sexta-feira, agosto 26, 2011

Desilusões

Foto: www.vitoriasc.pt
Escrever a "quente" nunca é boa ideia pelo que vou abordar esta noite trágica para o Vitória da forma mais distante que me for possível.
Foi uma noite de desilusões.
A primeira, e aquela que mais me preocupa, tem a ver com os 10.330 espectadores presentes.
Um número fraquissimo.
E que deixa uma pergunta inquietante: Estamos reduzidos a um núcleo duro de 10.000 adeptos,os que nunca falham,e os restantes são voláteis ?
Aparecem quando lhes apetece?
É muito mau.
E,sejamos claros por mais que isso desagrade a alguns, não vamos assacar responsabilidades á direcção,ao treinador,ou aos jogadores.
Liga Europa,Atlético de Madrid, Agosto,bilhetes baratos.
A obrigação dos vitorianos era estarem presentes.
Até porque o seu apoio era essencial.
Sem prejuízo de considerar que tendo razões de insatisfação com direcção/treinador/jogadores a verdade é que o dia de o demonstrar não era hoje.
A segunda desilusão tem a ver com a eliminação e o volume do resultado.
Porque sabendo-se que o Atlético de Madrid nos é superior tínhamos feito uma boa exibição em Madrid que apenas três minutos de desnorte impediram de transformar num bom resultado.
Mas também é verdade que um golo no primeiro minuto(ainda por cima num penalty inventado), e que nos obrigava a marcar quatro,dá cabo de qualquer estratégia bem como da força anímica dos jogadores.
Mas não ao ponto de termos escapado por sorte ,e por Nilson, a um resultado que seria completamente vergonhoso pela dimensão.
As coisas são o que são. e aquele "pálido" Vitória carece de outra explicação.
A terceira desilusão ( a menor de todas porque pouco inesperada) tem a ver com a teimosia e passividade do treinador.
Tal como elogiei a sua estratégia em Madrid tenho de a criticar agora.
Porque teima em jogadores que não rendem(João Alves e Faouzi á cabeça),porque entra com uma equipa excessivamente conservadora e deixando de fora Toscano o mais talentoso avançado do Vitória, porque ficou paralisado no banco vendo a equipa desmoronar-se á sua frente.
A perder 0-2 aos vinte minutos demorou mais 25 a mexer na equipa e só após o intervalo fez as substituições que se impunham.
Ao ponto de poder considerar que entramos na segunda parte com a equipa que devia ter iniciado o jogo.
Mas era tardíssimo.
Uma nota final quanto á equipa.
Percebi hoje,claramente ( e estou a dar-lhe razão),porque motivo El Adoua chegou referenciado como central mas MM utiliza-o como trinco.
É que rende bem mais no meio campo.
E agora?
Perdida a Supertaça,eliminados da Liga Europa, que Vitória vamos ter para a Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga?
Que lições terão sido tiradas deste "naufrágio" ?
Uma coisa tenho como certa.
A margem de erro já é muito reduzida.
Depois Falamos.

17 comentários:

Mari Mari disse...

Uma catastofre...nunca esperei ver o jogo que vi hoje,esperava mais garra e ambição!!Afinal de contas jogavamos em casa,independentemente de termos 10.000,5.000,30.000 o Vitória tinha de jogar concentrado para ganhar!!Aponto o dedo a MM devia ter jogado com extremos,nao teve a coragem para assumir um jogo mais tendencioso para nós!Sei que ele é sócio e seria certamente o ultimo a querer mal para o Vitória,mas hoje tenho que o criticar!nao posso admitir que joguemos em losango e em vez do Renan jogar com o Joao Alves!!Acho que está na hora de se começar a abrir o jogo para os adeptos!!Já começo a ficar fartinho desta direcçao!!É sempre esta porcaria...
E agora,para todos esses vitorinos,deixo já a mensagem que o Vitória não precisa de gente pa encher o estádio e se acham que só vale a pena ir ver os jogos com os chamados grandes,então que não aparecam lá!nao precisamos de adeptos que só la estão nos bons momentos!Porque o Vitória é muito maior que isso!!
Começa a chegar a hora de mudar!Precisamos de uma direçao ambiciosa,que saiba o que quer e o que está ali a fazer!Que sinta e saiba bem o que é o Vitória!!
Estou farto que se aproveitem e gozem do Vitória, EXIGE-SE competencia nesta casa!O Vitória tem de mudar JÁ!!

Fábio Silva disse...

Para mim a maior desilusão foram os 10.000. Esperava mais muito mais! Eu apoio, critico, mas estou presente! E ontem estive! Machado já é uma desilusão constante, como você disse e muito bem dou mérito a machado por colocar El Adoua a meio campo porque a central minha nossa senhora, mas se machado sabia isso porque o pôs lá??? Fauzi? já não dá para rir, só mesmo chorar! É simplesmente FRACO! João Alves ja deu o que tinha a dar, Alex iguamente, 10 minutos e estava de rastos!

Porque é que Renan não foi inscrito na liga e é convocado para a liga europa?
Edgar e Soudani chegam??
Começo a ter medo, temos bons jogadores, mas colectivo....
A ultima vez que tinhamos muitos craques acavamos na ......

Anónimo disse...

Eu não sei o que levava a crer alguém que estariam 30.000 adeptos no estádio. Ou seja lá o que for, perto disso,...

Aliás tem sido notório o afastamento dos adeptos do estádio, acho que o próprio Cirilo falou sobre isso diversas vezes aquim sinceramente não vejo qual será o espanto.

A eliminatória já estava perdida. Era preciso muito sonho para pensar o contrário.

Foram 4 mas podiam ter sido muitos mais. A verdade é essa!!!
Um total de 0-6...


Mas que projecto desportivo tem o Guimarães?
Reformados mais lar magrebino?
Que é isso?

Manuel Machado anda completamente perdido...

A direcção vendeu-se ao benfica e tem gestão amadora e ridícula.

O Braga está a tornar-se um grande, a todos os níveis, mas isso é visível há muito tempo...e de guimarães só veio encolher de ombros e gozo...


Estavam à espera de quê?

O BRaga tem dinheiro, projecto desportivo, projecção europeia, platel de qualidade. Estrutura.

Que tem o Guimarães?
Esmolas do benfica? Mais o quê?


o Guimarães quer e vai lutar pelo quê? Com quê?

Definhar é caminho?
O Guimarães está a ir por aí abaixo e NINGUÉM FAZ NADA.

depois queixem-se.

nem o Baaga numa final europeia fez alguém mexer-se a sério.


Levar 6 numa final da Taça também não chega, mais 6 num play-oof da Liga europa, também não...

Anónimo disse...

Já perdi a paciência.
Como disse o Presidente da Camara de Guimarães, na sequencia de tanta asneirada, "tenho legitimidade para fazer o que quiser, os Vimaranense deram-me 62 % dos votos", disse ele. No Vitória é a mesma coisa, alguém votou neles. Desconfio muito do nosso bairrismo. Comparo a falta de ambição dentro do campo com o derrube do Toural. Sem sequelas, sem rolarem cabeças, somos uns atados dominados por um selvagem. Comparo as pseudo-contratações de jogadores com as incompetencias na preparação da Capital Europeia.
Guimarães está entregue aos bichos e a culpa é dos Vimaranenses.
Tal como a retirada do Toural de um simbolo da nossa Guimarães, a lembrança das nossas ainda hoje invejadas Vitórias, a fonte, estão-nos a retirar pouco a pouco o sonho de um dia vencer.
Não, eu não vou à luta.
Cansei.

Nota: Não me apetece dizer quem sou, não vale a pena, não aquece nem arrefece.

de:
Anónimo à beira da emigração

Anónimo disse...

sinceramente não estava à espera de mais do que o que se viu...mesmo com um atletico B as indicações dos últimos tempos, os jogadores, o treinador, só me fazia antever este desfecho...talvez menos sufoco

Anónimo disse...

Caro Dr.Cirilo,

Percebo que seja complicado analisar desprendido de paixão clubista, para mim também é difícil quando é o caso. Mas permite que lhe diga a minha opinião enquanto espectador de futebol sobre o Vitoria. O que aconteceu era esperado porque falta qualidade e estofo europeu ao plantel do Vitoria. Aliás, tal como o Nacional. As outras equipas passaram porque apesar de mais fracas do que na época passada ( Braga e Sporting) eram superiores ao opositores. Quanto ao Vitoria a nível interno, mais uma vez como espectador isento de paixão clubista pelo Vitoria, não auguro nada de bom porque o plantel é fraco para as ambições legitimas dos adeptos, e sinceramente o treinador… vocês têm uma mira para os treinadores…
Cumprimentos,
Idalino Leão

Vitor disse...

Claro que aquele penalty ( mal assinalado) no minuto (1) foi muito mau para as aspirações do Vitória. Mas importante aqui é também percebermos como é que equipas que fazem das tripas coração durante toda uma época para conseguirem ser apuradas para a "Liga Europa" ou melhor, para a pré-eleminatória, mas quando lá chegam praticamente não se apuram. Muitas delas são inclusivé eleminadas por equipas mais "fracas" o que nem foi o caso do Vitória. Continuaremos a ter em Portugal dois três clubes que farão alguma coisa na Europa e um deles de quando em vez poderá fzer um beilharete. É o futebol que temos. Paciência...
Espero que o Vitória faça uma grande época, pois não sendo vitoriano (sou portista) considero o Vitória o quarto grande e, por isso o futebol portugês só tem a ganhar com um vitória forte.

Hermenegildo disse...

25.000 socios 14.000 cadeiras

Onde estao eles?

Vitorianos so de treta?
Os verdadeiros vitorianos, nunca falham......

luis cirilo disse...

Caro Mari Mari:
São,de facto, muitas as razões de preocupação depois do descalabro de ontem.
E a afluência de adeptos,em quebra continua,é para mim a maior de todas.
Porque independentemente de resultados e exibições a verdade é que há um afastamento de muita gente do estádio.
E isso leva-nos a um caminho muito perigoso.
Caro Fabio:
Tem razão.
E embora eu não acredite na repetiçãodo ano em que descemos a verdade é que a época pode estar comprometida daqui a um mês. E aí receio bem que o afastamento de adeptos ainda seja maior.
Caro Anónimo:
Infelizmente sou obrigado a concordar consigo. o resultado foi muito lisonjeiro para o Vitória.
Mais dois,tr~es ou quator golos do Atlético não aconteceram mas não foi por falta de oportunidades.
Foi o Nilson e alguma azelhice dos avançados espanhois.
Agora claro que o futuro é preocupante.
Porque o Braga começa a cavar uma distância que vai ser dificil de recuperar.
Pelas razões que aponta.
Caro Anónimo:
Percebo o estado de alma.
Que é seguramente o de muitos.
Mas é nestas alturas que temos de levantar a cabeça e seguir em frente.
Ainda há esperança.
Pelo menos para o Vitória.
Caro Anónimo:
Sim,menos sufoco era expectável.Porque a eliminatória dificilmente teria outro desfecho.
Caro Idalino:
Eu acho que o plantel é melhor do que aquilo que tem mostrado.
E com a reintegração de Edgar,o regresso de Assis e a estreia de Soudani ainda vai melhorar.
Agora é verdade que ás vezes parece que a ambição dos treinadores é inferior á dos adeptos.
Embora MM tenha várias atenuantes para os insucessos há uma que não tem: Ontem tinha de arriscar. E quando o fez já estava tudo mais que perdido.
Caro Vitor:
Felicito-o pela isenção do seu comentário e partilho consigo a ideia de que somos o quarto grande.
Pelo passado.
Porque pelo presente estamos atrás do Braga como é infelizmente bem visivel.
Mas nada que não se possa resolver!

Mari Mari disse...

Acho que a frase que MM diz ontem na conferencia de imprensa tem muito que se lhe diga...
Há sem duvida um problema na nossa casa,e esse problema chama-se direçao!!tinhamos um grupo tao bom na pré temporada e agora porque precisamos de um avançado já vendemos tudo e todos!e o milo abre logo o cu por meia duzia de tostoes...assim nao vamos lá!!

Daniel Gonçalves disse...

Sr. Cirilo para bem do seu Vitória e do futebol português teria sido importante o apuramento para a eliminatória seguinte da fase de grupos. Não fosse a azelhice do João Paulo em Madrid, o azar com a bola poste logo a seguir à expulsão e o resultado na 1ª mão poderia ter sido diferente. Ontem foi mau para a "remontada" vitoriana sofrer um injusto penalty logo no 1º minuto, porque assinalado por uma falta inexistente, coincidência sobre um jogador ex-benfiquista (eles aprendem muito bem na Luz os mergulhos), mas o que não se viu a seguir a esse golo imerecido e injusto foi uma atitude de revolta por parte da equipa vitoriana, qualquer outra equipa teria sentido um orgulho ferido e iria atrás de um resultado digno, mesmo que fosse muito difícil marcar 4 golos, era preferível ganhar por 2-1 ou mesmo 3-1 do que perder por 0-4, ora o que se viu foi um baixar dos braços por parte da equipa do Vitória e de Manuel Machado. O que mais faltou foi uma outra atitude de luta por um resultado digno da tradição do Vitória.
Cumprimentos.

LP disse...

O elo mais fraco é sempre o treinador, nao tarda e MM vai embora, contrata-se mais 3 ou 4 jogadores em Dezembro...continua-se a oferecer os nossos jogadores para qualquer transferência.

A novela continuará

luis cirilo disse...

Caro Hermenegildo:
Concordo consigo.
E sem prejuizo de assacar responsabilidades a quem dirige a verdadeé que os vitorianos(muitos deles) também tem que meter a mão na consciência.
10.000 espectadores num jogo destes não é normal.
Pelo menos para o Vitória.
Caro Mari Mari:
Um dos problemas de MM é que é preciso descodificar o que ele diz. E nem toda a gente está para isso

Anónimo disse...

O problema do anónimo à beira da emigração deve ser muito mais vasto que o que respeita ao Vitória.

E para mim isso é justamente uma das causas de todo este nervosismo e descontentamento em torno da equipa: é que os problemas de cada um são extravasados para cima do clube (jogadores, treinadores e dirigentes).



Um bocadinho mais de calma talvez fosse uma boa ajuda para todas as questões

Rui Rodrigues disse...

Se não fossem os jogadores até pensaria que esta foto é antiga. Equipas sem publicidade nas camisolas já não se usa á vinte anos.
Quanto ao resto é óbvio que estamos desiludidos com tudo que refere.
A solução passa por eleições antecipadas,nova direcção,novo treinador.
E o senhor Luis Cirilo bem sabe o que pensam muitos vitorianos quanto a si e ao desejo de o verem á frente do Vitória

Ricoca disse...

Caro Luis Cirilo:
Realmente nao esperava ser eliminado de uma maneira tão humilhante.
Mas o que me preocupa realmente é o "e agora?".
Temo que o Vitoria se possa vir a transformar noutro belenenses(sem ofensas), a nivel desportivo.
Temo que o Vitoria à 9ª jornada já esteja tão afastado dos lugares cimeiros,(tendo em conta que esta equipa é mentalmente fraca) já seja dificil a recuperaçao.
Espero muito sinceramente estar errado.

luis cirilo disse...

Caro Daniel:
Concordo consigo quanto á falta de atitude.
Mas também acho que a equipa já vinha dos balneários "infiltrada" com uma postura de receio ao adversário.
Agora há que seguir em frente.
Caro LP:
Claro que MM eraoelo mais fraco. Por isso partiu.
Caro Anónimo:
Acredito que os problemas que hoje se vivem tornem as messoas mais irritadiças e menos tolerantes.
E o futebol sempre foi uma válvula de escape muito grande.
Mas isso não explica tudo.
Caro Rui:
A questão da publicidade,ou da falta dela,não é exclusivo do Vitória. Tenho visto na televisão,em campeonatos diversos,essa situaão verificar-se.
Caro Ricoca:
Devo dizer-lhe que partilho dos seus receios.
É que o calendário não ajuda nada.