segunda-feira, janeiro 30, 2012

Vira o Disco...

Embora seja um trabalhador sindicalizado, e com as cotas em dia, confesso que tenho as maiores reservas quanto aos movimentos sindicais ,aos sindicatos e essencialmente aos sindicalistas.
Talvez porque na esmagadora maioria dos casos os vejo cristalizados na velha máxima do "trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais" sem que esse discurso seja acompanhado de uma pedagógica intervenção quanto a a questões essenciais como produtividade,assiduidade e responsabilidade.
Por isso acompanhei com desinteresse o congresso da CGTP.
Ainda assim com tempo para assistir a mais uma fenómeno "naftalinico" (se o termo existe) consubstanciado nos fortes aplausos ás delegações palestina e cubana talvez como forma de demonstrar que uma vez heterodoxos,heterodoxos para toda a vida!
Para além disso e como facto mais relevante assinalou-se o fim do longo reinado de Carvalho da Silva e a sua substituição por um "conservador" das velhas práticas chamado Arménio Carlos.
Penso que foi mau para o país.
Porque sendo ambos do PCP a verdade é que Carvalho da Silva é um militante de base com sobejas provas de independência quanto ao partido enquanto o novo secretário geral da CGTP pertence ao comité central e dificilmente deixará de ser correia de transmissão das posições do PC.
Para além do destacado percurso académico de Carvalho da Silva ,de electricista até professor catedrático de Sociologia, numa atitude de enorme valorização pessoal e aquisição de saber que não pode ser ignorada.
Mas é mau para o país também por outra razão:
É naturalmente difícil substituir alguém que nos últimos 25 anos marcou o movimento sindical e o percurso da própria CGTP.
E por isso a tentação de Arménio Carlos,até para ganhar o seu espaço próprio, será de radicalizar a contestação e fazer das ruas um palco constante de combate ao governo e ás medidas que ele se tem visto obrigado a tomar.
E isso é algo de que Portugal não precisa mesmo nada.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dr. Cirilo,

bastou ouvir a discurso para perceber ao que vem. IL

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É bem verdade

Anónimo disse...

Se alguma coisa percebo do comportamento dos comunistas, AC vai começar com alguma prudência e até moderação, para captar os sindicatos moderados afetos à UGT.
Veremos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pode ser.
Mas acho que a tentação de radicalizar vai ser grande.