sábado, janeiro 07, 2012

SAD(ismo) ?

Em Março de 2010 o Vitória teve eleições para os seus orgãos sociais.
Concorreram duas listas.
A lista A,encabeçada por Manuel Pinto Brasil(á esquerda na foto) e a B liderada por Emilio Macedo da Silva (à direita)que se recandidatava ao lugar que já ocupava.
Os vitorianos dividiram os seus votos entre as duas candidaturas dando o triunfo, e consequente reeleição, à do presidente em funções.
Esta história é conhecida de todos.
Mas convém relembrar que ambas as candidaturas se apresentaram com os seus programas,convergentes nuns pontos e divergentes noutros, mas com uma ideia força absolutamente comum.
A recusa de constituir uma SAD no Vitória.
E os sócios ao votarem numa ou noutra candidatura sabiam que ambas(?) recusavam esse caminho!
Passaram menos de dois anos.
E é agora que se assiste à tentativa de os orgãos sociais em funções tentarem criar a tal SAD, o mais depressa possível ,no que constitui um enorme desrespeito por aquilo a que se comprometeram em campanha eleitoral e maior ainda pelo voto daqueles que os elegeram na boa fé de que não iriam pelo caminho da SAD.
A direcção do Vitória tem todo o direito a ter mudado de opinião como é evidente.
Não tem é o direito, e muito menos a moral, de fazer agora aquilo que tinha dito que jamais faria.
Daí o considerar que, também por isso, os actuais orgãos sociais devem apresentar a sua demissão e pedir a convocação de eleições antecipadas para o clube.
E ai se fará a clarificação.
Porque se entendem, e tem todo o direito de fazê-lo, que o caminho é uma SAD tem a obrigação de irem a votos defender essa opção contra outras opções que certamente aparecerão a defender outros caminhos.
E se estão tão certos que tem razão, e que o que defendem é não só o melhor para o clube mas também aquilo que a maioria dos associados desejam ,então não terão razões para recear o veredicto eleitoral.
Quem não deve não teme.
Agora dar o dito por não dito, tentar meter a SAD num "pacote" mais amplo em futura assembleia geral ou encostarem os sócios à parede com uma ameaça sádica tipo "ou SAD ou o descalabro" é que é totalmente inaceitável.
Porque configura aquilo a que se pode chamar uma "golpada".
E a isso todos os vitorianos serão chamados a opor-se.
Depois Falamos

26 comentários:

Afonso disse...

Chiça Sr. Cirilo, até parece que temos de lhe "indicar" o que dizer.
Sei que não precisa do nosso empurrão, mas nós precisamos de mais ação.

Amadeu disse...

SAD(ismo) e "golpada" são a imagem de marca de EMS e a sua "avermelhada" equipa.

Há falta interesse dos vitorianos pelo Vitória. De outra forma era manifestamente impossivel a actual direcção continuar em funções.

Continuam a brincar e a menosprezar, diria, desprezar os direitos dos sócios.

Não há solução nenhuma para a gestão ruinosa em que também participou o "obstáculo ao exercicio demoscrático" J.Cardoso, ainda para mais num pelouro (Financeiro) que coloca o VSC em péssimos lençois.

O poço de petroleo que o Milo quer propôr aos sócios é a VENDA DO CLUBE - SAD.

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
Compreendendo a sua posição devo dizer que o meu caminho para o Vitória não é um "reality show".
O que equivale por dizer que nem tudo que é feito tem de ser na praça pública.

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Não acredito,apesar da desmobilização,que os sócios deixem fazer uma SAD desta forma.Por mim continuarei a pedir(até um ponto...)eleições antecipadas. É preciso clarificar a vida associativa do Vitória

João Carlos Vinha disse...

Não sou muito dado as essas coisas de sads.
Mas que diabo, se a quase totalidade dos clubes, são constituidos por sads, leva-me a pensar:
Será que os outros são todos estúpidos, e nós é que somos os inteligentes?
Por mim, venha ela, afinal o Vitória sempre esteve em mudança, e a vida é mesmo feita de mudanças.
Se essa for mesmo a solução vitoriana, claro.

Anónimo disse...

1. Não entendo de todo, estes pedidos de acção perante um já candidato assumido publicamente; ou também é exigido, ao mesmo, que faça os boletins de voto? As assinaturas já foram recolhidas (improcedentes, no entanto) e irão ser novamente (encabeçada por um outro candidato)de modo a antecipar as eleições. Infelizmente, é este o procedimento e teremos de o cumprir.
2. Penso que o problema aqui não é o de uma mudança, mas antes a imposição aos sócios, por parte da actual "Direcção", de uma decisão tão delicada e de difícil reversão, quando é iminente a destituição daquela limitando sobremaneira o espaço de avaliação da futura Direcção (e, em último caso, dos sócios). Não é, nem de perto nem de longe, o momento mais oportuno para tal na medida em que os associados Vitorianos não estão em plenas condições para decidir.

MD

Anónimo disse...

os políticos também o fazem, de todos os partidos, e não o vi condenar mudanças de caminho que o seu psd traçou depois de estar no poder, indo contra muito do que apregoou antes de ser eleito.demagogias

Fumega7 disse...

A razão de discussão de SAD no Vitória para fim ficou explicada pela entrevista do Sr. António Oliveira à RTPinformação, pois dá jeito ao lobby do futebol em Portugal deter uma % de um clube como o Vitória. Quanto ao resto, acho que se esta direcção acha que não tem culpa no clima de pressão sobre a equipa e na má época de todas as modalidades do clube, profissionais e amadoras, então engana-se. Mas alguns sócios são também culpados por irem na conversa do plano de reestruturação financeiro de Janeiro (de 2013, só se for).
Para terminar apenas dizer que qualquer plano que venha a ser criado para salvar o Vitória tem de começar pelas "gorduras", ou seja, directores a mais que nada fazem e pelas modalidades e falta de capacidade de gestão das mesmas, devendo criar-se regras claras quanto à gestão financeira das mesmas, porque ser campeão é bom, mas não a apresentar défices de 200 e 300 mil euros!

vitor...iano disse...

Está mais do que visto que estes senhores não vão saír a bem. A atual direção não fará parte do futuro do Viótia, pois qualquer medida que estes venham propôr será rejeitada pelos sócias.
Só não entendo de que é que eles estão à espera... talvez de serem corridos à vassourada!

Anónimo disse...

Joao Carlos Vinha, o Vitoria nao e como a "totalidade dos clubes". NAO A SAD, o Vitoria e nosso e há-de ser

Anónimo disse...

não é como os outros clubes não senhor!...cada vez é pior!

luis cirilo disse...

Caro José Carlos Vinha:
Se há coisa para que não podem contar comigo é para o Vitória ser "uma Maria que vai com as outras".
Comigo não haverá SAD.
Não sei se os outros sao inteligentes ou estupidos. Sei que Barcelona e Real Madrid tambem não são SAD.E não me parecem dirigidos por gente estupida.
Caro MD.
Inteiramente de acordo quanto ao ponto 1. Eu faço a minha parte e se os outros fizeram a deles a mudança acontecerá.
Quanto ao ponto 2 reitero o seguinte: Esta direcção não tem legitimidade para propor uma SAD depois de ter sido eleita dizendo o contrário.
Por isso as eleições antecipadas são urgentes.
Para que o caminho a seguir,SAD ou não SAD,seja sufragado pelos sócios.
Caro Anónimo:
Tem de ler este blogue com mais atenção.
Caro FIlipe:
Sobre a SAD já sabe o que penso.
Quem a quiser deve ir a votos propondo-a.
Quanto ás modalidades é evidente que a responsabilidade do seu estado financeiro é da actual direcção ao chamar a si a gestão das mesmas.
E olhe que o dinheiro mal gasto no jorge ribeiro dava bem para o prejuixzo das modalidades.
Caro vitoriano:
A isso só eles poderão responder.
Caro Anónimo:
Claro que somos diferentes.
E por isso vamos seguir,assim espero,um caminho diverso

Anónimo disse...

gostei do texto.especialmente da parte em que identifica os candidatos na fotografia. subtil e arrasador.bem no seu estili caro luis cirilo

Anónimo disse...

Penso que expressei-me mal. Em momento algum concordaria com esta medida: Eu só acho é que a actual Direcção pode (!) fazê-lo; não deve ser negada a possibilidade de mudança de política e, ainda para mais, não é mais do que uma proposta (uma espécie de referendo Vitoriano). Agora só nos resta, a nós sócios, rejeitá-la. Penso que é uma estratégia do Sr.Emílio de, mais uma vez, sacudir a responsabilidade para o nosso lado. Isto, em termos objectivos, porque tendo em conta o panorama actual, é absurda tal proposta (isso é uma dado certo).

MD

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Gosto que os leitores andem bem informados!

luis cirilo disse...

Caro MD:
Eu percebi a sua posição.
E é obvio que a direcção pode levar a proposta de SAD a uma AG.
Mas considero que isso sendo legal é profundamente imoral e desrespeitador dos sócios que neles votaram. Porque foram eleitos dizendo o contrário

Fumega7 disse...

Caro Luís não discordando com a sua resposta apenas dizer que o Vitória não pode todos os anos arcar com 100.000€ de prejuízos de várias modalidades, só porque há o mito que elas tem de lutar pelo titulo e depois nem nos grandes momentos de discussão conseguem estar. Não pondo em causa a vertente desportiva na minha opinião à nas principais modalidades, que são as que mais défice apresentam nas contas, um problema que existe no futebol também, falta de aposta nos produtos de formação. E depois há modalidades que não se percebe o que são realmente no clube e o atletismo é exemplo disso.

luis cirilo disse...

Caro Filipe:
Estou de acordo.
Não podemos suportar prejuizos crónicos das modalidades.
É preciso apostar mais na formação.
Quanto ao atletismo é um bocado como o ciclismo. Temos de perceber exactamente o que são no clube

Afonso disse...

Sr. Fumega, já viu que as modalidades começaram sistematicamente a dar prejuizo desde que a Direção abraçou a parte financeira das modalidades?
Sabia que começaram a canalizar o dinheiro dos "mecenas" das modalidades para outras "frentes"?
O Volei tinha quase sempre 5 ou 6 patrocinadores e agora joga com a Camisola em Branco Imaculado!
É só perguntar a razão de alguns sistematicos "mecenas" terem deixado de patrocinar as modalidades.
O VSC não tem um unico funcionário que faça a parte comercial do Clube, isto já para não falar num gabinete no Clube, pois se tivesse, começava agora no inicio do Ano a tentar vender "Camarotes" a empresas do Concelho e se não tivessem vendidos todos, iriam aos Concelhos limitrofes e se mesmo assim não os vendessem todos iam ter com as Multinacionais a operar em Portugal e tentavam vender.
E fazia a mesma coisa para as Modalidades amadoras.
Mas infelizmente, parece que têm de ser as empresas a vir ter com os dirigentes do VSC para "Comprar" publicidade e camarotes.
E depois não fiquem admirados de ter "Boavista" escrito nas Sagradas Camisolas do Vitória.

Anónimo disse...

É verdade caro Afonso aquilo que diz sobre a publicidade do Voleibol. Antes desta Direcção querer assumir a gestão finaceira das modalidades o Voleibol tinha vários patrocinadores, não só nos equipamentos, bem como nas paredes do pavilhão, hoje bastante degradado, com infiltrações de água a jorrar pelas paredes da arrecadação dos equipamentos. Mas continuando a falar de gestão financeira, devo acrescentar que a Direcção quis assumir precisamente depois de o Vitória ter sido CAMPEÃO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO. Nesse ano, havia um "chico esperto" á frente da secção de Volei, que para além de não pagar há dois meses, não dava a cara aos jogadores. E quem aguentou com tido isso foi o MARCO QUEIROGA. Foi ele que durante esse tempo conseguiu equilibrar a mente dos jogadores. Houve posteriormente uma reunião com o Presidente do Vitória que se prontificou a pagar os salários dos jogadores. Foi assim que o Vitória ganhou forças para ser Campeão. A partir daqui tem havido um certo aproveitamento de quem gere os dinheiros das modalidades, havendo conhecimento até por parte de atletas, que o mesmo tem sido desviado para pagar transferencias de atletas do futebol formação.

Fumega7 disse...

Caro Afonso de quem é a gestão nem me interessa... Interessa os números constantemente no vermelho que as contas da modalidade apresenta, já não são de hoje, nem do tempo em que eram os seccionistas a ir buscar receitas. Aquilo que digo é que deve haver regras, eu gostava de saber o porquê, de no volei, todos os anos vermos camiões de Brasileiros vir para o Vitória, a ganhar salários que de amador não tem nada, e a formação anda aí para quê? Digo-lhe de antemão, que prefiro ter de pagar o défice de uma modalidade como o pólo que se baseia na formação, do que do Voléi que, sabe-se lá porquê, meteu na ideia que tem de ser campeão a todo o custo. Modalidade amadora, é como diz o nome, de amador, de pessoa que ama, por isso que tal dar-mos os lugares aos jovens da formação nos séniores em vez de irmos buscar jogadores brasileiros aos montes.
Façam equipas com 3/4 jogadores experientes e o resto da formação a ver se não poupam dinheiro! É tudo uma questão de vontades...

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
Apena sposso dizer que estou inteiramente de acordo.
Caro Anonimo:
São situações perfeitamente identificadas e que uma futura direcção se encarregará de resolver.
certamente voltando ao modelo que estava a ter sucesso

luis cirilo disse...

Caro Filipe Fumega:
Eu defendo a continuidade das modalidades.
Tem é de ser profundamente repensadas em termos de financiamento e politica de contratações.
Como o futebol aliás.
Porque a formação ou tem utilidade e é aproveitada ou então não vale a pena gastar dinheiro com ela.
E eu entendo que no futebol e nas modalidades vale a pena apostar na formação.
Não há outro caminho

Afonso disse...

Há uma coisa que me faz uma confusão desgraçada.
Um clube, uma modalidade só pode ser "apetecivel" se mostrar resultados.
Falemos do Volei, ~já não vou pelo "discurso" de ter o presidente a ir ao balneario para fazer o favor ao Benfica.
Mas houve tempos em que o pavilhão enchia, pavilhão enchia porque havia resultados, com os resultados aparecem "mecenas", com os mecenas aparece dinheiro, com dinheiro contratam-se jogadores, jogadores passam a referencias, com referencias aparecem jovens que os querem imitar.

Isto é o ciclo do desporto.

Anónimo disse...

Caro Afonso, perfeita leitura a sua relativamente aquilo que deve ser uma modalidade amadora e no caso concreto o Voleibol. Foi assim que tudo começou.

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
De acordo.
e esse ciclo é simples se não o complicarem.
Caro Anónimo:
De acordo