sábado, janeiro 21, 2012

37 Anos Depois...


Completam-se hoje 37 anos sobre a minha filiação na JSD.
Já em aniversários anteriores tenho referido o facto, em parte pelo muito tempo já decorrido, mas essencialmente pela absoluta certeza de que nunca militarei noutro partido politico que não seja o PSD.
Que nesse tempo se chamava PPD.
E era liderado por Francisco Sá Carneiro.
O que fazia toda a diferença.
Uma diferença tão grande que só os que são desse tempo podem avaliar da forma mais correcta.
Tenho ,pois, a certeza de que nunca serei militante de outro partido mas não tenho certeza nenhuma de que serei para sempre militante do PSD que fique claro.
Porque já tendo vivido muita coisa neste partido, a maioria boa mas algumas bem más, nunca como na actualidade me interroguei tanto sobre se faz sentido continuar a militar numa força política em que se tem todos os dias a sensação de que ser militante serve apenas para pagar cotas, encher jantares e eleger órgãos que na sua maior parte após eleitos se estão positivamente nas “tintas” para quem os elegeu.
Não é de hoje, é verdade, que as coisas são assim.
Vem sendo de há bastantes anos para cá mas tenho agora a sensação de que há um “acelerar” da degradação de qualidade de militante.
Quase ao ponto de o líder do partido se ter visto “obrigado” a vir a público esclarecer que”… ser militante de um partido não é crime(sic)…”!
Pois não.
Mas não faltam militantes do PSD que se sentem quase nessa qualidade tal a discriminação de que são alvo.
A par de se constatarem dentro do partido ligações e obediências, que explicam escolhas e nomeações, incomodativas pelo que significam de compadrio, de favorecimento, de desrespeito por estatutos e órgãos eleitos.
Confesso que tenho saudades da JSD e do PPD de 1975.
Eram tempos difíceis é verdade.
Mas também o partido era bem melhor!
Depois Falamos

3 comentários:

Jorge Freitas disse...

Caro Luis Cirilo, cabe-nos continuar a fazer da Jsd e do Psd um grande e o melhor partido. A Jsd da qual faço parte, é, na minha opinião, a melhor estrutura politico-partidária de juventude. Muita 'coisa' pode ter mudado, no entanto a força, a dedicação e a vontade continuam mais presentes que nunca, principalmente numa época como a que vivemos, em que a esperança é algo que temos de conservar no nosso pensamento, e lutar por dias melhores. Um abraço e saudações laranja.

Anónimo disse...

alguém sabe onde anda a social democracia no psd?

luis cirilo disse...

Caro Jorge:
Que a JSD é a melhor estrutura de juventude dos partidos portugueses não tenho duvida nenhuma.
É, foi, e continuará a ser assim espero.
E até digo mais: nela reside em grande parte a esperança de manter o PSD como partido social democrata e maior partido português.
E se estou pessimista quanto ao PSD (e sei bem do que falo) devo dizer-lhe que quanto á JSD estou bem mais optimista.
Tenho feito algumas acções de formação a convite de estruturas da JSD e encontro isso que você diz: ".força, a dedicação e a vontade continuam mais presentes que nunca..."!E isso nota-se bem no interesse com que os jovens colocam perguntas,dão sugestões, se interessam pela História do partido.
Caro Anónimo:
Eu sei. Na JSD e em todos aqueles que ajudaram a fazer o PPD e o PSD.