domingo, janeiro 15, 2012

Pormenor


Muito se tem falado nos últimos dias acerca de nomeações e escolhas para lugares em empresas de grande visibilidade pública e no lote das de maiores dimensões a nível nacional.
Eu próprio já aqui escrevi sobre a EDP e as Águas de Portugal porventura as mais polémicas até ao momento.
Registei a virulência das reacções de PCP e BE (com a inconsequência costumeira) e a "amnésia" do PS que parece que nunca nomeou ninguém do partido para lugar nenhum .
Provavelmente nem sabem quem são Armando Vara,Rui Pedro Soares e milhares de outros.
Constatei a forma serena como Pedro Passos Coelho veio a público mostrar umas estatísticas e considerar que ser militante de um partido não é crime (até que enfim alguém no PSD se lembrou disso...)mas não pude deixar de reparar na necessidade de o primeiro ministro se justificar.
Achei graça ao facto de muitas dessas nomeações serem atribuídas á famosa sociedade semi secreta de que tanto se fala pese embora alguns nomes serem insuspeitos de a ela pertencerem.
Percebi que a nomeação de autarcas é vista como uma forma artificial de lhes prolongar as carreiras politicas quando podia ser entendida como uma forma de colocarem uma valiosa experiência de gestão das coisas públicas ao serviço dos novos cargos para que são escolhidos.
E sobre quase tudo atrás citado admito perfeitamente que haja quem concorde e quem discorde ao sabor de critérios pessoais e/ou alinhamentos políticos.
Mas há um facto comum à esmagadora maioria dos nomeados que não vi referido em lado nenhum (o que não quer dizer que não o tenha sido como é óbvio!) e foi pena.
É que todos eles podem ou não ser do PSD e do CDS,serem ou não serem da Maçonaria,terem curriculo justificativo ou não.
Mas são todos(menos o ex vice da câmara do Porto) de Lisboa.
Lisboa,Oeiras,Cascais e Sintra para dar a verdadeira amplitude ao caso.
E isso preocupa-me mais do que serem militantes deste ou daquele partido ou serem maçons.
Porque é a prova provada de que a verdadeira sociedade secreta (há quem lhe chame ...bloco central) é a constituída pelos residentes na ex capital do império e arredores.
E como diria o enorme José Afonso "...eles comem tudo,eles comem tudo e não deixam nada...".
E é assim desde sempre.
Em democracia ou em ditadura.
Depois Falamos

10 comentários:

J.G. disse...

Como em outros casos menos mediáticos, mas de decisão importantes para a vida do país, os de Lisboa é que sabem, é que têm as boas experiências e os bons exemplos. O inverso também é verdade, se lá algo corre mal, corre mal em todo o país mesmo não sendo verdade e a solução para Lisboa seja desastrosa para o resto das situações.

luis cirilo disse...

Caro J.G.
é exactamente como diz.
e por isso é preciso mudar.
a unica forma é regionalizando e trazendo o poder para mais perto dos cidadãos

Anónimo disse...

Meu caro Luis, Armando vara é um caso igual ao Catroga...nao foi o governo que nomeou (loool) como ve casos desses nao faltam....e foi um dos exemplos dados pelo Marcelo Rebelo de Sousa este domingo, que o aconselho vivamente a ver, das poucas vezes que o vejo a ser extremamente imparcial, boa intervençao para vc ver. :D

Ass: O anonimo do avental

il disse...

Abaixo os 'mauros' -disse!

Realmente até por aqui na Mouraria as águas andam turvadas. Vamo-nos 'divertir' a ver as listas para delegados. O 1º round foram as eleições para a distrital.

Quanto à concelhia da Mouraria já nem presidente tem, mas os vices -um dos quais parece que nem o "nome sabe escrever com as letras todas"- lá estão que nem lapas, governados por de quem todos falam. O pior é não pertencem à mercearia do Miguel, nem àquela do SIS -consta.

Qual a mercearia do seu gosto? Será que ganha a a), a b), ou a c)?- pum, pum, pum, pum (música dramática).

Tentei rir, porque só me apetece chorar ver o PSD na mão de organizações de cadastrados (já condenados em tribunal) e de would be...

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Catroga não é um caso igual ao de Vara como é óbvio.
Bastará atentar no curriculo de um e outro.
Para além de que na CGD há uma intervenção directa do governo nas nomeações.
Cara il:
Infelizmente hoje, e n~ºao só em Lisboa,são muitas as razões para os militantes andarem tristes com o PSD

Anónimo disse...

Meu caro Cirilo, nao falo da sua nomeaçao para a CGD, como é obvio essa nomeaçao tem clara "mão" do governo (nao fosse esse mesmo do estado) falo sim do BCP, que como se deve lembrar (isto se nao lhe der um momento de amnésia) essa "nomeaçao" tb foi criticada pelos sociais democratas....
mas como o costume só entende o que quer...fala-se de alhos...vem logo com bogalhos...

O que interessa é que quem tanto criticou a nomeaçao de "bois" (desculpe mas a tecla Y nao existe no meu teclado :P) por parte do PS, esse numero de "nomeações" ja foi suplantada pelo PSD em apenas 7 meses.
Quando diz que estes "nomeados" por parte do PSD, como sendo competentes tb pensavam assim os Socialistas quando as faziam.

A questao aqui e talvez ainda nao tenha entendido, é que CRITICO AMBOS, por mais que haja competencia, nao se pode andar a espingardar de um lado para o outro (quem tem telhados de vidro....), os portugueses como ja lhe disse tantas vezes nao sao estupidos, mas os politicos, e vc incluido continuam a tentar fazer dos portugueses burros, e por mais evidencias que tento mostrar aqui, continua a cair no mesmo erro.

Mais uma vez aconselho a procura da intervençao do Prof. Marcelo este domingo...olhe que poderá aprender bastante com essa intervençao.

Ass: Anonimo do avental

Anónimo disse...

Dou uma pequena ajuda......

http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?load=1&gal_id=128762

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É claramente falso que o PSD tenha feito mais nomeações que o PS.
E há nomeações e nomeações.
Quanto à ida de Vara para o BCP é indissociável da mão do governo e do "assalto" a esse banco liderado pelo testa de ferro Joe Berardo.
De resto não ando a fazer ninguém burro.
Escrevo o que penso e quem quiser acreditar acredita.
Quem não acreditar...critica.
E como tanto publiuvo elogios como criticas perceberá a minha tranquilidade

Anónimo disse...

Neste seu artigo só digo mais isto (nao vale a pena bater mais no ceguinho), anda muito mas muito mal informado (mas desta vez nao coloco liks de absolutamente nada, pois pelos vistos nao viu esse do marcelo falando do caso do vara) esta semana foi divulgado por varios orgaos de comunicaçao social, os numeros das nomeaçoes que vao desde o Durao barroso (campeao de nomeaçoes com mais de 1600) ate este governo do passos coelho.
Quanto ao Vara, impressionante que mesmo assim tenta atirar areia para os olhos das pessoas, PS diabinhos PSD santinhos...
Mas acha que eu nao acredito que o PS tenha tido mao na nomeaçao do VARA para o BCP??
Da mesma forma que todos os portugueses tem a certeza que o catroga foi para EDP com mao do PSD...so por má fé é que se pode achar o contrario.

É com estas e com outras, que nós nao conseguimos acreditar na classe politica, o país ta podre

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Cada um acredita no que quer.
Por isso há vários partidos e há sempre a abstenção para quem não acredita em nenhum deles.
Quanto ás generalidades/banalidades que se dizem sobre a classe politica já estou tão habituado a ouvi-las que não lhe ligo nenhuma.
Já fui politico a tempo inteiro durante anos mas deixei de o ser mas nem por isso deixo de considerar que os politicos são como os advogados,médicos,trolhas,carpinteiros,engenheiros,arquitectos,motoristas e por aí fora: há os sérios e desonestos,os bons e maus.