quinta-feira, janeiro 21, 2010

35 Anos


Há aniversários e aniversários.
Uns mais importantes,com maior significado, a merecerem a devida celebração.
Outros,embora recordando momentos com significado, mais não proporcionam do que uma evocação simbólica.
É o que caso que aqui recordo.
Completam-se hoje trinta e cinco desde a data em que me filiei na JSD de Guimarães a 21 de Janeiro de 1975 !
Fui então o militante número 16 da secção concelhia da Jota.
Recordo,como podia esquecer, que três ou quatro dias depois o PPD realizou o seu primeiro comício em Guimarães com a presença de Francisco Sá Carneiro.
Foi no Teatro Jordão,ao tempo o grande espaço que permitia a realização desses eventos, e entre os oradores estavam Marcelo Rebelo de Sousa, Helena Roseta e creio que Pinto Balsemão.
Por Guimarães falaram Fernando Roriz pelo PPD e Jorge Gonçalves pela JSD.
Muito tempo passou desde esses dias fantásticos da construção da democracia e do partido.
Muitos dos que nesse tempo tiveram papel decisivo hoje já não estão na politica activa, no partido ou ,infelizmente,entre os vivos.
Mas ficará sempre a memória do contributo que deixaram.
Hoje passados tantos anos sei que, pese embora todas as desilusões inerentes a um percurso político, valeu a pena.
E se alguma máquina do tempo me permitisse recuar 35 anos tenho a certeza que me voltaria a filiar na JSD.
Depois Falamos

3 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Finalmente o PSD, de Guimarães, começa a questionar os novos adjuntos dos Vereadores. Já agora, para quando um esclaecimnento cabl das funções do sr. Alberto Oliveira??

De qualquer forma, parabéns vou manter-me atento;)

Abraço

Anónimo disse...

Caro Cirilo

Parabens...

É o que faz falta neste momento a nossa jota, pessoas como nós, quando la passamos.

Abraço
Companheiro de Lutas

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
A oposiçõ a fazer em Guimarães exige paciência,atenção permanente,rigor e criatividade!
Caro Anónimo:
Tenho boas memórias desses tempos.
Hoje os desafios são outros,as pessoas também,e os meios de fazer politica muito diferentes.
Enfim...é a vida!