sexta-feira, agosto 26, 2011

Problema ?



"No dia em que eu for o problema desta casa, esta casa não terá problema nenhum“

Estas palavras de Manuel Machado,findo o jogo com o Atlético de Madrid,são as palavras de um vitoriano.
De um homem que gosta do clube,que a ele reconhece a importância que teve na sua carreira,que nele trabalha por profissão mas também por paixão.
Acredito que ao proferi-las MM estava a ser totalmente sincero.
Não gosto de ver os adeptos insultarem e vaiarem seja quem for que trabalhe no Vitória.
Porque independentemente dos méritos e dos resultados estou certo (especialmente se se tratar de pessoas como MM que gostam do clube) que fazem o melhor que podem e sabem para terem sucesso.
A verdade é que pese embora dois apuramentos europeus, pese embora os títulos nacionais nos escalões de formação entre outros serviços menores,Manuel Machado nunca gozou de um "estado de graça" no Vitória.
Por ser de Guimarães ?
Também.
A nossa terra de há muito que é conhecida por ter fama de ser má mãe e boa madrasta.
E embora de quando em vez enfie grandes "barretes",não só no futebol bem entendido, não parece disposta a aprender.
Mas essencialmente porque a forma de MM entender o futebol e armar as suas equipas não é do agrado da generalidade dos vitorianos.
Onde ele privilegia a contenção nós queremos o arrojo.
Quando ele pensa primeiro em defender nós pensamos em atacar.
Onde ele gosta da precaução nós adoramos o atrevimento.
Ele aponta essencialmente ao resultado mas nós também queremos espectáculo.
E foi essa diferença de conceitos que destruiu a relação entre treinador e adeptos.
Ainda ontem, num jogo em que era imperioso marcar três golos,iniciamos a partida com um onze cauteloso mais próprio de um primeiro jogo fora de casa do que de uma remontada que todos desejávamos.
E essa falta de arrojo do técnico desespera os adeptos,torna-os descrentes,leva-os a atitudes que não defendo nem gosto de ver.
O que escrevo a seguir pode ser contraditório mas não é.
Manuel Machado não é um problema para o Vitória.
Nenhum treinador é um problema á segunda jornada do campeonato!
Mas existe um problema com Manuel Machado.
Que é a falta de empatia entre ele e os adeptos.
Manuel Machado não tem culpa nenhuma de não ter o feitio expansivo e arrojado de Marinho Peres,Quinito ou Cajuda porventura os três técnicos que os vitorianos mais admiraram nos últimos 25 anos.
Mas os vitorianos também não tem culpa nenhuma de quererem mais do que aquilo que MM lhes dá.
Até porque é possível,como o passado demonstra,termos bem mais.
Creio que face ás dificuldades do calendário com jogos de elevado grau de dificuldade até á 7ª jornada, no qual o sucesso da época vai estar em cima da mesa, vitorianos e técnico vão ter de encontrar uma plataforma de entendimento e convergência.
Que passará sempre por resultados.
Porque se eles não aparecerem estou certo que não será necessário recordar ao vitoriano Manuel Machado as palavras(dele) com que iniciei este post.
Depois Falamos.

14 comentários:

benachour10 disse...

O problema está resolvido!!!
ja ontem era tarde.

Manuel disse...

Manuel Machado demitiu-se há momentos do cargo de treinador do Vitória.

Acho que foi a única saída e o melhor para o Vitória, não pela capacidade maior ou menor do treinador, mas porque o ambiente era mau e necessitava de uma chicotada psicológica, para o plantel e para os sócios.

Veremos que virá (pode ser Cajuda, que ainda ontem estava no estádio), mas será uma lufada de ar fresco no ambiente degradado que se vivia.

Boa sorte para MM

Anónimo disse...

"Ele aponta ao resultado, nós queremos espectáculo"

Ou seja, queremos "show de bola", mesmo saindo derrotados...
Mas jogamos bem...

Muitos "futeboleiros", ainda não perceberam que muito do futebol mundial, são os pontos?...
Por isso MM, tem conseguido, o que muitos jamais conseguirão........

lourenço lima disse...

Caro Cirilo aconteceu aquilo que eu esperava. MM não suportaria outra romaria ao complexo só para o enxovalhar. Lógicamente que MM tem culpas pela má gestão técnica e táctica da equipa. Manuel Machado já não é o técnico que apostava nos jovens da cantera. Hoje dispensa jogadores como Amorim, Dinis e fica com Tony, Renan e outros. No entanto a instabilidade que se vive hoje é culpa exclusiva da Direcção e dos 66% dos associados que a elegeram. Milo e companhia tem feito uma gestão desportiva e financeira danosa para o nosso clube. Uma vez mais falhamos a entrada no grupo dos "euros". Não porque o adversário fosse mais forte, mas sobretudo porque depois de 2 meses de iniciar a época o plantel sénior ainda não está totalmente fechado. E aqui penso que MM não é responsável, pois não há treinador nenhum no mundo que consiga trabalhar bem nestas condicções. Julgo ser o timing para despacharmos esta cambada daqui para fora e passarmos para uma nova fase na vida do clube.

Paulo Fernando -Fafe disse...

Sinceramente, nunca percebi bem, o que pretendiam mais os vitorianos do "Prof".
Colocou por duas vezes o Guimarães na Europa com planteis muito baratinhos.
Onde estavam os craques do clube?
É claro que podia subir um pouco mais, mas a tarefa não era fácil.
Ninguém serve para o vosso clube, ninguem.
Apareça quem faça melhor.

Anónimo disse...

Vitória ultrapassa a barreira dos 25.000 associados e vai a caminho das 15.000 cadeiras vendidas.

José Machado disse...

Manuel Machado, honesto, trabalhador, dedicado ao clube, vivia-o por dentro e por fora.
Igualar o que Manuel Machado conseguiu no clube, nem daqui por 100 anos.
Nos escalões de formação e nos seniores, foi de longe o melhor,porque ofereceu sempre algo de bom ao clube.
O seu trabalho em prol do Vitória, ficará gravado.
Só quem for palerma é que não o reconhece.
Obrigado Professor.
Um dia voltarás, acreditamos.

Fábio Silva disse...

Sinceramente não gosto de ver o vitória a jogar tão defensivamente, por isso não gostava muito de machado. mas dou.lhe o mérito porque no tempo q aqui esteve levou.nos há europa, e a uma final da taça, sorte no sorteio?? em anos anteriores perdemos com setúbal, moreira, mafra e ninguém reclamou! Agora venha quem vier, espero sinceramente que não faça pior! Quem devia sair ainda lá está.stava muito de machado. mas dou.lhe o mérito porque no tempo q aqui esteve levou.nos há europa, e a uma final da taça, sorte no sorteio?? em anos anteriores perdemos com setúbal, moreira, mafra e ninguém reclamou! Agora venha quem vier, espero sinceramente que não faça pior! Quem devia sair ainda lá está.

JPO disse...

Tenho cá um palpite, que o sr.Lourenço Lima, vai ser a curto prazo o novo director desportivo do Vitoria...

luis cirilo disse...

Caro Benachour10:
É verdade.
Caro Manuel:
Não havia outra solução.
Caro Anónimo:
Jogando-se bem tem-se mais possibilidades de ganhar.
Tem duvidas?
Olhe para o Barcelona.
Caro Lourenço:
Na verdade MM não tem a responsabilidade toda neste mau inicio de época. ALias dei-lhe razão quando ele criticou uma regulamentação que permite transferências até 31 de Agosto com os campeonatos já iniciados. Claro que isso destabiliza e muito um plantel.
Caro Paulo Fernando:
Para aqueles que veêm o 5º lugar como uma boa classificação é dificil não pensar como você.
Mas há quem queira mais e saiba que o Vitória vale mais do que esses 5º lugares.
Caro Anónimo:
Ainda bem.
Embora 25.000 deva ser o objectivo de cadeiras vendidas e não de numero de associados.
Caro José Machado:
Também não é preciso exagerar.
Caro Fábio:
Reclamar tem-se reclamado sempre.
Agora é verdade que MM nunca esteve nas boas graças dos adeptos.
Caro JPO:
E faria um excelente trabalho seguramente

Manuel Aspinall disse...

Confesso que sempre simpatizei com Manuel Machado, não só por ser Vimaranense, mas por ser um Vitoriano e, acima de tudo, um "homem da casa". No entanto, o facto de ser "homem da casa" é, na maioria das vezes, um mau presságio neste clube, onde cada vez mais se pode afirmar que os "santos da casa não operam milagres". No entanto questiono-me, com o género de estrutura directiva que norteia os nossos destinos, será que há alguém capaz de os operar?

Tenho as maiores dúvidas a este respeito.

Sobretudo porque estamos habituados a assistir aos mesmo erros de palmatória em quase todos os defesos.

Planteís desbaratados, equipas novas todos os anos com 14 ou 15 caras novas, jogadores anunciados que fogem e outros desejados que tardam em chegar.

Pergunto-me por vezes se é este o destino e o triste fado de ser Vitoriano. Interrogo-me inúmeras vezes se isto irá ser sempre assim, se da parte da direcção estamos condenados a assistir sempre ao mesmo género de passividade, se estamos verdadeiramente condenados a ser liderados por dirigentes apáticos que não só nau acautelam os nossos (e também os seus) interesses como se furtam de forma consecutiva e sistemática à defesa pública e intransigente do clube quando este é claramente prejudicado. Refiro-me, por exemplo, à calendarização do campeonato nacional deste ano, em que fomos injustamente arremessados para um calendário inicial quase assassino. Quando se esperava uma forte reacção dos dirigentes, estes mantiveram-se impávidos e serenos, tendo sido mais uma vez o treinador a dar o corpo às balas e a abordar assuntos que entram directamente na esferas de responsabilidade de outrém.

No meu entender, o treinador deve orientar o grupo de trabalho, defenindo as regras técnico-tácticas a seguir. Á direcção do clube, por seu lado, cabe "escudar" o grupo de trabalho, defender os interesses do clube no meio em que este se insere, sejam competições nacionais, internacionais e assuntos de âmbito federativo, velando para que o grupo nde trabalho que representa o clube nos relvados e todos os seus profissionais se vejam afastados de polémicas que extravazam o plano estritamente desportivo.

Cabe também á direcção proporcionar ao grupo de trabalho as melhores condições para que a época corra de acordo com as ambições. Este ano, e mais uma vez, quando tudo apontava para que a equipa estivesse afinada a tempo, acaba por se constatar que afinal temos mais do mesmo, uma equipa com lacunas e carências à vista de todos, quando estava em jogo uma supertaça e uma eliminatória que é nada mais nada menos do que o culminar de uma época anterior plena de esforço.

Aquilo que foi feito, ou melhor, o que não foi, apenas pode ser interpretado como um gozo com a paciência dos adeptos.

A direcção do Vitória Sport Clube não respeita os seus adeptos e por consequência, não respeita a grandeza da instituição que representa, e ponto final.

Hoje, e por estar de "plantão" no Hospital, não fui "à bola" e o Vitória já perde com os aveirenses por uma bola a zero. Ouço os comentadores a falarem de um jogo fastidioso, de uma equipa do Vitória que não só não reage às investidas dos adversários como parece nem sequer ter acordado para o jogo de hoje. Falam de um Faouzi inconsequente e de um Targino sem esperança.

Com este calendário enfadonho que temos, e com um possível resultado negativo com o Beira-Mar, perguto-me o que é que os Vitorianos precisam mais, no sentido de se operarem as mudanças necessárias.

Os meus cumprimentos ao autor.

Esperemos que a segunda parte traga a reviravolta.

Saudações Vitorianas!

luis cirilo disse...

Caro Manuel Aspinall:
Devo dizer-lhe que estou de acordo com as suas reflexões.
E também considero que MM, sem prejuizo de achar que cometeu erros graves,está longe de ser o pricipal culpado.
Senti-o muitas vezes a fazer um papel que não lhe competia a ele por falta de algum responsável que o fizesse.
E a verdade é que Paulo Pereira,que devia ser o primeiro a dar a cara (porque não pode ser sempre o Presidente)na defesa do clube quando era prejudicado,nunca disse uma palavra.
Assim era dificil.
Penso que o Vitória está metido num problema sério.
Do qual tem de sair depressa custe o que custar.

Miguel Salazar disse...

Ó Luís Cirilo, agora estiveste mesmo muito bem, com essa de "não pode ser sempre o Presidente a dar a cara".
Está mesmo muito boa...

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Eu tenho momentos assim...