domingo, julho 17, 2011

A Apresentação


Foto: www.vitoriasc.pt
Na sexta feira o Vitória fez a sua apresentação oficial aos sócios perante um adversário pouco chamativo como o é o Rio Ave.
Bem diferente, por exemplo, da apresentação do Braga que será com o Aston Villa!
Daí que a relativa pouca afluência de público seja fácil de entender pese embora a (não) surpresa que seria a apresentação de Pedro Mendes.
Que constituiu, juntamente com a bonita homenagem a Flávio Meireles, o ponto mais alto da noite e no qual foi perceptivel o carinho e a admiração que os vitorianos tem por esses dois simbolos do clube.
Quanto ao jogo...foi mais um jogo de preparação.
Com bons apontamentos, mais individuais que colectivos como é normal nesta altura, mas que no seu todo já deixam perceber uma equipa bem mais competitiva que a da época anterior.
Também com bastante mais soluções.
Sendo certo que não jogaram Alex,Bruno Teles,João Ribeiro,William,Freire,Edson Sitta,Tony por lesão e sendo igualmente certo que ainda vão sair alguns jogadores.
Uns dispensados,outros emprestados e um ou mais vendidos pelos famosos 4 milhões!
Exibições individuais?
Gostei especialmente das de Olimpio, Anderson, El Adoua, Dinis,Toscano.
Colectivamente a equipa já teve alguns bons movimentos,nomeadamente no segundo tempo, mas há uma lacuna que começa a ser gritante.
A de um ponta de lança alternativo a Edgar.
Porque William será ou não aposta e Fortes ainda está algo "verde"!
Com um homem golo e a dose de classe extra assegurada por Pedro Mendes creio que o Vitória poderá disputar o acesso á Champions(Portugal terá 3 lugares em 2012/2013) na época que agora se inicia se fizer por isso e a sorte o acompanhar.
Depois Falamos

22 comentários:

Olivier disse...

Não entendo como se pode destacar pela positiva a exibição do Dinis.

Anónimo disse...

"... e a sorte o acompanhar" e os do costume deixarem.

luis cirilo disse...

Caro Olivier:
Eu gostei da exibição do Dinis. Jogou simples, não complicou nada,arrsicou no passe de meia distância. Para além de ter jogado fora do seu lugar. PArece-me um valor seguro.
Caro Anónimo:
Pois. Esse é realmente um velho problerma. Mas temos de saber viver com ele

Olivier disse...

Caro Cirilo, penso que o Dinis jogou no lugar dele.

luis cirilo disse...

Caro Olivier:
Se bem me lembro o Dinis começou a trinco,onde esteve bem, e depois parassou para central quando saiu o N'Dyaie.
E aí não comprometeu.

Anónimo disse...

O Dinis está a deixar passar a oportunidade, infelizmente porque eu sou 100% a favor da aposta na formação.
Dr. Cirilo, ainda devem haver muitos bilhetes à venda em Marrocos para o jogo contra o Aston Villa. Tanto fala no assunto... anda ansioso. Deixe lá o Braga e as comparações com o Braga

Rego Matos disse...

Raro é o "post" sobre o Vitória, que não tenha a tal alfineteda no clube do Rei.
Enfim, já muitos cibernautas começam a habituar-se ás bicadas do costume.
Por estas e por outras,é que o Vitória não consegue muitas vezes, seguir em frente.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Vê-se que é muito a favor da formação. Ao fim de quatro jogos já diz que o Dinis está a deixar passar a oportunidade...
Quanto ao Braga vamos ver se nos entendemos: eu apenas cito o Braga porque quero ver no Vitória a ambição que infelizmente vejo lá.
E os exemplos são tantos que me dispenso de os citar.
MAs há no Vitória gente para quem qualquer coisa serve.
E também por isso estamos como estamos.
Caro Rego Matos:
Não são alfinetadas nem eu aceito lições de vitorianismo de qualquer um.
Aceitei muitas, e com que gosto, de grandes vitorianos como Custódio Garcia,Lourenço Alves Pinto,Hélder Rocha e Jorge Folhadela.
Infelizmente já desaparecidos.
Como ainda aprendo muito com pessoas como Antero Henrique da Silva Junior ou Fernando Roriz entre outros.
Agora de anónimos na net isso não.

Fábio Silva disse...

A meu ver nestes 4 jogos que o vitoria efectou, onde estive presente nos 3 ultimos, destaco pela positiva andersan, toscano, e El Adoua. Destaco so estes, porque foram os mais consistentes nestes jogos, Barrientos tem permenores deliciosos, mas nota-se que ainda nao esta adaptado a um jogo tao rapido, e a meu ver tem algumas entradas muito fortes q poderao custar cartoes desnecessarios, os outros tanto mostram permenores fantasticos como lances infantis...Mas vao a tempo de melhorar. Quanto ao Dinis desses 3 jogos que ele fez, sinceramente so gostei deste, onde foi seguro e fez passes interesantes...
Saudaçoes vitorianas

luis cirilo disse...

Caro Fábio:
Estamos mais ou menos de acordo.
Os proximos jogos definirão titulares,suplentes e dispensáveis.
Sendo certo que do meu ponto de vista Dinis deve ficar no plantel.
Por mérito próprio.

Anónimo disse...

Caro Dr. Luis Cirilo, dizer que o Dinis não tem agarrado a oportunidade não quer dizer que não deseje que ele vingue, ou que fique no plantel. Claro que deve ficar quanto mais não seja para aprender, porque tem qualidade e chegará a hora dele. Mas o futebol é feito de oportunidades e é nestes jogos que elas se agarram. E mais uma vez digo que o Dinis tem estado abaixo das expectativas... é a minha opinião.
O Braga é um balão que mais cedo ou mais tarde rebentará. Queremos um clube para 5 ou 6 anos, ou um clube para a eternidade ? Deixe-os ficar num 7º ou 8º lugar e... Depois Falamos

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Espero que o Dinis seja a referência que foi Flávio Meireles ou é Pedro Mendes.
Curiosamente joga na mesma posição.
Claro que vai depender dele agarrar as oportunidades e de elas lhe serem dadas.
Quanto ao Braga estou de acordo consigo. Até agora tudo tem sido "rosas" mas lá virão os espinhos. E aí se verá a consistência de tudo isto. Desconfio que é fraca...

Sonho Vitoriano!!! disse...

Esta é sem margem para dúvida uma equipa mais competitiva que a da época passada. Basta vermos que para certas posições será até difícil escolher um jogador, pois há mais do que uma boa escolha. É também claro que há, ainda, um excesso de jogadores, mas isso será certamente solucionado. Tenho apenas pena que não exista uma aposta mais efectiva nas camadas jovens. Pois o Dinis parece-me caminhar a passos largos para se transformar num valor seguro, mas depois vemos que tirando este jogador todos os outros que vieram das camadas jovens do clube, são já velhos conhecidos. Gostaria por exemplo de ter visto este ano uma aposta no João Amorim. Uma vez que à partida o titular será Alex. Penso que faria mais sentido ter um jovem promissor, internacional e feito no clube no banco a ganhar experiência em alguns jogos. Do que ter um jogador como o Tony que tem uma idade semelhante á do Alex e que não será por isso solução de futuro.
Agora com esta equipa, quando tivermos o problema do ataque resolvido, tudo que for menos do que a época passda será mau.

luis cirilo disse...

Caro Sonho Vitoriano:
Estou de acordo com a sua opinião.
Muito especialmente em relação ao João Amorim que devia ter sido aposta já para esta época como alternativa ao Alex.
Embora jogar na II Liga seja uma boa forma de ganhar experiência.
Quanto ao resto creio que com um bom avançado e a manutenção dos jogadores fundamentais o Vitória deve apostar claramente no acesso á Champions

Fraga disse...

Caro Sr. Cirilo e vitorianos,

Já faltava a tal referência que o Braga é uma mera apresentação de alguns anos, e que não tarda, tudo vai cair.
Continuem a pensar de tal forma, que o Braga vai continuando a crescer. Porque o que se faz em Braga, não é mera ocorrência do acaso.
Em 10 anos, tudo se alterou, o Braga começou-se a formar, reabilitar e a organizar. No ínicio, tranquilizou a sua posição, sendo um clube que em 9 anos consecutivos ocupa lugares Europeus, em que em 4 deles passou à fase de Grupos da Liga Europa, em outro conseguiu a entrada na Liga dos campeões e depois, repescado para a Liga Europa, chega à sua Final.
No Campeonato é o que temos visto, do 5 lugar para cima só não esteve num ano, de realçar a melhor presença de sempre, um 2 Lugar, com luta até a última jornada com o Campeão da altura.
Financeiramente, não reconheço ninguém em Portugal tão estável, mesmo falando dos Grandes. No último ano, na entrada para esta nova época, o Braga arrecada 17 milhões na Liga dos Campeões, 3 milhões na Liga Europa, 8 milhões na venda do Sílvio, e tem no seu plantel muito por onde valorizar.
Sinceramente gosto do vosso discurso, quanto mais pensam que a nossa queda vai chegar, mais continuamos a crescer. Seja em número de sócios, seja em assistência, seja em palmarés, é desta fibra que vamos continuar a crescer.

Bem haja aos bons vitorianos.

abraços

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Não atribuo ao acaso, nem á sorte, o crescimento do Braga.
Que lhe permitiu fazer uma década superior ao Vitória.
E acho que subestimar essa realidade é dar um passo fatal rumo á não inversão da situação.
Agora é igualmente verdade que tudo tem corrido bem.
Mas lá virá o dia,acontece a todos,em que as coisas vão correr mal.
E aí confirmaremos a consistência deste crescimento.

Anónimo disse...

Caro Sr. Fraga, no dia que correr mal como diz e bem o Dr. Cirilo, vão voltar a ser meia dúzia. Porque o crescimento não se faz de borlas nem de sócios formatados nas escolas.
E um clube sem base de apoio popular é o que é o Boavista...
O povo de Braga nunca foi braguista, sempre foi benfiquista. Agora o que eu acho é que devem erguer uma estátua ao Toninho trolha. Porque com ou sem apoio popular, está a fomentar a revolta contra o Benfica (vários episódios), até pela colagem ao FCP. Está a fazer um grande serviço ao SCBraga e a fazer crescer o vosso clube. Até ver... Depois Falamos

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há duas verdades que me parecem indiscutiveis:
Uma é que o Braga ainda não conheceu o reverso da medalha.
E é nos momentos maus (veja-se o Vitória na II Liga) que se vê o estofo dos seus adeptos.
A outra é que as coisas em Braga são diferentes do que eram há uns anos atrás.
Hoje as gerações mais novas são braguistas e não benfiquistas. E isso proporciona um crescimento indiscutivel.

Fraga disse...

Caro Anónimo,

Só alguém diz o que você diz, porque não sabe o que se passa e não conhece minimamente a realidade actual.

Continuem a achar que são únicos, que nós continuamos a afastar-nos de vós...

Mas acredite, pouco ou quase nada falta para tal acontecer.
Este ano acredito que possa acontecer um campeonato a quatro, sabendo que as dificuldades são mais elevadas. Mas se não conseguirmos competir com o "petróleo" de alguns, vamos continuar a fazer frente a eles, como o temos feito nos últimos anos.

Até vejo no Vitória melhor qualidade que na época passada, principalmente a meio campo, com as entradas de Pedro Mendes, Leonel Olímpio e El Adhoua ( acho que é assim que se escreve), mas têm algo que na minha opinião bloqueia a vossa equipa, e essa pessoa é o vosso treinador.



Bem Haja aos bons vitorianos.

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Eu também acho que vamos ter um campeonato a quatro. Mas para os lugares entre 2º e 5º entre Vitoria,Braga,Benfica e Sporting.Porque,salvo estrondoso falhanço de Vitor Pereira(treinador), parece-me que o Porto está num patamar a que nenhum dos outros chega.

Fraga disse...

Caro Cirilo,

Não digo que o seu pensamento não tenha algum sentido. O Porto é sem duvida o candidato maior ao próximo campeonato e a única situação que pode fragilizar esta ideia, é a mesma que a sua, será Vítor Pereira a pessoa certa, para já parece que o Porto não abranda!!
Não vejo é que o Vitória consiga este ano competir de igual forma com os outros três, pelo menos é a ideia que tenho, e já lhe expliquei qual é o maior bloqueador de tal facto. Mas tenho a certeza que podemos ter um Vitória um pouco melhor, vai depender, como vai ser o arranque nesta primeira fase do Campeonato. ( O Vitória não mudou muito, ao invés do Braga)
Como Braguista, acredito naquilo que está a ser novamente construído, simplesmente espero pelo tal Defesa Central ( Gostava de rever o Nunes) e pelo número 10 ( Darragi, era a tal peça) que faça o Mossóro carburar de novo.

Bem Haja Sr. Cirilo.

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Mas nessa questão do elemento "bloqueador" não discordo de si. O Vitória tem claramente melhor plantel que na época passada e se conseguir um ponta de lança que marque 14/15 golos na Liga pode bater-se com os outros três citados.
Se o treinador" deixar" ...