sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Uma Imagem

É costume dizer-se que uma imagem vale por mil palavras.
Esta devia valer por uma moção de censura!
A um governante eleito democraticamente, num país da União Europeia, que elegeu como um dos principais parceiros económicos (e políticos) um ditador sanguinolento que o mundo inteiro conhece nessa qualidade e em mais nenhuma.
Em cinco anos Sócrates visitou a Líbia quatro vezes !
Para além de ter recebido o amigo Khadafi em Lisboa na cimeira Europa-África com direito aquelas ridículas discussões sobre o local onde o beduíno queria montar a tenda.
Literalmente a tenda dado não frequentar hóteis.
Nessas frequentes visitas ao ditador o primeiro ministro foi ainda convidado de honra para o aniversário da revolução líbia assistindo ás cerimónias ao lado do sinistro coronel e participando nas festas até de madrugada.
Uma amizade verdadeiramente "exemplar".
De Khdafi já se sabia o cadastro.
Ditador cruel, apoiante público e confesso do terrorismo internacional, primeiro responsável de um regime corrupto onde todo o poder está na mão da sua família.
Sabe-se agora o que tem feito nos últimos dias contra o seu próprio povo na tentativa de evitar aquilo que já é inevitável.
Massacres abomináveis com saldo de milhares de mortos.
Isso sabe-se.
Não se sabe é o que pensa Sócrates disso.
Porque ao invés de dar a explicações, e muitas são exigíveis,sobre as "amizades" com o ditador líbio prefere andar pelo país em pré campanha eleitoral rodeado por numerosa e dispendiosa comitiva.
Uma vergonha.
Por isso entendo, sabendo que infelizmente isso não acontecerá, que á boleia desta relação com Khadafi que nos envergonha o governo merecia uma verdadeira moção de censura.
Basta !
Depois Falamos

13 comentários:

il disse...

Contaram-me ontem uma do Kahdafi quando teve a barraca armada no Forte de S. Julião (alina fronteira de Oeiras e Cascais):
-deu 50 euros a todos os africanos que o fossem visitar,
-todos os negros de Lisboa e arredores agarraram nos filhos e sobrinhos e lá foram;
-ganharam mais do que se fossem todos trabalhar um mês;
-a comunidade africana é partidária do senhor Kahdafi...

Ora bem, como se vê, ele e o Socas, andaram 'ambos, os dois, conjuntamente' na mesma escola...

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, atenção que o homem vai dizer que é mentira e uma cabala montada com o objectivo de denegrir a sua imagem.

Liberdade disse...

Não há quem deteste mais Sócrates e Khadaffi do que eu, por motivos e em níveis diferentes, mas você que mistura aqui futebol e PSD está a ser intelectualmente desonesto. Ou demagógico.Ou populista. Ou tudo isso.

Porque não colocar aqui as visitas e acordos com Khadaffi e muitos outros ditadores sanguinários com a marca PSD?

Mas você anda a tentar assar a imagem de que o PSD é diferente do PS?

Enquanto o País não acabar com esses 2 cancros, o destino é o abismo, deixemo-nos de tretas.

REVOLUÇÃO!

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
E porque não exportar Sócrates para a Líbia ?
Se continuarmos com este chefe do governo, qualquer dia seremos nós a importar tendas líbias para viver.
Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

Neste caso o Filósofo está inocente.

Retirado do site da TVI24:

"O jornalista apontou o dedo com dureza à «hipocrisia» da comunidade internacional, que «permitiu que Khadafi permanecesse no poder» durante quatro décadas e que está a «permitir este banho de sangue» por não intervir de «forma clara».

Depois da revolução, assegura, a Líbia que emergir deste levantamento «irá pedir contas» a nível internacional. «Temos uma lista de países que vão ter de prestar contas», garantiu, dizendo que esses países são os que «pensam que a Líbia é só petróleo e armas». «Países como a Inglaterra, a França, os EUA, a Alemanha e Israel», frisou.

«As armas que Khadafi está a utilizar contra o povo foram eles que as venderam. Armas proibidas a nível mundial», disse.

Estes políticos do Mundo Ocidental são um bando de hipócritas. Tem passado impunes mas a História será implacável para com eles.
Democratas de pacotilha.

Anónimo disse...

A nossa sorte é fazermos parte da UE e sermos uma democracia consolidada porque, caso contrário, teríamos a mesma sorte dos libios, isto é, dominados por um ditador de pacotilha, aldrabão, enganador, e nada sério. Mas os portugueses gostam, e por isso até admito que o Socas volte a ganhar pleitos eleitorais. A carneirada já era assim no tempo de Salazar.

luis cirilo disse...

Cara il:
Dava para tudo a riqueza do petróleo.
Caro cb:
Pode dizer o que quiser.
O tempo dele acabou.
Caro Liberdade:
Como o blogue é meu nele misturo o que muito bem me apetecer.
Quem gostar gosta quem não gostar tem bom remédio.
Agora uma coisa é certa e nisso estaremos de acordo: não há bons e maus ditadores,há ditadores.
Que quanto mais depressa forem derrubados melhor.
Caro S.Guimarães:
Aí está uma boa ideia.
Exportar o Socrates.
Porque para tendas bastou-me a tropa.
Caro ANónimo:
Sem duvida.
A não ser que se venha a provar que usaram o "Magalhães" contra o povo.
Caro Anónimo:
De Portugal á Libia a distância é menor do que se pensa...

Anónimo disse...

Vamos lá ser coerentes:

Cavaco e Sócrates com Khadafi

http://2.bp.blogspot.com/-F_7lI8iqRZY/TWOj8f_ghQI/AAAAAAAAJEE/e8avWjcEO8E/s1600/libia+socrates+cavaco.jpg

Cavaco felicita Ben Ali:

http://www.presidencia.pt/?idc=18&idi=32338

João Carvalho disse...

Antes de aqui passar escrevi no meu blogue sobre este exacto tema, com a mesma foto e tudo (é preciso ter azar, porque estive quase a por outra).
Mas não coloco em questão que se tenham relações comerciais com paises como a Líbia, Angola, China ou Venezuela. Nem até que se "explore" um pouco as condições especiais desses países. O que eu critico são os exageros a que foi levada a tentativa de branqueamento de Ditadores absolutamente perversos em nome de interesses financeiros.
Qual foi a necessidade de ter o ministro Luis Amado na Libia nas comemorações da subida de Khadafi ao poder? Ou qual é a necessidade de cá ter constantemente o sr Chavez, com as suas palhaçadas ridiculas, numa tentativa de credibilização a que Portugal é dos poucos que vai dando palco? Depois vemos esta titubieza constante do ministro Luis Amado em relação ao que se passa no Norte de àfrica! Era nisso que gostava de ver o PSD com uma posição firme, mostrando que na politica externa ainda existem limites.

luis cirilo disse...

Caro João:
Estou de acordo.
Tudo que é demais é erro.
E este governo erra demais.
Agora a verdade é que ainda não ouvi o PSD falar sobre o que se passa no Magrebe.
É por isso que acho que PPC já devia ter um governo sombra.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Convirá que uma coisa são relações protocolares entre Estados e chefes de Estado e outra a forma como este governo se aproximou de Khadafi ao ponto de o próprio PM ter ido participar nas festarolas de aniversário do regime.
Para já não falar das visitas frequentes á Líbis do PM e seus ministros

Defreitas disse...

Ainda não vai há muito tempo, os grandes « espertos » e « especialistas », clamavam em todos os media – radio, televisão-, com uma grande certeza, que após a queda do muro de Berlim ( que nenhum previu!) e a queda estrondosa da URSS, assistíamos “ ao “fim da Historia” !

Nada mais nada menos!

Apenas uns poucos anos depois, não somente verificamos a presunção de tal declaração, mais ainda mais, o erro absoluto de todos aqueles que a fizeram e que muitos adoptaram como uma verdade definitiva.

Agora que vemos nos ? Que a Historia, em vez de terminar, continua a escrever mais páginas e que páginas. E com um pouco de perspicácia ela indica-nos que também poderia um dia escrever algumas paginas à nossa porta, mesmo em casa!


Uma das lições que nos está a dar a revolta popular nos países árabes é simples : que todo dirigente, qualquer que ele seja, eleito para representar o povo, está em tal lugar porque o povo assim o decidiu.

Ao ler alguns comentários neste “post” , e ao ver as manigâncias surdas, os compromissos múltiplos e as inumeráveis infracções dos nossos representantes eleitos com os ditadores que os povos árabes deitam ao contentor do lixo da historia, tenho a impressão que talvez um dia também será necessário ”arrumar” a nossa casa e “degager” um certo numero destes “artistas”!

As nossas autoridades arrogantes e os seus” espertos” terão elas a coragem de avançar a reflexão um pouco mais longe para compreender que o preço que paga a rua árabe hoje é, numa grande parte, o preço da duplicidade deles com esses regimes detestados pelos seus povos desde há muitos anos.

E que nenhum venha argumentar que “não sabiam”, porque bastava viajar um pouco nesses países para sentir no olhar e na vida do povo, a pesada chapa de chumbo que os esmagava.


Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Ainda é um pouco cedo para avaliar as consequência que vão ter na Europa os acontecimentos em curso no Magrebe.
Mas não me parece demasiado ousado prever que eles vão atingir com impacto significativo a classe politica da união europeia que durante anos fechou,em nome de negócios e negociatas,os olhos ao que se passava nos paises arabes.
Fosse no Egipto fosse na Libia.
Como o meu amigo diz bastava andarem de olhos abertos.
É por isso que muitas das reacções que por aí andam, de Obama a Sarkozy,cheiram a profunda hipocrisia.
Porque só reagiram e denunciaram situações quando os ex amigos foram apanhados com as "calças na mão" como costuma dizer-se.