terça-feira, janeiro 12, 2010

A seguir...


Repentinamente (?) a RTP acabou com os espaços de comentário de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino.
Porque razão ?
Formatos esgotados ?
Novo modelo de comentário político ?
Necessidades de programação ?
Não sei.
Para já a única explicação que se conhece prende-se com a vontade de Vitorino terminar a sua colaboração.
Mas isso implicaria que também o programa de Marcelo tivesse de acabar ?
Nem com muito boa vontade se pode acreditar nisso.
E é especialmente estranho que esses dois programas tenham terminado numa altura em que era previsível que as suas audiências subissem.
Basta pensar no Orçamento de Estado e nas directas do PSD para perceber isso.
Por isso nesta decisão da RTP dificilmente deixará de existir gato com o rabo de fora.
Assunto a seguir.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

Nada é por acaso...

José Monteiro

luis cirilo disse...

Caro Jose Monteiro:
É também essa a minha opinião.
Veremos...

Luis Melo disse...

Luís, permita-me transcrever aqui o que escrevi no meu blogue:

Aprecio muito o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e penso que pode ser uma mais valia para o país e para o PSD. Concordo com algumas coisas que ele diz, mas também discordo profundamente de outras. Há cerca de 2 anos que deixei de seguir “religiosamente” a sua “missa” ao Domingo, porque ultrapassou o mero programa de comentário político.

A RTP vai acabar com o programa “As Escolhas de Marcelo“, em consequência do fim do programa “Notas Soltas” de António Vitorino. Se já foi uma aberração a obrigação da RTP criar o segundo, para compensar o primeiro, maior vergonha foi o encurtar do primeiro para igualar o segundo. E agora o escândalo atinge proporções irreais com o fim de um por causa do outro. Tudo isto segundo uma ordem da ERC, que todos sabemos andar a mando do Governo de José Sócrates.

Nem quero aqui entrar por um caminho que me levaria a dizer que, com base no que já se tinha passado antes (as tais bojardas da ERC a mando do Governo), António Vitorino teria feito de propósito para saír (talvez também ele a mando), e deixar MRS sem espaço para se exprimir. Logo agora que estamos a chegar a uma altura complicada para o PS e Governo, e também será agora que o PSD se irá definir e começar a reganhar fôlego. Logo agora que nos aproximamos das presidênciais, e que todos sabem que MRS tem ambição de se candidatar.

Todos estes episódios de compensação são ridículos. Senão, porque não obriga a ERC a fazer um programa desportivo com representantes de Braga, Nacional ou Guimarães, para compensar as dezenas de Portistas, Benfiquistas e Sportinguistas em programas da RTP? Ou porque não obriga a ERC a fazer um programa musical com artistas punk e heavy metal, para compensar todos os outros populares e pop que aparecem nos vários programas da RTP? Porque não obriga a ERC à passagem de filmes portugueses, para compensar a porcaria de filmes americanos (que ainda por cima são sempre os mesmos, basta lembrar “Sozinho em Casa” no Natal ou “Ben-hur” na Páscoa) na RTP?

Anónimo disse...

Ai se fosse no tempo do Santana... Urravam os politcmente correctos (mais a prima de PSL) e até havia audiência presidencial.

Viva a república socialista e laica!
(cá para mim, no INFERNO!)

João Figueiredo disse...

A intensa agenda política dos próximos meses assim o exige?!

luis cirilo disse...

Caro Luis:
Estou inteiramente de acordo com o seu texto.
E com os exemplos que deu.
Caro Anónimo:
É claro que se fosse com um governo PSD tinhamos um escândalo nacional.
Assim fica (quase) tudo calado.
Porque mesmo no PSD dá jeito a alguns...
Caro João:
É evidente.
Não há coincidências