sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Pobre CEC !


"...Segundo o autarca, não está em causa o facto de Rio ser dirigente do PSD ou bracarense. "Para nós não conta nem a partidarite nem o localismo", afirma, ressalvando que o seu descontentamento tem outros motivos. "O que não validamos são propostas que tenham a ver com pessoas que são opositoras dos nossos parceiros", acrescenta, numa alusão ao facto de, há quase dez anos, Rio ser o principal rosto da oposição ao histórico socialista Mesquita Machado na Câmara de Braga..."
António Magalhães (ainda) Presidente da Câmara de Guimarães
Confesso que tive de ler segunda vez para me convencer a mim próprio.
Porque a gravidade das afirmações é de tal ordem que me custou a crer que tivessem sido feitas por um político veterano e que sempre usou das maiores cautelas ao falar para fora de Guimarães.
Para dentro é outra coisa mas não é disso que se trata neste artigo.
A CEC 2012 é,como o nome indica,uma iniciativa patrocinada pela União Europeia e atribuída á cidade de Guimarães sob proposta do governo português.
Não é ,nem que fosse, nenhuma iniciativa paroquial ou até de âmbito concelhio que possa sujeitar-se a partidarites inaceitáveis ou a parolices que nos envergonham.
A todos.
Mas especialmente aos vimaranenses.
Daí que esta assumpção pelo autarca mor do concelho de que a contratação de Ricardo Rio como assessor da Fundação Cidade de Guimarães, para executar determinadas tarefas no âmbito da CEC, não é aceitável por ele ser opositor de Mesquita Machado (a quem aliás Guimarães deve tantas "gentilezas") seja escandalosamente inaceitável.
Magalhães acaba de fazer o impensável.
Partidarizou a CEC.
Assumiu que no âmbito de uma iniciativa de dimensão internacional o cartão partidário é factor de preferência ou rejeição.
Não pode ser.
Noutra democracia já teria sido "Moubarakizado" sem serem necessários 18 dias de espera.
Nesta, onde a responsabilidade tantas vezes morre solteira, ainda se deu ao luxo de reiterar as afirmações em entrevista aos jornalistas (a reportagem do Canal Guimarães é exemplar do que afirmo) dando um ar de estar cheiinho de razão.
Que pobreza.
Espero que os deputados do PSD (Guimarães tem 3) chamem ao Parlamento a ministra da Cultura para ela prestar os devidos esclarecimentos sobre esta pouca vergonha.
Porque é impensável que isto passe em claro.
Depois Falamos
P.S. Discutir os vencimentos de Rio, a oportunidade da contratação, o facto de ser de Braga ou o equilibrio entre vimaranenses e não vimaranenses nos orgãos da Fundação é irrelevante no contexto.
E apenas contribui para afastar atenções do essencial.
A pouca vergonha!

9 comentários:

Miguel Dias disse...

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães revelou - como já o tinha feito anteriormente noutras circunstâncias - o seu sectarismo, baixo nível ético, e pobreza intelectual. À Capital da Cultura interessa gente de bem, de elevado nível cultural e competente na área científica, independentemente de ser natural da cidade A, B, C, D ou X....Lá por ser natural de Braga, não significa que Ricardo Rio seja incompetente para desempenhar funções qualificadas em Guimarães. Mas o que incomoda António Magalhães, e a sua hipócrita mentalidade, é o facto de Ricardo Rio ser do P.S.D., porque se fosse de Braga e militante do P.S. aí já não havia problema. Ora a CEC é, e deve ser, uma entidade independente e imparcial face aos partidos políticos, mas António Magalhães na sua ânsia totalitária e imperialista de tudo comandar e dominar na sociedade civil vimaranense não quer organismos independentes da sua vontade, quer ser um ditador a viver num regime democrático. Que vergonha para a orgulhosa terra que fortaleceu espiritualmente D. Afonso Henriques ter à frente dos seus destinos um homem "pequenino" em carácter e inteligência.
A boa notícia é que ele não vai voltar a candidatar-se por Guimarães. Espero é que não venha para estes lados, pois António Magalhães é natural de Cabeceiras, e ainda se lembra de ser candidato à Câmara de Cabeceiras, substituindo o actual edil que, reconheça-se, é igual em carácter e personalidade a A. Magalhães. Vade retro satanás.
Para António Magalhães só os "parceiros"/"companheiros" dele - os camaradas do P.S. - são pessoas dignas para exercer cargos na vida cultural, social da cidade, todos os outros, sejam do P.S.D. de outros partidos ou independentes, não têm direito a ver a sua competência valorizada e reconhecida.

Miguel Dias disse...

António Magalhães uma personalidade que encaixa bem no PS socrático: sectário, hipócriota, demagogo, mas SEM ideias para engrandecer Portugal.
Espero que depois de acabar o mandato na Câmara Municipal de Guimarães vá para Lisboa, para o Largo do Rato e lhe seja dado um emprego como Motorista ou Porteiro da partido que serve. Antes isso que vir para Cabeceiras de Basto.

Anónimo disse...

"Guimarães como Capital Europeia da Cultura é a maior humilhação da era democrática para a cidade de Braga.”
Ricardo Rio ao "Diário do Minho", 1-03-2009

Anónimo disse...

Em quando ouvi tb não queria acreditar.

Este homem é um ditador.

Um socialista a falar assim arrepia qualquer um.

O António Magalhães, das duas uma, ou enlouqueceu ou está naquela fase da vida que diz o que pensa sem pensar no que diz.

Ainda gostava de saber o que pensa disto esses "grandes" defensores da liberdade, Freitas do Amaral e Jorge Sampaio.

É o principio do fim do Magalhães. Podia saír em alta, está a optar por um caminho grosso, senil, uma forma mt pouco elegante de se ir embora.

Já vai tarde ditador.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
Sou um bocado suspeito em falar acerca da CEC, uma vez que sempre disse que esta aparente benesse do actual governo, levava e levou muita água no bico.
Como toda a gente sabe, quando nos foi atribuída a candidatura a CEC de 2012, coincidentemente ou - talvez não - para Braga seguiu o Instituto de Nanotecnologia, que é sem dúvida um bem mais precioso, e que salvo melhor opinião seria bem mais importante, tanto no aspecto científico como no aspecto de mais valias futuras.
Se assim não fosse, creio que os bracarenses jamais deixariam que a CEC viesse para Guimarães.
Poderei estar errado, mas como também conheço bem o maniqueísmo deste presidente da Câmara e a sua vaidade pessoal, era de esperar esta opção.
De resto e pelo comentário do sr. Miguel Dias, que pelo seu teor, parece conhecer bem o nosso autarca, deste Ps vimaranense não podemos aspirar a mais que umas migalhas do poder central.
Quanto às declarações do edil, já não é coisa que me surpreenda, aliás, a sua prepotência e os seus tiques de ditador, já são bem conhecidos da oposição.


Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

...E já agora, e tal como Pedro Chagas Freitas, salvo erro é este o seu nome, escreve no Notícias de Guimarães da semana passada, não nos eleva o facto de todos ou quase todos os figurões da Fundação Cidade de Guimarães não serem vimaranenses, o que demonstra a parolice e a insensatez de quem os lá colocou.
Será que em Guimarães não existe gente com capacidade para pôr a CEC de pé ?
Responda quem souber, mas acho que os cargos foram feitos à medida, partidária !!!

S.Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Miguel Dias:
É um episódio tristissimo que fere profundaqmente a CEC2012.
Acho que António MAgalhaães demonstrou ser um politico ultrapassado,fora de época, a pedir reforma imediata.
Creio que não irá para Cabeceiras a não ser para ususfruir da casa de Cavez.
Nem para Lisboa.
Provavelemnte vai andar por aqui e por aí.
A gozar a reforma.
Caro Anónimo:
Não conhecia essas afirmações.
Mas elas não desculpam o sectarismo das atitudes de António Magalhães.
Porque são demasiado graves face á importância do evento.
Caro Anónimo:
Saõ muitos anos de poder.
Excessivos.
Que criam sentimentos de intocabilidade. Só que AM enganou-se. Desta vez não estava a falar para um presidente de junta do PSD ou da CDU que precisa da câmara. Estava a falar para o país acerca de um evento de nível europeu.
Espalhou-se.
Caro S.Guimarães:
Os seus comentários,muito pertinentes,levavam-nos longe na resposta.
Direi que concordo quanto ao instituto de nanotecnologia que foi a contrapartida a Braga pela CEC.
Quanto ao preenchimento de lugares na Fundação Cidade de Guimarães é outro assunto que eu não percebo muito bem. Não acho que os lugares devessem ser todos para vimaranenses. Longe disso que não sofro de bairrismos retrógados.
Mas entendo que em Guimarães há muita gente com capacidade para fazer um bom trabalho. Bastará olhar com atenção para o movimento associativo.
Mas esta CEC ainda nos vai trazer mais suspresas desagradáveis

il disse...

E continuo a não gostar de socialistas, INCLUSO os que se infiltraram no PSD.

E o PSD não ter voz nos media é o resultado da falta de afirmação da direita. Muitos, que só se juntaram ao PSD, DEPOIS da AD, têm vergonha de não ser comunistas/socialistas, pois se têm interesses económicos de tipo capitalista -e confundem capitalismo com direita- a verdade é que acreditam em Marx, quando diz que o futuro inexoravelmente será socialista/comunista. Mas claro que isto foi um desabafo.

luis cirilo disse...

Cara il:
E um desabafo muito interessante por sinal