segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Natural

Tenho lido aqui pela net alguns comentários de vitorianos indignados com a forma como o Vitória perdeu na Luz o jogo de hoje.
Creio que é precisa alguma calma.
Desde logo porque a vitória do Benfica foi justíssima,assente numa excelente exibição,e que podia ter atingido números bem piores.
Bastará recordar que Cardoso falhou um penalty,Saviola viu um golo limpo ser anulado,e existiram dois remates aos postes da nossa baliza.
Para além de mais uma soberba exibição de Nilson que adiou, e muito, o aumento do marcador.
Vitória e Benfica são equipas de orçamentos muito diferentes.
Incomensuravelmente diferentes permitindo que um contrate jogadores que o outro não pode contratar.
E hoje a valia individual de alguns jogadores fez toda a diferença.
Podia o Vitória ter feito melhor?
Pode-se sempre fazer melhor como provamos na primeira volta em que vencemos com toda a justiça.
Mas na Luz,em condições normais, o Benfica é quase sempre mais forte que nós.
Claro que, como sempre, podemos discutir determinadas opções do treinador ou questionar a exibição de alguns jogadores.
Mas temos a obrigação de com seriedade reconhecer que hoje dificilmente obteríamos um resultado positivo.
Porque o Benfica foi muito melhor.
Que tenha servido,ao menos, para os responsáveis perceberem(uma vez mais)as reais lacunas deste plantel.
Que ajudam a explicar o mau resultado para além dos inegáveis méritos do Benfica!
Nota final para reconhecer,por ser verdade,que João Ferreira fez uma arbitragem aceitável apenas manchada pela anulação do tal golo a Saviola.
Depois Falamos

15 comentários:

Mestre Pedroto disse...

Concordo plenamente com este seu ponto de vista em relação ao jogo na Luz.
Mas deixa-me realmente aborrecido que haja vitorianos que consigam criticar depois do que eu vi hoje! Eu pergunto-me será que eles viram o mesmo jogo que eu? È que eu vi um estadio com 54000 espectadores ao rubro, e um benfica a jogar o seu melhor futebol até ao momento visto esta época! È que foi demolidor, e qualquer equipa hoje arriscava-se a levar um cesto de golos na luz.
Eu confesso que já esperava que isto acontecesse, porque este benfica está muito melhor do que aquele que jogou aqui em Guimarães, e nós não estamos muito diferentes, ainda a haver uma diferença, essa seja na minha opinião para pior!
O vitoria não tem praticado bom futebol(mas já esteve melhor no jogo com o Nacional), e não seria hoje que eu iria esperar um Vitoria melhor do que o que tenho visto, e daí que, nem este resultado nem esta exibição me espanta, tendo em conta aquilo que temos vindo a jogar e tendo em conta aquilo que o Benfica fez durante o jogo!
Ainda assim estamos em 4º lugar e para a semana temos um jogo dificil em Leiria, que espero sinceramente, que o ganhemos!
Cumprimentos!

Pedro disse...

Fomos humilhados!! Não me venham com a diferença de orçamentos, pois essa sempre existiu e existirá!! O que faltou foi atitude, agressividade e acima de tudo vontade de vencer. Em Portugal apenas existem duas equipas de futebol,Benfica e POrto, o resto são umas espécie de equipas, bem miseráveis, a praticarem um futebol fastidioso e sem qualquer objectividade.
O resultado pecou por escasso.

Abraço

Pedro

Anónimo disse...

Dr. compreendo o que diz, mas não vamos justificar a falta de atitude, com a diferença de orçamentos.

Vimos equipas a jogar na luz muito melhor que nós e com orçamentos bem inferiores ao nosso.

Paços, Nacional, Naval, Academica.

Sejamos racionais, o VITORIA não está a jogar como devia, falta de atitude? Talvez, mais mais que tudo falta de liderança.

Anónimo disse...

Então a cabidela? LOL

Anónimo disse...

O João Ferreira fez uma arbitragem aceitável, mas também é verdade que há lances (fora de jogo mal tirado a Edgar, ou Faouzi, não sei bem) em que o jogador do Vitória se isolava frente a Roberto e que foram invalidados.
Claro que passou em branco para todas as crónicas

Isto sem por em causa a vitória do Benfica,que se aproveitou bem do nervosismo (incompreensível) dos jogadores do Vitória, que provocou perdas de bola e passes extraviados em demasia

Vimaranes disse...

É óbvio que há uma diferença grande de orçamentos. É claro que há uma diferença abismal entre os dois plantéis. Assim como é evidente que o Benfica fez uma grande exibição. Não me parece é que resida aí apenas a explicação para a derrota de ontem que poderia ter sido histórica. O Vitória, simplesmente, não existiu. Perdeu por falta de comparência. Como já aconteceu ao Benfica no Dragão ou ao Real em Barcelona. Agora não me parece que nos possamos esconder atrás das diferenças de orçamento. O Vitória perdeu em casa com a Naval que tem um orçamento ridículo.
O Vitória não teve atitude, foi uma equipa ridiculamente macia que nem sequer conseguiu fazer faltas para travar o jogo ofensivo do Benfica e que se limitou a ver jogar. Manuel Machado também não esteve bem e certamente saberá assumir a sua quota de responsabilidades. O Vitória foi humilhado, sem tirar nem pôr. E poderíamos estar hoje a falar de uma derrota pelo menos do dobro, não fosse Nilson e os postes.
O Benfica teve mérito, claro, mas o Vitória não teve qualquer capacidade de reacção e não faltam os exemplos de jogos em que com ambientes adversos e com equipas em grande nível, o Vitória conseguiu fazer melhor noutras temporadas.
E não podemos criticar Machado quando diz que o Porto vai terminar o campeonato sem perder e depois desculparmos a exibição de ontem, mesmo que possa ser considerada "natural".
Agora, é evidente que foi apenas um jogo. Nada mais do que isso. E será sempre muito mais desculpável perder na Luz do que empatar com o Nacional em casa. Agora o que me desagradou nem foi tanto a derrota, mas a incapacidade de reacção e a passividade. Acima de tudo a atitude. E que poderá ter repercussões no futuro, pelo menos no subconsciente dos jogadores que encontrarmos por exemplo o Benfica no Jamor.
Mas espero uma grande resposta já na sexta-feira, diante do Leiria. Um jogo muito importante para os nossos objectivos.

ligia gomes disse...

alguém me sabe explicar porque jogamos mais uma vez de preto ?
As nossas camisolas são BRANCAS.

SicGloriaTransitMundi disse...

Levamos um banho de bola, que poderia ter sido maior, se não fosse o Nilson!

Foi vergonhoso!

vitoria até depois da morte disse...

Caro Luís Cirilo, a equipa do nosso Vitória foi ontem na luz a imagem fiel da actual Direcção do Clube. Falta de ambição, falta de agressividade, falta de profissionalismo de alguns jogadores, falta de respeito pela grande massa associativa que somos hoje. Acabo de ler no site do Vitória que o nosso central RICARDO foi vendido para um clube Chinês. Agora que terminou a época do segundo mercado, a equipa do Vitória acaba de ficar privada de um dos seus mais razoáveis, defesas centrais. Pior ainda o Vitória ficará reduzido a 3 jogadores naquela posição, uma das mais debilitadas da equipa. Por outro lado vemos sair mais um jogador da casa. Cada vez menos temos jogadores de referencia na equipa. Já saíram Moreno, Custódio, Nuno Assis e entraram um camião de brasileiros. Eu diria que se não fossem os pontos amealhados na 1ª volta do campeonato, o nosso clube regressaria ao ABISMO. Estes senhores estão no Vitória para fazerem negociatas, ganhar comissões e ganharam protagonismo. Penso que muitos daqueles 60% de associados que elegeram estes bando de benfiquistas, hoje já nem sequer vão ao D. Afonso Henriques ver o seu clube. Porque o Vitória é neste momento um clube sem identidade, sem rumo.

vitoria até depois da morte disse...

Ainda sobre o tema da venda do Ricardo, dado que o mercado fechou em 31 de Janeiro, Manuel Machado vai ter que encontrar uma solução dentro do plantel ou até mesmo na equipa júnior.
Dentro do plantel poderá recorrer à Polivalência de Cléber ou Edson Santana. Na equipa júnior penso que poderá chamar Josué, visto ser um atleta internacional.
Por este caminho, nem Europa, nem Jamor. Tal como na época passada a Direcção do clube desinteressou-se dos objectivos europeus.
Porque ainda há jogadores para vender e o mercado Russo ainda não fechou. Todos os dias somos bombardeados com as noticias da saída de Rui Miguel, de Jorge Ribeiro e até hoje ninguém da direcção disse uma palavra. E diz o ditado, quem cala consente.

Anónimo disse...

já agora posso informar a Lígia que o Vitória voltará a jogar de preto já na próxima jornada em Leiria, e mais tarde em Braga.

Há jogos em que jogar de preto, só se for para vender equipamentos...

http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Época%202010-2011/Comunicado%20oficial%2027.pdf

Anónimo disse...

Concordo com a Lígia, basta de jogar de Negro quando não se justifica!

Anónimo disse...

O Penalty do Benfica não existe, e se o mesmo tivesse aparecido na outra área, será que o Senhor Ferreira marcava?...
O Vitória andou a pastar, é certo, mas se aquela bola do Edgar entra logo aos 5 minutos...
Quando o Benfas ganhava já por 2-0 Edgar rematou com tiro, mas a sorte nada quis com ele, senão eles tremiam...
E atenção, continuo a pensar que há penalty sobre o Targino.

Amadeu disse...

Quase sempre comungo da sua repeitavel opinião, desta vez pareceu-me, desculpe a franqueza, que esta a ler a crónica do site oficial.

E não entendo o apelo à calma. Mais calma, do que a que os sócios têm demonstrado?

Calma porque o Teles tem se afundado nas suas prestações quer ofensivas e principalmente defensivas?
Calma por ver que João Alves e João Ribeiro em 5 passes de 2 metros falham 4? E com isso torna-se impossível que o VSC ataque?
Calma por ver que Rui Miguel por muitas oportunidades que lhe sejam dadas não faz 1 jogo, como todos os sócios desejam que ele o faça?
Calma por identificar situações de titulares que entram e saem do 11, sem passar pelo banco e saltam directamente de não convocados para titulares e vice-versa, sem aparente razão lógica?
Calma por ver agora o 2º titular mais regular ser despachado para a China, não se sabe a troco de quanto e, de repente ficamos com 3 centrais, todos eles com menos presenças que Ricardo? Parecendo que desportivamente será sempre uma opção secundária, em relação à financeira?

Se é por isto e outras que já aqui foram abordadas, então caro vitoriano, tem razão, temos mesmo que ter calma, muita, muita calma.

luis cirilo disse...

Caro Mestre Pedroto:
Basicamente foi isso que se viu. Um benfica muito superior e o Vitória incapaz de responder á pressão dentro e fora do relvado.
Agora há coisas que deverm merecer ponderação dos responsáveis.
Nomeadamente a falta de atitude.
Caro Pedro:
A Nilson podemos agradecer o resultado.
Quanto ao resto...
Caro Anónimo:
Claro que os orçamentos não explicam tudo.
Mas explicam muito.
A falta de liderança explica quase tudo o que falta.
CAro Anónimo:
A cabidela fica para outra ocasião. As "galinhas" estavam muito vitaminadas e isso estraga o cozinhado.
Caro Anónimo:
Sobre o árbitro ´só digo uma coisa: Fez um razoável trabalho e até prejudicou o SLB. Porque aquele jogo não "exigiu" mais dele.
Caro Vimaranes:
Estou genéricamente de acordo com tudo que escreveu.
Gostava era de perceber as razões ultimas da falta de atitude.
Talvez o facto de o Vitória se estar a trasnformar numa placa giratória de jogadores em trânsito explique algumas coisas.
É que há jogadores que dão a sesação de estare, a exibir-se para os ...empresários verem.
Cara Ligia:
Boa questão.
Caro Sic:
Pois foi. A primeira parte então foi aflitiva.
Caro Lourenço:
Apenas lhe digo que estou muito preocupado com o estado do clube.
E começo a desconfiar,como o meu amigo, que nem Jamor nem Europa.
Oxalá me engane.
Quanto ao Ricardo é um negócio desportivamente ruinoso.
Caro Anónimo:
Ao que isto chegou. Então é a Liga que escolhe o equipamento com que jogamos ? Mas porquê?
Caro Anónimo:
Pelos vistos é a LPFP que impõe.
Caro Anónimo:
Tudo isso é verdade.
Mas creio que no domingo o destino estava traçado.
Caro Amadeu:
Percebo o seu ponto de vista.
E dele partilho na quase totalidade.
A questão da calma prende-se apenas com o seguinte:
O descalabro da Luz, que se segue a uma série de resultados que nos aborreceram (Naval,Nacional,etc),tem responsáveis vários.
De quem joga a quem treina. Mas começando por quem dirige.
E a nossa justa indignação não deve confundir patamares de responsabilidade.
Não é por responsabilidade óbvia dos jogadores ou de MM que já cá não estão jogadores que deviam cá estar.
Nuno Assis, Custódio, Moreno e até Dinis.
Agora sai Ricardo.
É um plantel destabilizado,a que chegam "camiões de brasileiros e do qual saem preferencialmente portugueses.
Por isso entendo que neste momento conturbado é preciso calma.
Para ver se não se comprometem os objectivos existentes.
Mas depois vai ser preciso apurar responsabilidades até ás ultimas consequências.