quarta-feira, maio 30, 2012

Novo Ciclo

Com a apresentação de Luiz Felipe como treinador da sua equipa B o Vitória define na totalidade os seus quadros técnicos para o futebol e dá início um novo ciclo da sua vida desportiva.
Com efeito, e pela primeira vez na sua História, o clube vai ter duas equipas profissionais a disputarem os principais campeonatos do futebol português.
É um desafio tremendo.
Um clube com as fragilidades financeiras conhecidas, um mercado publicitário em recessão permanente, valores médios salariais no futebol nacional claramente acima da realidade transformam a opção de inscrever a equipa B numa aposta de elevadíssimo risco.
Mas que foi ponderado.
E concluiu-se que valia a pena arriscar.
Em nome da coerência de princípios (tinha sido um compromisso assumido em campanha eleitoral) mas essencialmente para garantir o futuro do clube que passa pelo aproveitamento dos jovens talentos da formação.
O Vitória tem de ser sempre um clube formador/utilizador/vendedor.
Só assim garantiremos a nossa sustentabilidade financeira e conseguiremos criar equipas estavelmente competitivas que nos permitam lutar pelos lugares a que estávamos habituados e pelos troféus que ainda não temos.
Agora há um “mundo” de coisas para (continuar a) fazer.
Preparar o plantel da equipa A e o plantel da equipa B para daqui a um mês estarem em condições de iniciarem a pré temporada com o formato mais aproximado possível do que será a sua formação final.
Aquisições, dispensas, renovações e tudo o mais que implica a constituição de um plantel só que agora a …dobrar.
Trabalhar o mercado publicitário para garantir a “sponsorização” das duas equipas e tanto quanto possível com uma linha comum de patrocínios.
Preparar o estádio, essencialmente o relvado, para duas equipas com a sobrecarga de jogos daí inerente.
Adaptar os balneários do complexo desportivo para a coabitação de duas equipas profissionais que muitas vezes terão de trabalhar em simultâneo.
Definir o tipo de organização de jogos da equipa B dado que, em princípio, só serão necessárias duas bancadas do estádio para a assistência aos seus jogos embora fosse óptimo que todas eles fossem precisas.
Reforçar os quadros de apoio logístico dado que a equipa B, que é profissional como a A, vai necessitar do mesmo enquadramento seja em termos médicos, de transporte, de rouparia, etc.
Acredito que com muito trabalho, e a sensatez e racionalidade necessárias, vamos conseguir.
Rui Vitória e a sua equipa técnica dão todas as garantias de um trabalho sério e competente à medida das necessidades do clube e da aspiração dos adeptos.
Luis Filipe e a sua equipa técnica são “gente da casa”, conhecem muito bem o Vitória e sabem qual a missão que lhes está confiada.
Vão trabalhar com jogadores que conhecem muito bem, que já treinaram na formação, e saberão proporcionar-lhes uma evolução adequada para a sua plena utilização na equipa principal.
Flávio Meireles como director do futebol traz às duas equipas o conhecimento da casa, a experiência de quem percorreu todos os patamares dentro do clube, as competências necessárias ao bom exercício da função.
No futebol de formação, a base de todo o trabalho, Rui Leite e os seus colaboradores tem já concluído o quadro de treinadores para a próxima época de molde a um início de trabalhos devida e atempadamente planeado.
E tudo isto, desde a nomeação de Flávio Meireles á renovação de Rui Vitoria, passando pela contratação de Luis Filipe e pela definição do quadro de treinadores da formação feito de forma discreta e sem fugas de informação relevantes.
É uma primeira marca do “novo” Vitória que aí vem.
Estou certo que os adeptos saberão compreender, e apoiar, todo este esforço que está a ser feito pela direcção do clube no sentido de ao mesmo tempo que resolve os tremendos problemas que herdou conseguir construir duas equipas profissionais competitivas e que representem bem o Vitória.
De hoje em diante, e no que ao futebol toca, todos teremos de ser vitorianos a “dobrar”.
Apoiando as equipas, acarinhando os jovens talentos, percebendo as limitações com que os grupos de trabalho foram construídos, acreditando na valia dos nossos treinadores e das suas equipas técnicas.
Eu sei que vamos conseguir.
Depois Falamos

26 comentários:

VITORIANO DE FAFE disse...

estou a gostar deste novo ciclo do nosso VITÒRIA!so de lamentar o dia de ontem na apressentação do Luis Filipe,nos os socios com as cotas em dia,termos sido obrigados a abandonar a sala de imprensa,fiz 25km para ficar a porta da apressentação!os socios e so para os jogos?

jose machado disse...

Boa tarde Caro Luís Cirilo

E porque não uma campanha de angariação de novos sócios, em que cada sócio preponente de um novo sócio, teria desconto de uma cota.
Penso que uma campanha bem feita no início de época, poderia ter como obejetivo os 35.000 sócios.
Todos somos VITORIA. Todos temos obrigação de contribuir.

Ricardo Silva disse...

Caro Luis Cirilo,tenho acompanhado o vosso tremendo trabalho e posso-vos garantir que a continuar esta vossa filosofia,vocês estao na eminencia de criar um monstro...Um monstro chamado SENTIMENTO VITORIANO!Sinto que a vossa filosofia para este novo VITORIA vai vingar completamente no seio dos nossos adeptos!Porque é disso que se trata,que alguem nos devolva o nosso orgulho no nosso amado EMBLEMA!!!Continuem o excelente trabalho e não temam os "velhos do restelo" nem o poder instituido na comunicação social,pra esses todos estaremos cá nós,os adeptos!Abraço

Anónimo disse...

Boa, acredito que a maioria dos verdadeiros sócios/vitorianos, se fizerem um pequeno esforço, arranjaram mais um sócio.
Basta "puxarem" um amigo ou um familiar.

Fábio Silva disse...

Para já estou muito contente com esta direção, a tumar boas deciçoes e a fazer um óptimo trabalho.
há que continuar a melhorar e certamente quem hoje aponta o dedo, amanhã baterà palmas.
Uma pergunta há parte Sr Luís Cirilo, o vitória vai continuar a ser "vestido" pela lacatoni?

miguel silva disse...

A direcção tem feito um bom trabalho. O projecto da equipa B é uma excelente ideia. Nada melhor para um Vitoriano que ter, no mínimo, dois jogos do Vitória por semana! E com os problemas financeiros em vias de ser resolvidos voltamos a ter esperança no futuro do Vitória! Isto significa que além das questões administrativas, a direcção está a cumprir a sua função também ao nível da motivação.

Anónimo disse...

e o resto.........e o resto.....

Anónimo disse...

Sócios impedidos de assistirem à apresentação do treinador? Qual é o problema? Claro que não devem assistir! Os sócios não são jornalistas e não se pode correr o risco de o clube ter uma sala cheia de sócios "moldando" o clima... Se isso fosse possível, algum sócio ainda começaria a fazer perguntas.....

Anónimo disse...

os socios são muitooooooooooooooooooooooooooooooooo mais importante que os jornalistas, mas incomparavel !!!
Caro LC desculpe o que vou dizer.
A comunicaçao social que vá a merda, só sabem dizer mal do vitoria, para eles tinha a rua para assistirem

Pedro disse...

Boa tarde,
A entrevista dada pelo Júlio Mendes ao diário A Bola é uma pressão desavergonhada sobre os sócios.
O sr. que tanto se opôs a este tipo de discurso vai ter de agora de subscrevê-lo. Já viu como é a vida.......

Já agora, se o clube está assim tão mau, ninguém vai ser responsabilizado? Onde pára o dinheiro? Gastou-se! onde? com quem? Quem recebeu? Quem pagou??
Vamos ser clarificados na Assembleia?
Parece-lhe bem que o antigo director geral de Emílio Macedo, um sportinguista, principescamente pago, que resolveu ir para Liga de Clubes pouco antes da anterior direcção cair,seja agora assessor de Júlio Mendes?? Só falta o sr. ir buscar o ex-padeiro para o auxiliar na condução do futebol.

No entanto, gostaria de realçar a excelente notícia da criação da euqipa B, bem como, do Treinador, o homem certo.

Abraço

Anónimo disse...

sócios na bancada, jornalistas na sala de imprensa. não se percebe como é que não se percebe uma coisa tão simples!

luis cirilo disse...

Caro Vitoriano de Fafe:
Conferências de imprensa são isso mesmo. Para os jornalistas.
Caro josé machado:
É uma boa ideia.
Caro Ricardo:
Obrigado pela spalavras e pelo incentivo. é para criar ese "monstro" que trabalhamos todos os dias.
Caro Anónimo:
Exactamente.
Carp Fábio:
Obrigado pelas suas palavras. Quanto à pergunta a resposta é sim.temos mais um ano de contrato.
Caro Miguel Silva:
É verdade o que diz. E os vitorianos motivados são imparáveis.
Caro ANónimo:
Qual resto?
Caro Anónimo:
as conferências de imprensa são para os jornalistas.
Caro Anónimo:
Não é esse o nosso conceito. No jornalismo como nas outras profissões há de tudo.
Caro pedro:
A unic pressão é a verdade contida na entrevista do presidente. e não vale a pena fazer flores em volta disso. Quanto ao resto ainda bem que gostou da opção Luiz Felipe. Eu também acredito muito no seu trabalho.
Caro Anónimo:
pois...

PEDRO disse...

NOVO CICLO ????? Deixa me rir.....! Vao manter a mesma linha e as mesmas ideias a nivel técnico e falam em novo ciclo!? A linha a nivel técnico que se mantém há mais de 20 anos vai se manter, a ideia de jogo ( futebol directo ) vai se manter. Será que vocês nao reparam nisso??? Será que vocês nao pensam um bocado e questionam se quais sao as razões de o VITÓRIA nao formar jogadores criativos ( medios ofensivos, ponta de lanças, extremos, etc ). Já reparam que nos ultimos 20 anos de jogadores do meio campo( de nível) para frente so o PEDRO MENDES é que se conseguiu formar!!! E porque ???? Porque ha uma ideia de jogo instalada e criada pelo MANUEL MACHADO, EMÍDEO MAGALHAES, em que os seus disciplos todos ( os LUIS FELIPE, os PROFESSORES todos em geral ) seguem há regra. Vocês metem isso na cabeça de uma vez por todas! Já chega de andarmos a dormir! Andaram a falar do BARCELONA como exemplo e agora vao estruturar o clube a nivel técnico de uma forma totalmente oposta ao BARCELONA!!!Você por acaso conhece a estrutura técnica do BARCELONA a todos os níveis ????? Então analise bem tire as suas conclusões. Mas é muito fácil de chegarmos a uma conclusão: O BARCELONA só começou a formar bons jogadores e consequentemente a ter sucesso desportivo quando JOHAN CRUYFF ( ex jogador e nao preparadores fisicos ) incorporou uma filosofia em que a nivel técnico quem manda sao aqueles que têm experiencia consequentemente mais competencia ( os ex jogadores do clube: JOHAN CRUYFF, CARLES RECHACH, SERRA FERRER, e mais recentemente : GUADIOLA, GUILLHERMO AMOR, SERGI, OSCAR GARCIA, etc ) a nivel técnico. Esse é o segredo da organização do barcelona. COMPETÊNCIA A NIVEL TÉCNICO! Agora no VITÓRIA quem mandam sao os professores, aqueles que muitas vezes vao para universidade e leem um ou dois livros e ja se sentem capazes de ensinarem alguma coisa aos miudos e aos graudos. São os professores que vao transmitir a mistica do VITÓRIA que vocês tanto querem ???? Mas quem sao eles e que experiência têm para isso??? Enfim... Nao me vou alongar, desde já elogiar o trabalho a nivel financeiro desta direção, trabalho muito dificil, e mostrar o meu desagrado pelas opçoes estruturais a nível técnico que o clube tomou e toma há mais de 20 anos e que infelizmente tao pobres resultados nos deram. É só a minha opinião como apaixonado deste desporto e deste grande clube, que nao é so maior ainda porque tem cometido erros atrás de erros a nivel técnico e que levaram uma situação drámatica a nivel financeiro. Revolta me um bocado ver o nosso clube cometer sempre os mesmos erros sucessivamente, ano após ano, década após década.... Saudações vitorianas

PEDRO

OLHO DE AGUIA disse...

caro luis
hoje na assembleia estive a lutar por esse projecto mas acho que foi o meu ultimo acto como VITORIANO,mas ao saber uma noticia de que voces estão a cortar o ADN vitoriano a premiar a incompetencia.irei pessoalmente entregar te os cartões da minha familia e as cadeiras,pois podem estar a fazer falta aos novos. estou triste contigo com a direcção porque tem muita gente minha (amiga)mas as decisões são para tomar quando são precisas.

Anónimo disse...

Caro "Sr. Olho de Águia" é por pessoas como o Sr. que o Vitória chegou ao ponto que chegou.
O Vitória está acima de tudo, de decisões melhores, de decisões piores. Os "Verdadeiros Vitorianos" esses dizem sempre presente mesmo nos momentos mais difíceis! Não entregam cartões, mas juntam-se à luta...por isso só lhe posso dizer que Vitorinos não fazem falta ao nosso clube! Que venham mais oito, que não estejam agarrados aos interesses pessoais, mas que sobreponham o Vitória acima de tudo...esses são os que precisamos.

Ana

VITORIANO DE FAFE disse...

Caro olho de aguia,um verdadeiro VITÒRIANO não desiste nunca!
Caro Luis Cirilo,as comferencia de imprensa sei que são para os jornalistas,mas os sócios podiam e deviam assistir, se essa fosse a vontade dos sócios com o devido respeito claro!

Francisco disse...

Concordo com a sua visao e deixo aqui alguns jogadores que colmatam as posicoes desfalcadas no plantel A: Defesa-esquerdo (Tiago Gomes/Nelson Pedroso), Medio-centro (Oliveira/Diogo Cunha) e Avançado (Buval)

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Discordo completamente da sua opinião quanto aos técnicos.
Até lhe digo mais: creio que com Rui Vitória e Luiz Felipe (e restantes técnicos) estamos muitissimo bem servidos e prontos a iniciar um novo ciclo em termos de organização do futebol vitoriano. Não percebo ,pois,que a um Més de inicio dos trabalhos já venham criticas dessas. Até porque pela primeira vez em dezenas de anos vamos ter de facto uma forte aposta na formação.
Caro olho de águia:
Não posso estar mais de acordo. As decisões são para tomar quando são precisas. É o que estamos a fazer. Há opções desagradáveis para alguns?
Há.
Haverá aqui ou ali alguma injustiça?
Provavelmente.
Mas o Vitória está acima de tudo isso.
E as pessoas que comigo trabalham são vitorianas e farão tudo para servirem bem o clube.
Eu, sem culpa nenhuma,já tive graves problemas por causa de noutro tempo ter sido dirigente. E pese embora isso jamais me passou pela cabeça deixar de ser sócio e apoiar o clube no que posso.
Repito: o Vitória está acima de tudo.
Caro Anónimo:
É o que eu acho.
O vitória está acima de tudo. Seja de dirigentes seja de associados.
Caro Vitoriano de Fafe:
Respeito a sua opinião.
Mas as conferências de imprensa não são um espectáculo desportivo. E diz-nos a experiência que abri-las aos sócios nem sempre foi boa ideia.
Caro Francisco:
Obrigado pelas sugestões.

Anónimo disse...

eu tenho gostado do trabalho desta direcçao, mas ja chega de ajudarem á falta de uniao, aceitem que haja vitorianos que pensam de maneira diferente e não os insultem por isso, o meu caro sabe bem do que digo, vamos acabar com isso de vitorianos e votorinos !!

Façam tudo para que daqui a 3 anos possam dar uma estalada de luva branca a todos os que discordaram de voçes. Por favor vamos acabar com isto, deixe cada um pensar o que quizer sem o criticar ou julgar ou por o seu vitorianismo em causa.... força vamos tornar o vitoria maior !!! O senhor tem tudo para ser um grande dirigente, só tem de aprender um bocadinho em dar a outra face entende, o silencio por vezes vale ouro, diga isso tb a palmira, pois ela explode com muita facilidade e para um dirigente isso nao fica nada bem.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sinceramente não me pesa a consciência quanto a insultar quem discorde de mim. Este blogue tem sido ao longo dos anos um espaço de tolerância e de convivência com a critica. E assim continuará a ser. Eu não ponho o vitorianismo de ninguém em causa apenas conhecendo por dentro a tremenda situação do clube custa-me ver a insensibilidade com que alguns se referem aos problemas do Vitória.
Agradeço sinceramente os seus reparos que são imbuidos de vitorianismo sem qualquer duvida.

PEDRO disse...

Resumindo a minha opiniao anterior o que eu questionei foi a contradição entre o grande exemplo( BARCELONA ), e muito bem!, dado pelo senhor na campanhã e agora os perfis dos técnicos escolhidos por vocês. E como conheço muito melhor do que senhor os técnicos e as suas ideias de futebol foi por isso que questionei. Sr CIRILO sabe o qual é o problema? É que vocês nao têm nem sabem em que critérios técnicos devem escolher os técnicos, nem sabem que filosofia em termos técnicos querem para o clube ( é o ESSENCIAL ), portanto tendo em conta a sua resposta eu nao vou me alongar mais neste assunto, visto reparar que você nao tem conhecimento técnico para discutirmos isso. Mas como vice presidente para futebol, devia se calhar informasse mais em termos técnicos para também poder avliar ou entao aconselhar se com quem tem conhecimento ( nao se fie muito nos professores porque nao têm experiência nenhuma em termos de futebol de alto nível ). É só a minha humilde opinião de quem tem conhecimento das organizações de alguns clubes de sucesso, e que apercebe se de que nao vai haver mudanças a nível técnico ( principal falha do clube desde sempre ) no clube. Falando em linguagem futebolística o que vai acontecer vai ser o de sempre: O FUTEBOL FISÍCO VAI SER PRIVILEGIADO EM RELAÇÃO AO FUTEBOL TÉCNICO! Isto é o maior erro que se pode cometer num clube que se quer formador de talentos. É por isso que nos ultimos 20 anos so se formou um jogador de nivel do meio campo para frente. PEDRO MENDES! Pense nisso e faça essa pergunta a si mesmo ...! Porque!

PEDRO

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Tenha quem tiver os tais conhecimentos técnicos é a mim que compete escolher (com a concordância do Presidente) os treinadores das equipas profissionais.
E por isso renovei com o Rui Vitória e fiz regressar o Luiz Felipe.
Porque sei o que quero para o futebol do Vitória.
E o que quero não é nada disso que diz.
Pelo contrário; o tempo em que o tamanho contava acabou no Vitória. Agora é a qualidade pura que vai contar.
E,deixe-me que lhe diga,acho-o com teorias demasiado especulativas para um projecto desportivo que não conhece na totalidade.
E que foi longamente reflectido e aprofundado.

PEDRO disse...

Caro LUIS CIRILO é essa mudança de filosofia que eu também defendo para o clube, agora acho muito estranho incorporarem técnicos completamente desajustados a essa mudança, ou seja, técnicos que são conhecidos por defenderem claramente uma filosofia que existe no clube há muito tempo.É isso que me causa uma certa incerteza no vosso projecto desportivo. Acho um bocado contraditorio! Outra coisa que me parece evidente, é que so é positivo para o clube existir discussão em relação a estas questões e acho que o clube é que ganha com isso, porque discute se muito área financeira do clube, mas tão importante ou mais é discutir a parte técnica do clube e a sua filosofia técnica. Muitas vezes essas questões são esquecidas e são os aspectos mais importantes para o sucesso do clube. Quanto ao resto continuem o vosso trabalho que ate agora tem sido positivo, vai ser difícil mas vamos sair deste buraco que nos meteram.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
vamos dar tempo ao tempo e a oportunidade aos técnicos de exprimirem a sua filosofia de jogo.
È mais que justo que assim seja.

PEDRO disse...

Oh Sr CIRILO ja andam a experimentar há 20 anos!!!! A filosofia é a mesma e vai continuar a ser igual. E o clube com isto está como está. Enquanto vocês valorizarem muito os professores em detrimento de outras pessoas com mais experiencia de futebol profissionaL, mais experiencia de VITORIA, mais experiencia de futebol de alto nivel, com capacidade para tambemm passar a tao comentada mistica do VITORIA, nao vamos chegar lá! Os outros clubes de sucesso a nível de formação souberam como fazer, nós andamos a dormir há 20 anos e pelos vistos vamos continuar a "papar sono". Eu sei de gente que anda na formaçao que nem gostavam de futebol!!!! Imaginem ao que isto chegou!!!! So porque tiraram um curso de educaçao fisica, pronto ja estao capacitados para serem treinadores!!!! Estou farto que brinquem com o meu VITORIA.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
É a sua opinião que respeito.
As opções estão feitas agora aguardemos pelos resultados