terça-feira, maio 08, 2012

Interrogações


Faço parte de uma geração no PSD que ainda é contemporânea de Francisco Sá Carneiro.
Que o ouviu em comícios, de quem leu livros e textos diversos,que o viu e ouviu  em entrevistas televisivas e radiofónicas.
Faço, portanto, parte de uma geração que nunca "digeriu" a tese de Camarate ter sido um acidente.
Fui um dos muitos milhares de portugueses que acompanhou o seu funeral pelas ruas de Lisboa e que partilhou da "vox populi" já lá bem presente e que apontava a queda do fatídico Cessna como resultado de um atentado e não de uma avaria ou outra causa natural.
Depois li milhares de páginas sobre Camarate.
Desde o livro de Augusto Cid ao de Ricardo Sá Fernandes passando por outros menos exaustivos na análise.
Integrei, enquanto deputado, uma das várias comissões parlamentares de inquérito a Camarate.
E não tenho hoje a mínima duvida(nunca tive em bom rigor) que Camarate foi um atentado.
Se visava Sá Carneiro, Amaro da Costa ou ambos pouco interessa para o caso.
Interessa é que morreram o primeiro ministro de Portugal e o ministro da defesa e ainda hoje o assunto é discutido sem a coragem elementar de uma conclusão oficial e definitiva.
Por isso considero no mínimo perturbante um depoimento que anda pela net, da autoria de um dos supostos implicados no atentado, em que conta pormenorizadamente todos os antecedentes de Camarate.
Dos envolvidos nacionais e estrangeiros à forma como tudo se processou.
Não sei qual a veracidade do documento, é verdade, mas lá que me parece convincente isso parece.
Mas estamos em Portugal.
E isso significa que nada se vai passar.
Para vergonha de todos nós.
Depois Falamos

12 comentários:

Anónimo disse...

Um senhor esse Sá Carneiro, um dos responsavéis pelo lindo caminho que este pais tomou, ele, o Mario Soares, Cunhal e também Freitas do Amaral serão talvez os rostos mais visivéis do grande salto em frente que o pais deu. Lembro quando ele apelidou de Chefe do Exercito de coupação de um pais estrangeiro, o Responsavél pelas tropas Portuguesas em Moçambique... um território que Durante 500 anos foi Português...também ele é um dos responsavéis pelo que aconteceu ao Ultramar.

Anónimo disse...

um homem q nada fez por Portugal, morreu e tornou-se um mito.

il disse...

Claro que nada se vai passar, senão lá ia mais um avião para o 'charco' -é que os boys não brincam em serviço....

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
Antes de mais gostaria se me permitisse comentar as afirmações acima, do anónimo das 10:12.
Pelos vistos este senhor desconhece que no tempo do Estado Novo, existia a chamada ala liberal que era composta por Sá Carneiro, Pinto Balsemâo, Miller Guerra entre outros cujos nomes de momento não me ocorrem.
Estes Homens ousaram lutar no terreno da Assembleia Nacional, confrontando sem medo nem tibiezas, os partidários do anterior regime.
Ao contrário de muitos outros que hoje se intitulam de progressistas, e que tomaram a atitude mais fácil, fugir para o estrangeiro vivendo à grande e à francesa, e que mais tarde tivemos todos que pagar a factura das suas hospedagens, em França e Argélia, aliás, como sabem, não há almoços grátis.
Não preciso de nomear os cavalheiros que usufruíram destas mordomias, mas a talho de foice, devo lembrar um que se intitulava de locutor da Voz de Argel, e que informava os rebeldes das nossas posições no terreno, quando dava-mos os melhores anos da nossa vida pela Pátria, contribuiu para que muitos de nós ficassem numa tumba, e outros regressassem estropiados para toda a vida.
Como se vê, caro anónimo, é preciso antes de mais analisar bem e saber discernir quem realmente foi responsável pelo estado a que chegamos. Seguramente, Sá Carneiro foi um dos menos culpados, e se há gente a quem devemos tirar o chapéu, ele é um deles.

Anónimo disse...

Agora comentando o seu post, devo dizer que acreditei sem qualquer dúvida no dia do atentado, que aquele acto tinha sido premeditado e executado ao pormenor por gente profissional e sem qualquer escrúpulo. O que é relatado pelo responsável, pelos vistos mais bem colocado nos meandros da política, e os indivíduos que ele nomeia, são dados que só uma pessoa altamente profissional, e com conhecimentos excepcionais de redes ligadas ao crime consegue saber e o meio onde se move.
Creio que a Justiça portuguesa tem aqui material de qualidade para levar toda essa gente envolvida a julgamento, e punir severamente os seus responsáveis, sem prejuízo de ter expirado o prazo legal.

Cps

S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sugiro-lhe que estude a História de Portugal. Está redondamente enganado.
Caro Anónimo:
Desculpe mas está completamente errado. FCS fez muito por este país.
Cara il:
Somos um pai triste. E de tristes.
Caro S Guimarães:
Estou inteiramente de acordo consigo. E constato que 32 anois depois de morrer FSC ainda incomoda alguma gente.

Anónimo disse...

Essa de comparar S.C a M.S e a A.C. nem ao diabo lembraria.
Mas uma coisa é certa S.C. ajudou a abrir a Caxa de Pandora e acabou, infelizmente para ele e para o País, assim coma A.A.C. por ser trucidado pela revolução.
Passados tantos anos com os responsáveis impunes (porquê?) é uma das provas do estado miserável a que chegou este País que já foi respeitável.
Da Costa

Anónimo disse...

Caro Cirilo, estudo e muito a história de Portugal, não o faço é pelas vozes encomendadas. Qual foi o papel da Ala Liberal? Oposição ao regime? Ok admito, mas eles eram eleitos pelo povo? Ou eram, fruto de uma teia de compadrio, nomeados pelo próprio regime? Curiosamente ou não todos eles ocuparam lugar de destaque no Portugal Pós 25 de Abril. Não chegou Sá Carneiro a distribuir terras, retiradas aos seu donos aquando da Reforma Agrária no Alentejo? Qual foi a defesa que o mesmo fez do Ultramar? Dos Portugueses que foram abandonados pelo pais? Nada tenho contra Sá Carneiro tenho sim, contra o PSD, uma vez que tem na actual crise em que o pais está mergulhado tantas ou mais responsabilidades que o PS. Graças a esses Srs. tive que emigrar, tal como eu milhares de Portugueses... infelizmente em vez de ter estudado, deveria isso sim, ter entrado para o "sistema" um cartãozinho de filiação partidária teria sido bem mais util que o canudo.

Anónimo disse...

Claro que fez muito...mas somente para alguns, dizer que fez muito por este país, ou nasceu na decada de 80 ou tem desconhecimento profundo sobre a politica ca em portugal....
Como sei que vc nao nasceu na decada de 80.........

luis cirilo disse...

caro Da Costa:
Não foi a revolução que "trucidou" FSC. Foram criminosos.
Caro Anonimo:
Creio que está a misturar uma séries de coisas. Porque em todas as frentes em que esteve empenhado sempre FSC lutou pela democracia e pela liberdade. bem mais do que alguns paladinos que por aí andam.
Nos ultimos 16 anos o PSD governou tres e meio. mas na sua opinião tem tantas ou mais responsabilidades que o PS no estado do País.
Estou esclarecido.
Caro Anonimo:
Nem nasci nos anos 80 nem tomo chazinhos embora goste imenso de chá.

Anónimo disse...

Nem vc nem eu tomo chazinho...muito menos vindo de vc ou deste blog...mas eu gosto deste blog, por vezes torna-se divertido.... :D

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Bom proveito...