domingo, janeiro 31, 2010

Meu Rico Dinheirinho!

Imagem:www. wehavekaosinthegarden.blogspot.com
Pelos vistos emprestei 14 €uros a Angola.
Eu e mais dez milhões de portugueses que para o caso não foram ouvidos nem achados.
Num tempo em que o país, as famílias e as empresas enfrentam os problemas que se conhecem o governo português resolveu participar num mega empréstimo internacional a Angola com a bagatela de 14o milhões de euros.
Quando todos os dias lemos noticias de grandes negócios ,feitos pela oligarquia reinante em Luanda, no nosso país.
Na banca,nas telecomunicações, na televisão e noutras áreas.
Diz-se até que é graças ao petróleo angolano que a "chama imensa" se vai alimentando e fazendo contratações muito para além das suas possibilidades de clube falido.
Quando se sabe que são angolanos uma percentagem significativa dos negócios de luxo feitos em Portugal.
No imobiliário,nos carros de grande cilindrada,nas roupas de marca.
Negócios assentes na corrupção, no tráfico de influências,na ditadura de partido único mascarado de democracia que existe em Angola.
Que ainda agora aproveitou a maioria esmagadora de que dispõe no Parlamento de Luanda para mudar as regras de eleição do presidente da República.
Perpetuando no poder José Eduardo dos Santos que só lá está há trinta anos..
Pois foi a este regime que o "riquíssimo" estado português emprestou mais uns milhões de euros para alimentar os vícios da clique dirigente.
Não podendo fazer nada não deixo de manifestar a minha mais profunda discordância.
Emprestaram os meus 14 €uros mas contra a minha vontade.
Depois Falamos

9 comentários:

Nuno Leal disse...

Custa-me menos emprestar a Angola do que ter tropas no Afeganistão ou o barco ao largo da Somália, por exemplo. É que apesar de tudo isso ser verdade, no que toca ao esbanjamento em luxos e coisas supérfluas (faz-me lembrar um pequeno país à beira-mar no extremo ocidental da Europa...) de Angola chega, todos os meses, uma das maiores remessas de dinheiro de emigrantes, são pelo cerca de 100 mil que enviam o seu ordenado (e estamos a falar de valores mínimos na ordem dos 2000 euros mensais) para reforçar a economia portuguesa. Por isso, não me parece nada de especial esse empréstimo, até porque a ideia é apoiar com esse dinheiro empresas portuguesas. Sejamos claros, eles não são tão maus como os pintam nem tão bons como querem fazer-se parecer.

Anónimo disse...

Desses 14 Euros, uma parte retorna a Portugal para pagar quotas e abonos a quem vota em certas pessoas no PSD.
Depois das máfias nacionais, agora são os angolanos que controlam figuras sinistrs no PSD para poderem controlar o partido. Em Lisboa já está em marcha.Já se infiltram em todo o lado, até se fazem de santinhos uns e outros recuaram, para disfarçar.

Infelizmente nem todos somos estúpidos...

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
Percebo o teu ponto de vista e estou parcialmente de acordo.
Especialmente quanto ao Afeganistão e á Somália.
Também entendo que Angola,como o Brasil,deve ser uma das prioridades da nossa politica externa.
e se o dinheiro fosse para ajudar o investimento de empresas portugueses seria o primeiro a estar de acordo.
Mas tens a certeza disso ?
Eu não tenho.
E quando vejo a filha do papá a fazer todos os dias (passe o exagero) vultuosos negócios em Portugal com dinheiro oriundo da corrupção e do tráfico de influências revolta-me pensar que parte deste empréstimo possa servir para tornar mais rico quem já é riquissimo.
Caro Anónimo:
Se isso for realmente assim então a situação do PSD ainda parece ser pior do que aquilo que se vê.

Nuno Leal disse...

Vou tendo alguma certeza sobre isso porque sei que parte desse dinheiro (se não a totalidade) é para pagamentos a empresas, nomeadamente de construção, que têm verbas a haver do Estado no processo de Reconstrução Nacional. E a Isabel ainda agora comprou a posição na ZON sem precisar do dinheiro de cá de Angola: segundo li, foi a CGD, que tambem é uma das maiores accionistas da ZON, a financiar os 10%. O tamanho do investimento dela aí já é tão grande que já não precisa de tocar no de cá para isso, já é auto-sustentável.
Ou se preferir, caro Luis, aborrece-me mais ver gastar dinheiro na linha de TGV como vem agora no Público, mesmo sabendo que não terá retorno! http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtica/governo-reafirma-linha-do-tgv-para-porto-e-vigo-apesar-da-falta-de-retorno_1420785 Isto sim, é que custa pagar com os impostos. Agora desses 140 milhões só acho mal uma coisa: segundo li, vamos nós recorrer a um empréstimo internacional para isso e sabendo que o nosso rating tem vindo a piorar e esse empréstimo anda há longos meses a ser prometido, já devia ter sido feito ou não se devia recorrer ao estrangeiro para o efeito. Se a CGD tem centenas de milhões para o Berardo, a Isabel e outros que tais, não terá esses trocos para Angola?

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
Realmente a proiscuidade de negócios entre Portugal e Angola em que está envolvida a filha do papá é absolutamente inacreditável.
A menina deve ter um rico emprego para ganhar tanto dinheiro.
Deve,deve...
Quanto ao empréstimo ser para pagar a empresas de construção,presumo que portuguesas,dividas do estado angolano seria mais claro se os pagamentos fossem feitos directamente ás referidas empresas.
Responsabilizando-se Angola pelo reembolso aos credores.

Nuno Leal disse...

O emprego ela tem, administradora e accionista de referência de "n" empresas. E se não bastasse a posição que tem na sociedade angolana, relembro que casou com um principe saudita, senhor de uma fortuna de todo o tamanho, como é costume nestes casos...
O resto, é como dizes, a promiscuidade está aqui e aí e onde houver dinheiro a mais (ou a menos) e uma sociedade que está fragilizada nos seus principios (como acontece aqui e aí) o normal é acontecer este tipo de coisas. Como diria o outro PM aprendiz de feiticeiro à beira deste actual, "é a vida"...

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
É caso para dizer que há gente com sorte. Ou que dinheiro chama dinheiro.
Agora é imoral,absolutamente imoral,que úm país com as carências que conheces bem melhor do que eu assista ao triste espectáculo de ver a filha do papá fazer investimentos de milhões com dinheiro que vem das origens mais suspeitas.
Porque se esse dinheiro fosse investido nas carências de Angola seguramente que o país assumiria bem mais depressa o papel que as suas iensas riquezas naturais lhe permitem aspirar.
Mas realmente é a vida...

Anónimo disse...

Caro Cirilo: ainda não sabia das movimentações pró-angolanas no PSD em Lx?
Isto de viver em 'Portugal' -e não em terras de mouros- dá nisso? Nem imaginam o que alguns pobre portucalenses exilados passam.
E a culpa é do 'tio' Afonso, que não fez desaparecer os mouros todos. Fomos simpáticos, deixá-mo-los ficar e agora...é o que se vê.

luis cirilo disse...

Caro Anonimo
Realmente nao sabia.
Mas acredito plenamente.