sexta-feira, maio 04, 2012

O Carimbo do Destino


Publiquei este artigo no site "Top Futebol"

O futebol encerra curiosidades perfeitamente inexplicáveis e que de alguma forma contribuem para o enorme sortilégio que rodeia o desporto mais popular de todo o planeta.
Veja-se, a título de exemplo, o espantoso facto de vinte e quatro anos depois de um assunto que fez furor na época (o então chamado caso N’Dinga) os dois clubes protagonistas voltarem a encontrar-se numa situação delicadíssima para um deles.
Por sinal o mesmo.
A Académica.
Recordemos o passado para contextualizar o presente.
A época de 1987/1988 correu particularmente mal a Vitória e Académica que acabaram o campeonato em lugares nada compatíveis com o seu historial, prestigio e relevância no futebol português.
Muito especialmente o Vitória que na época anterior, com uma equipa de sonho, tinha alcançado um terceiro lugar no campeonato que soube a pouco tal a qualidade do futebol evidenciado.
Mas nessa época, com várias trocas de treinadores à mistura (inclusive um que esteve em Guimarães e se transferiu para Coimbra e terá tido alguma responsabilidade no referido “caso”) os dois emblemas chegaram ao fim do campeonato em posições que valeram ao Vitória um valente susto e à Académica a descida de divisão.
Pela simples razão de no terreno de jogo não terem alcançado os pontos necessários à manutenção.
Essa é a única e exclusiva razão da descida de escalão dos academistas.
Mas então como hoje, vá-se lá saber porquê, um estranho complexo de superioridade assolou a Lusa Atenas e os dirigentes academistas de então (por sinal muito parecidos com os de hoje nas atitudes) “decretaram” que não podiam descer de divisão e trataram de arranjar um bode expiatório para o problema.
E nasceu o “caso N’Dinga”.
Em que os dirigentes da Académica alegando uma inscrição irregular do zairense ao serviço do Vitória, com argumentos pitorescos como a falsificação de um carimbo entre outros, pretendiam que fossem os vimaranenses a descer e não aqueles que nos relvados não tinham demonstrado o valor suficiente para continuarem no primeiro escalão.
O assunto, depois de enorme polémica, acabaria nos tribunais onde se arrastou durante quase vinte anos até uma decisão ainda hoje alvo de recursos.
Fruto dessa descida a Académica “penou” mais de uma década no segundo escalão enquanto o Vitória se manteve na primeira divisão até à fatídica época de 2005/2006 em que desceria perante o enorme júbilo dos academistas demonstrado de várias formas ao longo desse ano.
E desde o regresso do Vitória ao primeiro escalão, logo na época seguinte, que os jogos entre ambas as equipas ficaram sempre marcados por alguma tensão entre adeptos e dirigentes sendo que nessa matéria o actual presidente da Académica foi sempre muito mais acintoso em relação ao Vitória do que qualquer dirigente vitoriano em relação ao emblema coimbrão.
Desde considerar que o lugar do Vitória era na 2ª divisão (anos atrás) até às deselegantíssimas declarações do passado domingo sobre “clubes que que querem ser grandes mas recorrem a PEC’s” (cuspir para o ar ás vezes tem nefastos efeitos…) em nada o líder academista tem contribuído para um ambiente desanuviado entre os dois clubes.
Facto aliás agravado pelo preço dos bilhetes do Académica-Vitória desta época os mais caros de todos os jogos disputados no estádio cidade de Coimbra na presente Liga se não está em erro.
Quis o destino, malandro que é, que os dois últimos jogos do Vitória no presente campeonato sejam com Feirense e Académica precisamente os dois maiores candidatos a acompanharem o União de Leiria na descida de divisão.
Ou seja o Vitória terá um papel importante na decisão de quem vai descer.
O que só se saberá, tudo o indica, depois do Vitória-Académica da última jornada.
E por isso é bom que os dirigentes da Académica se vão convencendo que, caso as coisas lhes corram mal, só podem culpar o destino para além deles próprios.
Desta vez nenhum carimbo lhes servirá de desculpa.

6 comentários:

Anónimo disse...

O destino tem destas coisas. Tal como no futebol, a nossa própria vida é um manancial de surpresas, tanto podemos estar por cima, como de repente e sem qualquer explicação estamos a um passo do abismo. Há gente que nunca aprende por muitos ensinamentos que a vida lhes dê. Ainda falando em futebol, convinha que alguns clubes se mentalizassem, que pelo facto de hoje estarem atravessar momentos de euforia, não se esquecessem que o nosso Vitória já atravessou um ciclo extraordinário de cerca de uma década, e hoje tem os problemas que tem.
Ninguém está imune ás crises, ainda que se julguem protegidos por bom desafogo financeiro e boa engenharia de gestão. Há sempre algo que falha, os humanos têm esse defeito, ás vezes julgam-se infalíveis, e custa-lhes muito assumir os seus próprios erros, e persistem em continuar a errar.
Cps
S. Guimarães

Socio VSC 4402 disse...

Caro Luis Cirilo,
O destino de facto tem destas coisas..é de facto curioso este ano seremos, talvez sem nos apercebermos, o clube mais "cangalheiro" da Liga senão vejamos: começamos por ajudar ao o "enterro" do Benfica aqui em Guimarães, fizemos na semana passada o do Leiria, podemos ajudar hoje ao do Feirense e na semana seguinte ao da Académica. Não pretendendo cultivar o gosto pela morbidez, não deixo de esboçar um sorriso e confesso mesmo algum prazer no meio disto tudo. Com o Benfica pelas inumeras situações em que me senti exovalhado como Vitoriano e socio, em particular ao abrigo de um acordo vergonhoso e que ainda hoje todos aguardam pela sua divulgação. O Leiria pois é dele Presidente um senhor(?) que nunca escondeu nos ultimos 10 anos o seu odio de estimação com o VSC. Do Feirense passa-se o mesmo embora de uma forma mais moderada. Por ultimo a Academica, que poderá querer o destino que passados estes anos possa descer em casa de quem sempre desejou ver na 2ª Liga.

Para terminar, julgo que seria interessante perceber, a esta distância e a titulo meramente de curiosidade, que posição a direcção se inclinará a tomar e a que preços o VSC irá colocar os bilhetes para os academistas, tamanha será a falange de apoio que se prevê que invada o nosso estádio.
Abraço vitoriano.

SicGloriaTransitMundi disse...

Se hoje não tivessemos ganho na Feira, talvez tivessemos salvo o Feirense e "arrumado" com a Académica para a 2ª Liga! E para a semana era só para dar a estocada final.

Mas pelos vistos, eles hoje safaram-se de descer. Infelizmente não estou a ver que o Feirense consiga ganhar em Barcelos!

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Proponho que levem a cabo uma iniciativa com o objectivo de encher o Estádio D. Afonso Henriques na próxima jornada. É altura de reaproximar do clube muitos Vitorianos que andam afastados e procurar recuperar o entusiasmo e a alegria nas nossas bancadas. É importante acabarmos o campeonato em beleza e com muita gente no estádio de forma a MOTIVAR OS VITORIANOS para as "batalhas" da próxima época.

FORÇA VSC

VISTOBRANCO disse...

Muito me agradaria ser o nosso Vítória a dar o carimbo final para estes amigos jogarem na 2º na próxima temporada.

luis cirilo disse...

Caro S Guimarães:
Foi disso que se esqueceu o presidente da académica quando colocou o preço dos bilhetes do jofgo de Coimbra naquela exorbitância.
Caro vsc 4402:
Ás vezes o destino é amigo.
Nos casos que cita foi e vai ser.
Caro Sic:
A ver vamos.
Caro Ricardo:
Creio que isso vai ser feito.
Caro Visto branco:
E é bem capaz de ver