremos na AG, temo que o SR. se tornará o elo mais fraco.

Anónimo disse...

Caro Dr. Cirilo, eu fui favorável à decisão da direcção em deixar e parte a opção UEFA, por tudo o que temos visto o Vitória não tem condições neste momento para pré-eliminatórias e tudo que isso traz atrelado, tais como viagens, pré-pré-época, etc.
Posto isto, estou à vontade para lhe dizer o seguinte: fico estupefacto como o senhor está sempre a procurar o confronto e a semear ódios e aversões entre quem tem opiniões contrárias! Continue assim que o seu "reinado" vai ficar perto... não pode andar o presidente a pedir união e o vice-presidente a promover a desunião !!

Afonso disse...

Para quem antes do jogo contra o Feirense ainda falava na hipotetica ida á Liga Europa, o Sr. Cirilo tem uma moral do caraças em falar dos outros.

Ricardo Jesus Cândido disse...

Que linda festa a Briosa proporcionou às gentes de Coimbra e ao futebol português.

Um abraço Academista.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Do seu comentário, tipico de alguns anónimos que por aqui vão aparecendo,aproveita-se a sua promessa de que falaremos na AG. Fico a contar com as suas questões.
Caro Anónimo:
Eu não procuro confrointos com ninguém embora também não os tema. E a prova é a publicação de alguns comentários.
Agora desiludam-se aqueles que acham que uma direcção do Vitória deve ser um saco de pancada de comentadores anónimos.
Esta não é.
Caro Afonso:
Tenho a moral de quem tem opiniões e não receia exprimi-las. Podia explicar mais do que isto mas não vale mesmo a pena.
Caro Ricardo Cândido:
Estou de acordo. Um dia faremos uma festa assim em Guimarães.
Um abraço vitoriano.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Subscrevo por inteiro os comentários sobre a grande vitória da Académica, que me deixou bem contente!
Quanto ao Vitória, parece-me lógico e racional, dada a escassez de liquidez, liquidar as dívidas mais prementes e as que colocavam mais em jogo. Tomara eu que os nossos (des)governantes tivessem o mesmo bom senso...

Anónimo disse...

Porque não aproveita os conselhos que lhe dão para ser mais moderado nas palavras? Tem todo o direito á indignação se considerar as criticas injustificadas, mas não se pode esquecer que é membro dos orgãos sociais do Vitoria. Nessa condição ha coisas que se podem pensar mas não se podem pensar. Assim como defende que certos assuntos não podem ser discutidos e atirados para a praça publica por parte da direcção não lhe parece também que as suas angustias não devem andar na praça publica?!!!
Se a AG servirá para esclarecer certas coisas também deveria servir para ser directo e franco com aquilo que considera estar mal no seio Vitoriano mas até lá talvez fosse boa ideia pensar na sua postura.

BDe

zpf disse...

Abraço, Luís! ZP

Anónimo disse...

Ja agora aqui vai um conselho:
Que tal convidar o Sr. Pinto Brasil a patrocinar a equipa B do Vitoria. Muita duvida se podia dissipar! Ao que recebemos este ano, 50mil euros ja não seria mau de todo, e daria para pagar a inscrição. Digo eu...

BDe

Ricardo Silva disse...

Em grande caro doutor!Por causa de mentes tacanhas e covardes(anonimos) é que o nosso clube esta assim!Esta é averdadeira prova que as mentalidades e filosofia têm de mudar,muito lixo tem que ser limpo!Continuem o bom trabalho,continuem com o vosso sentido de clube,continuem com a coerência que têm demonstrando,continuem!!!Não olhem para trás,ha muito velho do restelo que quer o vosso insucesso...... grande abraço desde st tirso pra todos os VITORIANOS que nao se importam com quem mas sim com o sucesso deste nosso GRANDE CLUBE!!!!!

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luís,

Por razões de amizade e familiares até fiquei contente com o resultado.
Mais ainda porque mostrou que a Taça é mesmo a competição mais inesperada e imprevisível de Portugal, sem vencedores antecipados! Fossem todas assim!

Mas também fiquei triste.
Por ver que a Académica ganhou uma Final onde o Vitória esteve no ano passado, com um resultado completamente diferente!
Por ver que mais uma vez um proscrito dos escalões de formação do Vitória (Helder Cabral) ganhou uma cmpetição sem ser pelo nosso clube!
Por ver em equipas mais modestas um jogador como o Marinho, a fazer um excelente campeonato e a ser decisivo na Taça. Eu sempre achei/disse que seria excelente tê-lo no Vitória, mas os nossos ex-dirigentes não tinham olho para o que de bom e barato havia em Portugal e iam buscar brasileiros duvidosos às carradas!

Felizmente, tenho a certeza que esta nova direcção fará extactamente o contrário e apostará mais na "prata da casa", como tem vindo a público! Parabéns! Assim, sim!
Abraço.

Anónimo disse...

Eugénio Queirós
Bola na área


Milo: um caso sério de negligência
22 maio de 2012 | 11:50
Colocado por: eugenio queiros



"O Vitória de Guimarães é hoje um clube que luta pela sobrevivência.

Deve-o a este homem.

Emílio Macedo conseguiu o que parecia impossível: aumentar o passivo de 8 para 22 milhões de euros, patrocinar uma causa de outro clube, prometer que pagava os ordenados em atraso e deixar a batata quente para a direção seguinte e ainda ser o responsável pelo facto de na próxima época o Vitória não participar nas competições europeias.

Por muito menos se pôs em causa a gestão de um homem que, durante 24 anos, dirigiu um Vitória que quanto mais não seja não se deixou ultrapassar pelo rival de Braga.

Vamos lá ver o que é que a atual direção vitoriana faz para apurar responsabilidades.

Estou curioso."

copiado do blog do geninho

Anónimo disse...

Foram uns visionários ao deixarem cair o recurso para a LE! (já agora, o recurso não custava assim tanto, apesar de concordar que nesta altura as migalhas também matam a fome)....

luis cirilo disse...

Caro Rui Miguel:
Aí está uma forma gira de ver as coisas.
Caro BD:
Obrigado pelo conselho.
Caro ZPF:
Abraço Zé Paulo.
Caro Anonimo:
Não devo comentar.
Caro Ricardo:
Obrigado.
Faremos o nosso caminho pode estar certo.
Caro Rui:
Sabemos o que temos de fazer e vamos fazê-lo.
Caro Anónimo:
Faremos o que tem de ser feito.
Caro Anónimo:
Sem comentários

OLHO DE AGUIA disse...

PARECE que aquilo que se diz e escreve não é o que se pratica,em vez da união dos vitorianos. correr com os vitorianos do clube que o são desde pequenos parece ser um trabalho que estas a levar a cabo que acompanhado com alguns amadores do futebol que levas te para trabalhar contigo,já conseguiste.

luis cirilo disse...

Caro olho de aguia:
O tempo em que o Vitória funcionava por cunhas acabou.
As pessoas que trabalham comigo são amadoras(como eu) é verdade mas apenas porque trabalham de borla para o Vitória.
E estamos lá para tomar decisões.
O que vamos continuar a fazer.