terça-feira, janeiro 17, 2012

Calendarizar


Publiquei este artigo no site da Associação Vitória Sempre

A intrincada situação que o Vitória hoje vive exige de todos, responsáveis e adeptos, um esforço redobrado no sentido de elencar prioridades e calendarizar a sua realização.
Creio, tenho-o escrito noutros espaços e disse-o na ultima AG, que o clube precisa de uma clarificação interna que o possa conduzir á pacificação social e a um sério esforço de união em volta do nosso emblema e das nossas equipas e modalidades desportivas.
Hoje por hoje perdemos demasiado tempo em volta de assuntos que não sendo difíceis de organizar gastam energias, consomem paciência, debilitam o tecido associativo.
A ultima assembleia geral foi um momento limite, daqueles que dificilmente se atingem num clube desportivo, em que um número significativo de associados quis mostrar à direcção a sua revolta perante os caminhos seguidos e a sua vontade de mudar de percurso por considerarem que o Vitória trilhava maus caminhos.
Posteriormente , por iniciativa de um associado secundado por muitos outros, foi entregue o pedido de assembleia geral extraordinária para demissão do presidente da direcção que teve o desfecho conhecido de todos.
Depois de um “ping pong” entre Mesa da AG, primeiro proponente da AG e Conselho de Jurisdição , foi tomada a decisão pela Mesa de não convocar a AG por entender que o processo enfermava de irregularidades que não tinham sido sanadas pelos proponentes.
O problema, independentemente de quem tenha razão, é que o processo se arrastou por demasiado tempo levando à consequente exasperação de muitos associados e à criação de um “clima” muito desfavorável a quem teve de decidir.
Tudo isso levou ás “faixas”, aos cânticos no estádio contra o presidente do clube, a uma violenta campanha nas redes sociais em prol da demissão da direcção e restantes órgãos sociais que continuará até que a clarificação seja feita tudo o leva a crer.
Há,pois, que sair deste impasse.
Do meu ponto de vista o Vitória tem de clarificar a sua situação interna até ao final do primeiro trimestre sob pena de começar já a comprometer a época desportiva de 2012/2013 ainda a de 2011/2012 vai a meio.
Que fazer?
Desde logo marcar urgentemente uma assembleia geral para reapresentação do relatório e contas e consequente plano de reestruturação financeira conforme o associado Luis Alves e eu próprio pedimos na ultima assembleia geral.
Naturalmente que terá de ser um plano credível, sem contas de cabeça ou pagamento aos apanha bolas por recibo verde, que apresente factos, soluções e calendário de cumprimento.
Equivale isto a dizer que “árabes” e afins não serão nunca vistos como solução credível.
Face ao prazo tolerante(31 de Janeiro) dado pelo presidente da AG á direcção para apresentar soluções é de esperar que até essa data esteja concluído o tal fundo de investimento e possa ser apresentado aos associados de molde a que estes possam aprovar o relatório e contas.
Uma vez cumprido esse trâmite é tempo, então, de partir para a clarificação definitiva do clube.
Já o disse, e repito, que essa clarificação deverá passar pela realização de eleições antecipadas a que possam concorrer aqueles que defendem a solução SAD e os que entendem que o caminho passa pela profissionalização da gestão mas sem criação da tal SAD.
E da campanha eleitoral, dos debates que certamente haverá oportunidade para fazer, sairá o cabal esclarecimento dos associados sobre programas e pessoas de molde a poderem escolher livremente o caminho que querem seguir.
E quem vencer estará plenamente legitimado para implementar as decisões que constem do seu programa.
Aí sim será possível unir a família vitoriana e concentrar esforços e energias no apoio ás nossas equipas para que o Vitória seja capaz de atingir as classificações que estão ao seu alcance e honrem o seu historial.
Creio que 31 de Março ou 14 de Abril seriam datas perfeitamente aceitáveis para a realização dessas eleições.
Haja vontade.
E vitorianismo!

18 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o seu artigo de opinião e ja disse a algumas semanas atrás,que esta direçao tem de ter a sensibilidade de apresentar a demissão e marcar eleiçoes antecipadas. e se o Luis Cirilo diz março ou meados de Abril eu tinha dito anteriormente final do mes de Maio,sendo razoavel meados de Abril!
A minha opiniao, seria todos os orgãos sociais se demitirem e nao serem demitidos,pois entendo que esta direçao nao tem soluçao para o buraco (cratera!) financeiro em que estao a colocar o VITORIA.
EU sou daqueles que estou contra a SAD no VITORIA,pois entendo que o vitoria nao ganha nada com a criaçao da mesma e só pode ser soluçao na nascença da mesma!
Mas tambem gostaria de saber qual a sua soluçao a nivel financeiro para o vitoria e o seu projeto desportivo assim como as pessoas que o vao acompanhar,pois se ja é candidato já tem que ter nomes para o seu projeto!
Necessitamos pessoas com grande experiencia desportiva e a nivel financeiro pessoas com estaleca na area pois é o ponto que mais me preocupa neste momento.
E se houver necessidade de avais pessoais o sr tem capacidade financeira para os mesmos perante a banca? Nao me vai dizer que vai negociar com a banca,pois todos sabemos que a banca de hoje está numa situaçao de fragilidade!
As modalidades amadoras! Como se vao financiar? serao autonomas ou a gestao será da direçao?
Sao pontos que gostaria que me responde-se de forma concreta e consisa!

AR

il disse...

Li com atenção, embora não seja sócia. Afinal o que é bom para o Vitória, será positivo para Guimarães e, numa esfera alargada, para o país. Embora não conheça os problemas em concreto, vejo que qualquer organização em efervercência pode usar este seu plano.

Se não se importa, vou substituir VFC por PSD...

jOSÉfERNANDES disse...

A situação financeira actual do vitória, quase
Caótica, é praticamente responsabilidade
desta direcção, porque teve tudo para inverter
a situação nestes últimos anos, mas pelo
contrário agravou-a.
O leviano orçamento para esta época é um
exemplo ( 4 milhões de euros de receitas
extraordinárias) com as dificuldades que o
país atravessa, só um milagre salvará este
“Contraciclo orçamento “.
E agora, em desespero vão apresentar uma
reestruturação, uma engenharia financeira,
ou seja lá o que for, para persuadir os sócios
a aprovar as contas recentemente reprovadas!
sejámos claros, os disparates e irresponsabilidades
do passado nunca poderão ser trocados por
um pseudo plano de recuperação financeiro.
Quem nos momentos favoráveis não foi capaz,
merece a nossa anuência?
Será que nos vão propor a privatização parcial
do vitória?
E parafraseando alguém: não há almoços grátis.
O vitória é de quem o ama.

Ricardo Salgado disse...

Serve o presente para comunicar que, face à recusa ilegítima do Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Vitória Sport Club em agendar a Assembleia requerida por um grupo de sócios em 24.11.2011, Paulo Emanuel Mendes,deu entrada, nesta data, nas Varas Mistas de Guimarães, Acção com Processo Especial de Convocação de Assembleia de Sócios, nos termos do art. 1486º do C.P.C., na qual se requer a convocação judicial da mesma.

il disse...

«VFC» ups, peço desculpa, é VSC. Foi lapso e não falta de respeito. Gosto de brincar, quando se pode e deve, mas não aqui.

Victor Castro disse...

Concordo plenamente com o seu artigo de opiniao,eu tambem nao sou favoravel á constituiçao de uma sad no vitoria,mas sim numa gestao profissionalizada na area do futebol.Agora gostaria de saber o que sr: defende para o futuro do clube ,tanto na area do futebol como o das modalidades ditas amadoras.

Anónimo disse...

O sonho comanda a vida, pena é que esta direcção não sonhe com o Vitória.

Quando formos a eleições, não será por iniciativa própria destas lapas...

De qualquer das formas, desejo-lhe a melhor das sortes, sendo que o sucesso da sua demanda, será a felicidade de todos nós (Vitorianos).


GATE 12

luis cirilo disse...

Caro AR:
Atempadamente, e de molde a que os associados tenham todas as possibilidades de esclarecerem duvidas,apresentarei o projecto desportivo, as soluções financeiras e as pessoas que vão dar a cara por esta candidatura.
COmpreenderá que não venha para uma rede social adiantar mais do que isto até porque as questões financeiras são de alguma confidencialidade.
Quanto ás modalidades serão para continuar dentro de um esquema claro de gestão autónoma.
Cara il:
Curiosamente acho que entre o Vitória e o PSD há alguns pontos em comum em termos de actual momento.
Caro josé fernandes:
Pôs bem a questão: Uma coisa é o plano financeiro e outra a credibilidade de quem o propões. Mas,lá está,os sócios decidirão.
Caro Ricardo:
A Justiça pronunciar-se-á.
Caro Vitor Castro:
Sinteticamente:par ao futebol uma aposta clara na formação,nos futebolistas portugueses, na prospecção naciona. Estrangeiros só pela certa e sendo claras mais valias. Nas modalidades a manutenção das existentes entregando a gestão financeira á estrutura directiva de cada uma delas. Sendo que existirá um vice presidente que terá a tutela de todas.
Caro Gate 12:
Concordo que o futuro do Vitória está na mão dos sócios.
Que terão de fazer as suas opções.

Anónimo disse...

Tenho insistido muitas vezes, para que alguém me diga quem são as pessoas que querem dar continuidade ao nosso Vitória.
Nomes, com capacidade gestionária, capacidade financeira, e crédito bancário.
É que o Vitória precisa, no mínimo de
UM milhão/mês, para viver.
Agradeço que alguem me responda.
Por favor.

Anónimo disse...

Deixo aqui uma pergunta para o anónimo das 9:42 PM.

São necessários um milhão/mês, além do Orçamentado?

Ou refazendo a questão. Milo & Cª já gastou todas receitas que estavam inscritas no Orçamento da época?

Amadeu

Afonso disse...

Anonimo

Vitória com um milhão mês é facil, o pior é quando fazes orçamentos para um milhão mês e nem com milhão e meio consegues gerir.

O VSC gere receitas mais do que suficientes para garantir boas praticas de gestão, burros são os que gastam "muito" mais que estava previsto.

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa tarde, caro Luís Cirílo.Vai-me perdoar a ousadia e a insistência,mas volto a dizer que é necessária tomar medidas concretas...isto de dizer o que o Vitória precisa, já estamos todos carecas de saber!Apontar possíveis datas para as desejadas eleições, é curto...é urgente que contribua para que as ditas se realizem o mais rápido possível!Aposto que nem sequer assinou as petições que andam a circular para convocar a desejada AGE.Esqueça lá que é um político, e aja, com medidas concretas.Vai.me perdoar a desfaçatez,mas de Patuá e blá, blá, blá, estão os vitorianos cheios.Com este comportamenteda sua parte, só posso pensar, é que está à espera que alguém, ou algo, consiga fazer cair a direção, para depois se apresentar como salvador da Pátria...quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele...Por favor, não interprete estas minhas palavras como um ataque à sua pessoa...isto não passa de um desabafo de um vitoriano que está pelos cabelos com a atual desgovernação, e que vê o tempo a passar, e o Vitória a definhar...tem consciência que quanto mais tempo estes incompetentes estiverem no poder, mais difícil será reerguer o Vitória, ao patamar em que já esteve, e superá-lo?Mas que fique bem claro que o meu voto, em princípio, será seu.Pois, se há virtude que possui, é um inegável vitorianismo!Assim consiga provar-me que o projeto que já tem que ter, apesar de achar que ainda não é tempo de revelá-lo, e a sua equipa, são o melhor para o futuro do grande VSC.E sebretudo, que demonstre que tem todos os meios para realizar aquilo a que se propõe.Um abraço vitoriano.Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Vitória precisa de um milhão e duzentos mil euros/mês para subsistir no actual quadro de despesas.
É essa a realidade a enfrentar.
mas de uma coisa pode estar certo: Não existe nenhum D.Sebastião para o vir salvar. Tem de ser mesmo vitorianos comuns que gostem do clube e saibam o que vão para lá fazer.
Caro Amadeu:
O orçamento aprovado em Junho é uma peça de ficção.
COmpletqamente irrealista.
Quanto ás receitas...é uma boa questão.
Caro Afonso:
O clube tem de viver dentro do quadro de receitas ordinárias. Apertando o cinto onde tiver de ser apertado. Agora fazer um orçamento a contar com receitas irrealistas é de grande insensatez.
Caro Vitória até morrer.
FUi politico a tempo inteiro,com muita honra, de 1999 a 2011. Já não sou.
Medidas concretas ?
Apresentar ideias,vir a publico pedir eleições antecipadas,tomar posições claras quanto ao futuro modelo de gestão,anunciar em AG que serei candidato não são coisas concretas?
Estar a trabalhar com um conjunto de pessoas,inequivocamente vitorianas,num programa desportivo e financeiro para apresentar aos sócios não são medidas concretas?
Contactar com imensas pessoas dentro e fora do clube para fazer um diagnostico tão real quanto possivel da situação não é algo de concreto?
Entre outras coisas que não são reveláveis neste momento.
Outro dia um comentador dizia,com piada,que só falta exigirem-me que mande imprimir os boletins de voto!
Eu faço a minha parte.
Se outros fizeram a deles estou certo que todos juntos daremos a volta a esta triste situação.

vitória até morrer!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa noite.Poderá já não ser um político no ativo, mas que é perito em fugir das questões incómodas, como os ditos fazem, lá isso é...e quando é que as outras coisas serão reveláveis?Não se incomode, eu respondo por si.Quando a atual direção cair!Vitória até depois de morto!!!!!!!!!!!!!!!!

Vitória até depois de morrer!!!!!!!!!!!! disse...

Há, e o que eu sei é que, para já, um dos seus adversários já fez mais que o meu caro...já andou a recolher assinaturas para fazer cair a direção, e ontem dia 19, já apresentou a seu programa eleitoral.E o outro, dá hoje uma conferência de imprensa, e não deve ser para falar do tempo, digo eu... se era a eles que se referia...a propósito, há algum motivo que os vitorianos devessem saber que vos leve a concorrer em listas diferentes?É que nas últimas eleições, vocês eram o nrs 1(PB) e 2 (LC) na mesma lista...até apostava qual será, mas se quiser revelar-nospelo seu punho...

luis cirilo disse...

Caro vitória até morrer:
Relembro-lhe que não estamos em campanha eleitoral.
E daí que tenho tempo para apresentar propostas,equipas e projecto global.
Não percebo a pressa.
Quanto aos outros dois associados que já anunciaram intenções de candidatura se o que para si conta é a rapidez em apresentar ideias então já tem por onde escoilher.
Quanto ao facto de ter feito parte da lista do senhor Pinto brasil e agora estarmos em candidaturas diferentes acho isso normal. A lógica da candidatura esgotou-se na eleição.

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa noite.

Não percebe qual é a pressa?!?!?!?!Isso é mau...Olhe, pois eu temo que quando o caro amigo tomar posse como presidente do Vitória-Já disse que em príncipio teráo meu voto, e para mim, será o melhor candidato, pelo menos até ver-, seja muito difícil reerguer o Vitória ao patamar que já teve, e melhorá-lo.Enfim...

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!

luis cirilo disse...

Caro vitória até morrer:
A questão da pressa ou não pressa é simples de explicar.
Neste momento não há eleições marcadas nem nenhuma garantia de que venham a realizar-se de forma antecipada.
E mesmo que venham,situação claramente desejável,nunca serão por força dos estatutos antes do final de Março na melhor das hipóteses. Há pois tempo para concluir o projecto e fazer opções por nomes.