quarta-feira, fevereiro 23, 2011

CEC 2012 - Capital Europeia da ...Censura ?


Já aqui escrevi sobre o assunto e nem tencionava a ele voltar.
Mas as afirmações feitas pelo PS de Guimarães em conferência de imprensa são de tal forma graves, juntando-se ás já feitas pelo presidente do municipio, que merecem que se diga mais qualquer coisa.
Os dados são conhecidos.
O economista e consultor de empresas,Ricardo Rio, foi contratado pela fundação cidade de Guimarães para durante seis meses executar um trabalho de assessoria no âmbito estrito das suas competência profissionais.
Tão simples quanto isto.
Que é,aliás bem diferente, de ter alguém durante anos como vereador com grandes responsabilidades delegadas e depois "promover" esse alguém a chefe de uma brigada de limpeza com considerações deselegantes sobre a sua estabilidade emocional.
Acontece que Rio, no âmbito de uma liberdade conquistada a 25 de Abril de 1974, milita num partido politico e é autarca num municipio vizinho.
Heresia suficiente para que os socialistas vimaranenses, fortemente açoitados por ventos vindo de Braga, tivessem feito da contratação um caso político.
E desvairados pela heresia da fundação ter contratado alguém do PSD resolveram partir para um vergonhoso ataque pessoal á figura da pessoa contratada.
Pondo,inclusivé, em causa o seu carácter !
E porquê ?
Apenas porque no âmbito dos seus direitos politicos e de cidadania,consagrados na Constituição,Ricardo Rio não abdicou de ser oposição em Braga nem de com toda a legitimidade vir a assumir nova candidatura em 2013.
Esta forma de olhar para a politica, para a democracia, para a liberdade inclusivê, é mais própria do regime salazarista do que de uma democracia com 36 anos de idade.
Acho que o PS de Guimarães deve parar para pensar.
Pensar nas tristes figuras que anda a fazer e que são indignas de um partido que gere um municipio que daqui a meses será capital europeia da cultura.
Porque a persistir neste caminho, nesta perseguição a quem tem cartão partidário diferente, nesta obsessão em agradar aos "parceiros da actividade politica tradicional" (António Magalhães dixit) os socialistas vimaranenses acabarão por passar da CEC uma imagem bem diferente daquela que se pretende.
A de uma verdadeira CEC -Capital Europeia da Censura.
E é pena se assim for.
Depois Falamos
P.S. A cereja em cima deste bolo estragado é mesmo o PS acusar o PSD de querer partidarizar a CEC !
Como ?
Vá lá,antes de dizerem o que pensam pensem no que dizem.
E no que fazem !

8 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Não sei qual a sua formação académica: se for de direito, ou de história, sabe -obrigação profissional; se tive uma valente cultura geral também. No entanto há muitos que não abem que o 1º código legislativo escrito é o de Hammurabi (1700 a.C.?).

Neste existem 3 tipos de pessoas: os escravos, os cidadãos e os muskênum. Os muskênum, eram livres, mas sem direitos cívicos, porque eram «costas dobradas», ou seja, em bom português, vermes, ou invertebrados (em honorabilidade, claro).

Por isso os tipos que andam a fazer um enorme aranzel, por Guimarães (e arredores), são apenas muskênum, que aportuguesado, através do hebraico, deu MESQUINHOS!

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
É inevitável falar na CEC 2012, pelos motivos que todos conhecemos, ainda que como vimaranense me sinta defraudado pela maneira vergonhosa como nasceu esta polémica.
Se se quer gente competente não podemos andar a confirmar a filiação partidária dos seus membros.
Se se quer gente apenas pertencente a determinado partido, então que se esclareçam os Vimaranenses dessa predisposição.
Se é por ser de Braga então o sr. Presidente da Câmara esqueceu-se que também não é de Guimarães.
O que se torna ridículo, são as declarações que se produzem com impacto nas tvs, e que apenas nos ridiculariza aos olhos do País, e com repercussões no estrangeiro.
Gostaria que as pessoas responsáveis pelo evento, e atendendo ao real significado do mesmo, remassem todas para o mesmo lado, evitando polémicas estéreis, porque em última análise está o prestígio de uma Cidade e Região, e também muito dinheiro sacado aos bolsos dos contribuintes.
Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

Em face do que se passou Ricardo Rio não tem mais condições para cumprir o contrato.

Se for Homem demite-se.

Tambem a Fundação Cidade de Guimarães, ao impor a condição de Ricardo Rio não fazer politica activa foi vergonhosa, mas a ser como dizem porque não rescindiram contrato com Ricardo Rio.


Politiquices à parte, a questão de fundo é que Ricardo Rio não tem Know how para justificar o contrato.

É um Boy profissional que nunca fez nada na vida.

Rescindam com ele e demitam o Magalhães.

Pedro Fonseca

luis cirilo disse...

Cara il:
Não posso estar mais de acordo.
E gostei do termo muskênum.
A usar em oportunidade futura.
Caro S.Guimarães:
Estamos de acordo.
E devo dizer-lhe que apesar de tudo me surpreende a inabilidade politica de que o presidente de câmara e o PS tem dado mostras.
É um fim de ciclo que começa a ser penoso.
Caro Pedro Fonseca:
Vê-se que não conhece o Ricardo Rio.
Que tem uma carreira profissional fora da politica com mais de uma duzia de anos de trabalho em várias instituições.
Eu, no lugar dele,não teria aceite o contrato por razões que para aqui não são chamadas.
Mas depois de tudo isto,desta vergonhosa perseguição politica,acho que ele deve manter-se na assessoria para que livremente o contrataram. Se a Fundação/Câmara não o quiserem que o despeçam.

il disse...

2 cusquices off record (a 2ª é de truz!)

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3832:presidente-do-psd-acompanha-marcelo-nuno-na-tomada-de-posse-em-oliveira-do-hospital&catid=40&Itemid=92

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3843:tenho-acompanhado-o-partido-em-oliveira-do-hospital&catid=53&Itemid=110

luis cirilo disse...

Cara il:
Oliveira do Hospital e algumas pessoas do PSD de lá merecem a minha especial simpatia.
Até porque no "reinado" anterior foram muito mal tratadas.
Espero que o Marcelo Nuno contribua,de facto,para a unidade do partido nesse concelho.

Anónimo disse...

Falta saber-se a última (antes da próxima, a que vira depois dessa). Pois não é que há alguém que é remunerado pelo orçamento da Câmara, para trabalho a tempo inteiro, que vai receber tanto ou mais do que o tal R. Rio, acrescendo ao respectivo salário, já de si nada módico, para fazer qualquer coisa para a FCG, e que... tal como o gajo de Braga, também tem um cargo político, só que em Guimarães e eleito pelo partido do Dr. Magalhães. Se o de Braga tinha um impedimento, quantos terá este senhor?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ora aí está um belo termo de comparação.
Não de cargos,ordenados,naturalidades.
Mas de moral!
A da CMG como é evidente.