terça-feira, julho 26, 2011

Dia dos Avós

Hoje comemora-se o dia dos avós.
Creio que é uma homenagem justíssima aqueles que por amor aos netos e defesa do conceito de família são pais e mães duas vezes.
As vezes que forem precisas consoante o número de netos.
E creio que bem anda a sociedade em reconhecer o papel insubstituivel dos avós na ajuda á formação e educação dos seus netos.
O mundo seria bem melhor, não tenho qualquer duvida, se fosse possível a muitos avós serem-no de facto estando presentes junto dos seus netos e acompanhando a sua formação enquanto indivíduos.
Ao invés de vermos crianças passarem das creches para os infantários e destes para as escolas completamente desinseridas de um ambiente familiar que lhes proporcione outras perspectivas de vida.
não tenho avós.
Mas guardo uma gratíssima recordação dos três que conheci.
A minha avó materna ,que nunca conheci, faleceu ainda a minha mãe era jovem.
Mas dos avós paternos e do avô materno guardo algumas das melhores recordações da minha vida.
Pela mão do avô Luís fui á Amorosa ver os primeiros jogos do Vitória.
Pela mão do avô Cirilo lembro-me das minhas primeiras viagens pelo país e as primeiras idas a Espanha.
A Avó Libânia era o protótipo de avó que adorava os filhos e netos.
Tive muita sorte com os meus avós.
Como tenho a certeza que os meus filhos poderão dizer o mesmo dos seus avós.
Apesar de tudo, essencialmente da vida frenética que as pessoas levam,ainda há crianças que tem a sorte de poderem desfrutar da companhias dos seus avós e de todos os ensinamentos a que através deles tem acesso.
Assisto de perto,e com alguma nostalgia pela minha infância, a exemplos desses.
O Tomás, o Vicente, o Gonçalo, a Marta, a Luisa, o André,o Nuno, a Benedita e mais alguns.
Na certeza de que esses netos serão melhores pessoas por terem os avós que tem.
Depois Falamos

9 comentários:

Maria disse...

Lindíssima homenagem Cirilo...

Lindíssima mesmo!

Um abraço.

luis cirilo disse...

Cara Maria:
Obrigado pelas suas palavras.
Acho que os avós merecem todas as homenagens.

CMM disse...

Não podia estar mais de acordo, felizes dos netos que têm os avós por perto.
Justissíma homenagem.
Um bem haja a todos os avós deste mundo.

Saganowski disse...

Tenho muitas saudades dos meus.

Os maternos, que me estavam mais perto, perdi-os aos 3 e aos 6 anos de idade.

Se tivessem vivido mais alguns anos, tenho a certeza que teria sido uma experiência bestial crescer com eles ao meu lado!

luis cirilo disse...

Cara CMM:
Totalmente de acordo. O que nem é novidade.
Caro Saganoowski:
Eu felizmente tive os meus avós até ao ponto de eles conhecerem os bisnetos.
Tive sorte.

Anónimo disse...

Eu só tenho uma avô paterna actualmente, mas quando nasci (sendo o neto mais velho dos dois lados), tinha os 4 avós vivos, mas infelizmente o meu avô paterno faleceu quando eu tinha quase 5 meses (e acho que ele era sócio do Vitória, pelo menos acho que foi na sua juventude, e até chegou a pôr a minha avó nos anos 50 a sócia). A minha avó materna faleceu quando eu tinha 8 meses. Por isso em menos de um ano após o meu nascimento, perdi logo 2.

O meu avó materno faleceu 3 dias depois de eu completar 16 anos, e é o que me traz algumas saudades, pois apesar de ser de uma pequena e distante freguesia de Guimarães que faz fronteira (não se ria) com a Morreira, lol, era um homem simples, mais ligado ao campo e que apesar de não ter estudos, aprendeu a ler sozinho e teve na minha perspectiva uma boa vida nos seus 20/30 anos, pois viveu no Brasil e Norte de África (a acompanhar os patrões, que tinham cargos de consul de Portugal nesses Países)... e a meu ver criou juntamente com a minha avó as suas filhas.
Resta perpetuar as suas memórias.
Abraço

César

luis cirilo disse...

Caro César:
Gostei muito do seu comentário sobre os seus avós.
É bom sabermos reconhecer aqueles que foram importantes para nós na nossa infância e juventude.
Espero ser, um dia pelo qual não tenho pressa,um avô tão bom para os meus netos como os meus avós foram para comigo

Rita Oliveira disse...

adorei este post. o Luis escreve com uma versatilidade surpreendente. futebol,politica,cinema,livros e ás vezes uns posts com uma sensibilidade tão apurada.
gostei mesmo.

luis cirilo disse...

Cara Rita:
Obrigado pelas suas palavras. Vou escrevendo ao sabor da inspiração.
Procuro diversificar os temas.