domingo, agosto 28, 2011

Serenidade Precisa-se!

Foto: www.vitoriasc.pt
Uma derrota inesperada,por um resultado enganador e sem que o adversário tenha feito grande coisa por merecer o triunfo quanto mais a respectiva expressão.
Seria fácil deitar "gasolina" para aquilo que já arde com bastante intensidade e que é a revolta dos adeptos face a este péssimo inicio de temporada do Vitória.
A sete jogos oficiais correspondem uma vitória, um empate e cinco derrotas.
Algumas delas, como a de hoje, bem expressivas.
Mas não irei por esse caminho.
Porque não serve a ninguém e muito menos ao clube que está numa situação complicada.
Devo dizer, para que as coisas fiquem claras,que reprovo totalmente os insultos e vaias a dirigentes, técnicos e jogadores.
Compreendo a desilusão, o desapontamento, o desespero até com que os vitorianos olham para uma equipa que não lhes dá alegrias, não corresponde ás expectativas nela depositadas,tem uma época em risco já em Agosto.
Mas não é pelo caminho do insulto que as coisas se resolvem!
Vem aí cinco jogos de elevado grau de dificuldade como o são duas deslocações á Madeira e uma á Luz e a recepção ao Braga e ao Sporting.
Não é alarmismo pensar que podemos chegar ao fim da 7ª jornada com um peculio de pontos muito escasso para não dizer inexistente e numa posição classificativa impensável.
Por isso urge cerrar fileiras.
A direcção terá,do meu ponto de vista, de contratar já (já significa nas próximas 72 horas ) um treinador que dê garantias de recuperar a equipa psicologicamente e capaz de a por a disputar os pontos nesses 5 jogos.
Os jogadores, ou pelo menos aqueles que ainda não interiorizaram essa realidade,terão de se convencer que este é um clube diferente onde é preciso saber corresponder á paixão dos adeptos.
E nós todos,os adeptos, teremos de nos convencer a nós próprios que é com estes jogadores (mais Nuno Assis e eventualmente um outro)que temos de sair da crise e que por isso hostilizá-los apenas prejudica o seu desempenho e os resultados do Vitória.
Neste momento muito especial creio que a serenidade pode ser um "reforço" precioso não só da equipa como do próprio clube.
Porque o mais urgente é mesmo sair desta posição difícil que nos lembra angústias ainda bem recentes.
Depois Falamos.

26 comentários:

Luis Lourenço disse...

Caro Luis Cirilo,
Todos esperamos que a demissão da direcção ocorra, o mais rapido possivel. Gostaria de saber se está a pensar, se esta a equacionar a hipotese de se candidatar.

Cumprimentos,

Luis Lourenço

Anónimo disse...

Serenidade é importante, mas duvido que os vitorianos consigam parar para pensar.
Depois, se as coisas correrem mal, choram no fim do campeonato

Anónimo disse...

a limpeza começou no banco...mas devia era começar na bancada!

Anónimo disse...

é politicamente correcto dizer-se que o insulto não é caminho mas aquilo que esta direcção mais faz é insultar
os sócios, para não falar de alguns jogadores cujo empenho e vontade é seriamente questionável.

Zeca Diabo disse...

Quem obrigou o Professor a pedir a demissão, que
e apresente alternativas.
Manuel Machado com esta equipa, no minimo, conseguia a Europa...

Tem sido isso, afinal, o que "ele" sempre consegue no seu VITÓRIA!!!!

Anónimo disse...

Dr. Cirilo, este post devia ser afixado por toda a cidade de Guimarães, em todos os editais das freguesias do concelho, transcrito para toda a blogosfera Vimaranense, porque o momento é de união. Ou vamos esperar para descer outra vez para nos unir-mos ?? Tiro-lhe o chapéu e louvo-lhe o "sentido de estado" e a frieza no pensamento, que é o que mais faz falta neste momento para os nossos lados.

Quanto ao treinador, penso que terá mesmo de vir um estrangeiro e que nunca tenha ouvido falar no Vit. Guimarães ! Olhando aos últimos acontecimentos, portugueses nem os desempregados de longa duração para aqui vão querer vir. Quem é que no seu perfeito juízo se vai meter neste ambiente de cortar à faca ?

José Antunes disse...

isto não vai com paninhos quentes. Amigo Cirilo, não se pode pactuar com tal estado de coisas. Se "pequena franja" levou MM a pdri a demissão há que criar uma vaga de fundo para dar uma "vassourada" em situações com as quais não pactuamos. Basta de "cinzentismo"

Fumega disse...

A direcção terá de se demitir nas próximas 24h de forma a abrir caminho à serenidade!

Anónimo disse...

Sinceramente não contava com essa sua serenidade.
Mas é a verdadeira.
Vamos arranjar soluções.
Março de 2013 é já ali.
Estive a procurar treunadores para o Vitória, com passado e experiencia e só me saí um possivel.
Curiosamente até se anda a oferecer à nossa malta.
José Peseiro. Vejam o passado dele e reflitam.

sousa disse...

Caro Luis Cirilo,
Deixemos de hipocrisias e de falsas diplomacias, todos os dados são conhecidas e não podemos camufla-los. Esta direcção já vai no segundo mandato e dúvidas não existem quanto às suas capacidades, sejam elas boas ou más, dependendo da racionalidade de cada um, e que desde já e uma vez mais deixo o meu registo como má ao nível daquela que nos fez descer de divisão. O momento é problemático, e não admito outra posição que não esta! Temos que preparar o futuro já, sob pena de ser tarde, e este filme já o vivi anteriormente (aselhice, falta de sorte, erros infantis, frangos, apatia, má gestão do futebol e divórcio entre massa associativa e equipa). Confesso que tenho receio que esta direcção vá escolher um treinador ao nível de um Vitor Pontes, e pelas notícias veiculadas até ao momento, estes receios são reais. Acho um valor importante para o clube, presente e futuro, mas de momento a equipa precisa de algo mais que um Flavio Meireles! Quanto ao Rui Vitoria e outros que nem quero sequer mencionar, não preenchem o perfil desejável e imprescindível - Muita experiência técnica, conhecimento sobre o futebol moderno, líder, não subservientes com a direcção e excelente condutor humano. Para isto só um treinador com pergaminhos no futebol e se possível, com ligações ao Jorge Mendes (se não percebem isto, com o devido respeito, andam muito alheados da actualidade). Depois, tratar da sucessão, ou por vontade dos próprios órgãos sociais, ou por iniciativa dos associados. Isto assim não pode continuar, já que estamos vertiginosamente a perder o respeito de todos e a própria identidade do clube. Quanto a si, ou é candidato ou não, e terá que o anunciar de imediato, porque nesta altura, independentemente do que se vá passar quanto a eleições, o clube precisa de uma voz que defenda o universo Vitoriano!

Anónimo disse...

a direcçao tem de se demitir, o EMS ta agarrado com unhas e dentes ao poder, ele nao quer largar o poder!

o vitoria a seguir este caminho arrisca-se a disputar a 2ªliga po ano!

Anónimo disse...

Oh Fumega, e vais tu tomar conta do
leme ? O actual comandante e adjuntos já deram provas da sua (in)competência, logo não servem.Mas o barco não pode andar à deriva.

Anónimo disse...

Oh Fumega e estás tu pronto a tomar conta do barco?
Vamos lá, salta para a ribalta pois a malta está cheia destes incompetentes mas alguém tem de assumir-se.

Marco Ribeiro disse...

Caro Luís Cirilo,

Penso que ao repudiar as expressões de desagrado dos sócios e adeptos está a cometer o erro de confundir a causa com a consequência.

Os insultos são o resultado desta gestão miserável e incompetente e não a causa dos problemas do Vitória. Esta direcção já esgotou qualquer capital de crédito ou boa vontade que ainda restasse.

Abraço

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Depois de se ter assistido à saída de MM, ontem era imperioso que a equipa desse o seu melhor!

Mas também era fundamental que os adeptos a apoiassem, porque a mesma tem qualidade e talento!

Por isso era necessário (para não dizer urgente)palmas aos jogadores em vez de apupos!

É necessário que os adeptos percebam que a equipa estava talhada para defender muito, porque jogou 4 jogos (dos 5 que perdeu) com adversários bem mais poderosos (Porto e Atlético) e que nãe é num só jogo que se muda o esquema táctico dos últimos jogos, ainda para mais com tanta pressão sobre os jogadores!

É caso para dizer, "Deixai-os trabalhar!"!

A Direcção é que tem de ser fortemente responsabilizada!

Tal como diz Pimenta Machado hoje no Record, hoje o Vitória é um Sandinenses em ponto grande, e isso é que é inaceitável!

luis cirilo disse...

Caro Luis Lourenço:
Se a direcção se demitir (o que me parece dificil acontecer)então será aberto um processo eleitoral.
Aí sim aparecerão os candidatos.
Caro Anónimo:
Mas tem de pensar mesmo.
Caro Anónimo:
A bancada tem é de se encher mais.
Caro Anónimo:
Há mecanismos estatuttários e regulamentares para resolver essas situações.
Caro Zeca Diabo:
Machado é passado. Rima e é verdade.
Caro Anónimo:
Um treinador estrangeiro só se fosse conhecedor do nosso futebol tipo Lazlo Boloni.
Porque o tempo não está para adaptações nem experiências.
Caro José Antunes:
Compreendo o seu pensamento.
Infelizmente os problemas do Vitória não se resolvem na blogosfera.
é no terreno.
E aí exigem mais empenhamento do que vaiar ou insultar.
O clube é dos sócios.
Caro Fumega:
Não o fará de certeza absoluta.
Caro Anónimo:
Há alturas em que a razão tem de vencer a emoção. E o nosso Vitória está num momento muito dificil do qual só sairá com bom senso e algumas mudanças. Que terão de ser feitas sem extremismos.
Quanto ao Peseiro é um bom treinador sem duvida.
Caro Sousa:
Concordo com grande parte da sua análise.
E com a urgência de fazer ressurgir o Vitória.
É evidente para todos(?) que a actual situação começa a parecer-se demasiado com a de 2006/2007 o que naturalmente preocupa os vitorianos e muito.
Claro que um treinador sem perfil para o nosso clube seria mais de meio caminho andado para a desgraça e daí que a direcção não possa falhar na escolha.
Não vejo possibilidade de contratar um estrangeiro e daí que seja entre os portugueses que a solução tenha de aparecer.
Pessoalmente gosto do Rui Vitória embora a minha preferência fosse para um "impossível" Manuel José.
Quanto a mim sou,como sempre fui, um vitoriano que nunca dirá não ao Vitória.
Caro Anónimo:
Nem pensar nisso. O Vitória vai dar a volta.
Caro Anónimo:
Acho que o barco nunca andará á deriva.
Em 89 anos nunca andou.
Caro Marco:
Creio que existem muitas formas de demonstrar descontentamento que não passam pelo insulto a jogadores,treinadores e dirigentes.
Até porque no que respeita aos jogadores é com estes mais o Assis que vamos ter de recuperar.
Quanto á direcção é evidente que há um desgaste tremendo que levará,certamente, a uma reflexão interna.
Caro SIC:
Tens razão em grande parte do que dizes. Para não dizer na totalidade.
Certo é que quem quiser trabalhar no Vitória tem de saber viver com a pressão e a exigência.
E ontem,perante um adversário que tinhamos goleado na pré temporada,foi mau demais. Claro que entregar a equipa a Basilio Marques (não havia outra solução para este jogo) também não ajudou muito.
Porque ele meteu um Tony inenarrável,manteve um Faouzi irritante, e deixou no banco Pedro Mendes o unico que podia fazer a diferença qualitativa.

Mendes Peres Pinto disse...

Manuel Machado era o treinador certo para o Vitoria.
E certo que nao deslumbrava a plateia, mas sempre conseguia levar a agua ao moinho.
E mais jogo menos jogo, o Vitoria -com Machado la estaria na Europa.
Quem escorraçou MM, que assuma as consequencias.

luis cirilo disse...

Caro Mendes Peres Pinto:
Antes de mais parabéns pelo pseudónimo.
Foram três excelentes jogadores do Vitória que tive a sorte de ver jogar muitas vezes.
Quanto a MM não gostei da forma como saiu.
Mas reconheço que, não só por responsabilidade dele, o seu prazo de validade estava esgotado.
Podemos discutir a justiça disso. Mas que estava...estava.

Anónimo disse...

Noticia publicada no Expresso do Ave

"Luís Cirilo para o marketing
Luís Cirilo, que havia concorrido na lista rival às eleições no Vitória, é o novo director de marketing. Está assim colmatado o vazio deixado por Júlio Mendes na passada semana."

Confirma?

luis cirilo disse...

Caro Vitorianismo:
Quando essa questão me foi posta por um jornalista desse jornal,na passada sexta feira,desmenti categoricamente.
Publicaram.
É o que temos

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Sinceramente fiquei surpreendido pela agora confirmada falsa notícia.

Não que não presuma que seja capaz de exercer com sucesso este ou outro cargo no VSC, seja com esta direcção ou com outra. Afinal de contas o que nos une é o Vitória.

Marco Ribeiro disse...

Como comnta?

http://www.gmrtv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=7503:luis-cirilo-substitui-julio-mendes-na-direccao-do-vitoria&catid=48:desporto&Itemid=41

Anónimo disse...

Caro Dr.:
Infelizmente o que previ no fim do jogo com o atlético aconteceu. Referi para alguns amigos que, face ao estado actual do Vitória, contra o Beira Mar seria mais do mesmo, isto é, não se vislumbrava nem capacidade, nem atitude para conseguir dar rapidamente a volta por cima com resultados positivos. Infelizmente acertei mas nunca imaginei tamanho descalabro. Acho que todos fomos surpreendidos por um Basílio apático, sem ideias, à imagem de MM, com erros de casting ( faouzi titular, toscano no banco, olimpio fora de forma titular, pedro mendes no banco ) já sobejamente conhecidos. Parece-me que toda a equipa está fora de forma e que todos tem clara "falta de pernas". Sempre pensei que Basílio iria apresentar um onze mais ousado e atacante. Apenas quatro jogadores de cariz ofensivo, sem ideias, sem atitude. Nota-se que a equipa não sabe atacar e está muito formatada para defender. Afinal foi mais do mesmo e o síndrome MM está presente na mente de todos.
Quanto à direção penso que está tudo dito. Somos, como diz Pimenta M. um sandinense em ponto grande neste momento. Nota-se a falta de capacidade para gerir um clube como o nosso. É demasiado visível o amadorismo. E já agora para quem não se apercebeu, mas houve quem visse, o Sr.Milo abandonou o camarote presidencial perto do fim do jogo e aquando dos insultos, virando-se para a bancada com um gesto braçal estilo "ide todos para o...". Bonito, não??? Próprio de um presidente, não??? Era para o público ou para os jogadores??? ou para ambos???
Acho que já chega e está na hora de mudar algo. Penso que o treinador só já não chega. Era melhor começar pela direção e se o seu presidente não gosta do que ouve que se vá embora.

Abraço
Jorge Nuno Folhadela

luis cirilo disse...

Caro Vitorianismo:
Tem toda a razão.
E o Vitória é o mais importante.
Caro Marco:
Não posso comentar o que não existe.
Caro Jorge Folhadela:
Creio que a grande prioridade,agora,é tirar o Vitória de uma situação penosa e que começa a lembrar 2006/2007.
Depois se verá qual a melhor forma de o clube ascender ao patamar de grandeza que é o seu.
Sinceramente o que me preocupa é esta classificação e esta equipa desnorteada.

A.S. disse...

Caros Vitorianos, vamos ver uma coisa.Perdemos uma supertaça Cândido Oliveira e realmente nesse jogo não fomos felizes. No campeonato estamos em ultimo, é certo, mas fizemos um grande jogo contra uma das melhores equipas europeias da atualidade, fomos "ligeiramente" roubados e perdemos 1-0. Jogamos uma 3ª(2ª) jornada depois de uma eliminação da liga europa contra uma equipa que comprou dias antes um jogador que dava para pagar o orçamento do Vitória durante 4 anos e tivemos de seguida a consequente "chicotada psicológica". Muito sinceramente os resultados desta altura em nada me assustam porque temos que ser realistas, a única coisa que poderiamos ter a mais nesta altura são apenas 3 pontos para o campeonato.
NÃO É VERGONHA:
-perder 2 vezes contra o Porto em que num dos jogos jogamos taco a taco,
- ser eliminado da liga Europa contra uma equipa que tem um orçamento brutal.
O que me preocupa é, isso sim, os sinais que a equipa dá de uma muito má preparação que equipa tem para enfrentar o que se aproxima. E digo mais, estou plenamente confiante que, mesmo não gostando desta Direção, este ano temos grande equipa e ainda vamos dar que falar pela positiva. Acredito no Rui Vitória e no Vitória!!!

luis cirilo disse...

Caro A.S.:
Estou de acordo.
é verdade que 5 derrotas "doem" mas a verdade é que quatro delas eram dificeis de evitar. E em boa verdade nos jogos com o FCP demos boa réplica(convém não esquecer o penaltyzinho do jo da Liga)e em Madrid fizemos 70 minutos de bom nível.
Mau,mau apenas o jogo com o Beira Mar.
Vamos ter calma.