quinta-feira, maio 24, 2012

36 Anos Depois

Um destes dias, procurando qualquer outra coisa, peguei nesta fotografia que guardo com muito carinho de há 36 anos a esta parte.
É de uma equipa de juvenis do Desportivo Francisco de Holanda (actual Xico Andebol) da qual fiz parte e que se sagrou campeã regional em 1976 em compita com clubes conhecidos como o Vitória, o ABC ou o Sporting de Braga para só citar alguns dos mais tradicionais.
E olhando para aqueles rapazinhos de há 36 anos (com excepção do senhor Alves que já era um …senhor) fiz uma pesquisa de memória pelo paradeiro actual de todos eles constatando que uns perdi-os de vista há muitos anos e a outros vou-os vendo por aí de vez em quando.
De cima para baixo e da esquerda para a direita:
O professor Manuel Machado, hoje treinador de futebol com várias passagens pelo Vitória, é uma figura sobejamente conhecida.
O Luis Antero, filho, neto e pai de vitorianos, vou-o encontrando com alguma frequência especialmente nos estádios onde o Vitória joga.
O Carlos Ruivo, de todos eles aquele que conheci primeiro ainda crianças, infelizmente faleceu bastantes anos atrás.
O Hernâni Guimarães, um dos maiores entusiastas do andebol que conheci, ainda hoje vou encontrando por Guimarães.
O Chico Jordão, que não vejo há mais tempo do que eu próprio admitia, vive na Póvoa de Varzim.
O Carlos Jordão, que também conheci ainda crianças e que fui encontrando e desencontrando ao longo dos anos, vive em Luanda.
Mantemos algum contacto via facebook.
O Chico Quintas perdi-o de vista vai para uma dúzia de anos, talvez mais.
Se bem me lembro da última vez que estive com ele fiquei com ideia de que vivia em Felgueiras.
O nosso director, Sr. Alves, fui-o encontrando ao longo dos anos mas em boa verdade há já alguns que não o vejo.
Provavelmente ter-se-á reformado e deixado de frequentar alguns locais onde era comum vê-lo no seu dia a dia.
O Quim Zé anda por aí.
Vou-o encontrando….
O Berto Fernandes a mesma coisa.
Continua a freq uentar, penso eu, os mesmos espaços dos tempos a que esta fotografia reporta.
O Olímpio é um caso curioso.
Tinha um irmão gémeo (o Chico) que jogava no Académico de Guimarães e os jogos entre as duas equipas eram sempre “picadinhos”.
Até entre eles.
Eram (e são espero) os gémeos mais diferentes que me lembro de ver; estatura, fisionomia, feitio, forma de jogar (o Olímpio era canhoto e o Chico destro) em tudo eram diversos.
Curiosamente, e dado sermos vizinhos na Quintã e irmos e virmos juntos de e para os treinos, era com o Olímpio que tinha maior proximidade nessa equipa.
Por razões profissionais do pai, se bem me lembro, foram viver para Bragança dois ou três anos depois desta fotografia ter sido tirada.
Não o vejo há mais de trinta anos.
Curiosamente o irmão, o Chico, encontrei-o há alguns anos numa deambulação politica pelo distrito de Bragança no âmbito de uma campanha eleitoral.
O Chico Zé também o fui perdendo de vista.
Teve uma carreira de algum sucesso como treinador de andebol mas há já bastante tempo que não o vejo nem ouço falar dele.
Nem sequer sei se ainda vive em Guimarães.
O Rui Maia vejo com alguma regularidade embora de muito longe a muito longe.
Mas continua a ser o mesmo vimaranense, vitoriano e “escolar” de sempre.
O Miguel Matos era, seguramente, o que tinha melhores genes andebolísticos de todos nós.
Casado com a Paula Ferrão (também ela praticante de andebol e Ex presidente do Xico Andebol) esteve sempre ligado ao clube em funções directivas.
E é pai de dois dos melhores andebolistas (daí os genes..) portugueses da actualidade.
Um a jogar no Sporting e o outro no Madeira Sad.
Depois de ambos terem contribuído, ao serviço do Xico Andebol, para a conquista da taça de Portugal que tanto honrou o clube e Guimarães.
E aí está, como ao procurar outra coisa encontrei esta velha fotografia que tão boas memórias me trouxe de amigos com quem partilhei grandes momentos desportivos.
Depois Falamos

P.S. Nesta fotografia faltam duas pessoas que também tinham muito a ver com esta equipa.
Infelizmente ambos já desaparecidos.
Bernardo Barreira, ao tempo presidente do clube, e Almor Vaz um dos “pais” do andebol em Guimarães e que nessa época treinava a equipa sénior e supervisionava os outros escalões.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tudo no "velhinho" agora "novinho" Pavilhão do Inatel.
Foi lá que tudo começou, o desporto vimaranense explodiu naquela casa.
O Inatel, criou modalidades em Guimarães, e agora, quem diria, contribui para que Guimarães seja em 2013 Cidade Europeia do Desporto!

J.Pedro

luis cirilo disse...

Caro J.Pedro:
O desportoi em Guimarães deve muito aquele pavilhão. Foi a grande oficina durante muitos anos.

lourenço lima disse...

Exactamente, o MITICO Pavilhão da Inatel foi sem dúvida a casa de muita gente. Muitos foram aqueles que lá passaram, quer a jogar Andebol, Voleibol e Basquetebol. também eu por lá passei, quer como atleta e posteriormente como Dirigente da secção de Voleibol do Desportivo Francisco de Holanda. Foi neste grandioso clube que me fiz homem e me preparei para a vida. Ao DFH e ao voleibol eu devo muito daquilo que sou hoje. relativamente ao nomes aqui citados lembro-me bem deles, sobretudo dos gémeos Olimpio e Xico, ambos colegas do Liceu da minha prima Ginha, que hoje vive na Ilha do Pico, Açores. O Olimpio era um grande jogador, muita técnica, com uma esquerda fabulosa. Pena foi a sua ida para Bragança, pois o Andebol vimaranense ficou mais pobre um pouco. Como é bom relembrar o nosso passado, quando ele é repleto de momentos inesqueciveis.

Luis Filipe disse...

36 anos????parece mentira.
Mantenho contacto com a maioria apenas do Olimpio nada sei.
Ainda agora quando quero ter momentos de verdadeira camaradagem lá vou ao velho Meia-noite onde com certeza alguém encontro.Pode ser o Berto o Quim Zé o Chico-Zé como o Manuel Machado mas também outros que não fazendo parte desta foto são meus bons amigos do Andebol.
Não posso esquecer nunca o Carlos e o Martins que já faleceram.
Para terminar e não leves a mal mas todos ou quase todos mantivemos os hábitos de poiso habitual quem não aparece és mesmo tu.
Um abraço para todos.
Luís Antero

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, deixo-lhe aqui apenas uma pequena informação. O seu ex-colega Chico Zé é atualmente professor de Ed. Fisica na Escola Secundária Francisco de Holanda. E o que é caricato é que aquele cabelo todo que ele tinha nessa foto caiu AHAH :)

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Bons e saudosos tempos.
Que não voltam e já foram à demasiado tempo...
Caro Luis:
Tens toda a razão.
Aos anos que não vou ao "nosso" Meia-Noite onde "estagiavamos" para os jogos. Depois a descompressão era no "La Coupole" com umas cervejas, uns bifes raspados e umas francesinhas especiais.
Infelizmente alguns amigos,como os que citas,já não estão entre nós e para isso não há mesmo remédio.
Um destes dias reapareço pelo nosso centro de estágio.
Caro Anónimo:
obrigado. Mas de facto não o vejo há anos