domingo, fevereiro 03, 2008

Hillary Obama


Vão animadas as primárias nos Estados Unidos.
Sem favorito claro,quer nos democratas quer nos republicanos,vão-se desenhando tendências que os próximos dias confirmarão.
Ou não !
Do lado republicano,com o esperado flop de Giuliani,parece ser o senador John Mc Cain o mais bem posicionado para conseguir a investidura do partido do elefante,o que não deixa de encerrar alguma surpresa.
Pela idade do candidato mas também pela forma frouxa e desorganizada como iniciou a sua campanha e que o deixou por mais que uma vez á beira do KO.
Admito que o facto de os concorrentes não serem particularmente entusiasmantes,quer em termos de curriculum quer em termos de imagem,pode contribuir para que este heroi da guerra do Vietname venha a conseguir ser nomeado candidato republicano.
Do lado democrata as coisas fiam mais fino e apresentam-se,para quem segue por fora esta disputa,muito mais interessantes.
Após a previsivel desistência do "romântico" John Edwards,restam dois fortissimos candidatos á nomeação pelo partido do burro.
Hillary Clinton e Barak Obama.
Com a primeira a ser a favorita mas com o segundo a segui-la muito de perto e a manter tudo em aberto.
Daqui a menos de 48 horas,quando em mais de vinte estados forem escolhidos mais de 1600 delegados simultâneamente na chamada super terça feira,tudo poderá ficar muito mais claro.
Ou não.
De qualquer forma parece desenhar-se no partido democrata uma curiosa solução para construir uma candidatura práticamente imbativel.
O chamado ticket,em que Hillary e Obama serão candidatos a presidente e vice presidente,consoante as votações de cada um.
E isso permitiria,de uma só vez,ter na casa branca uma mulher e um negro !
O mais lógico,quer pelas sondagens quer pela ordem natural das coisas,será Hillary Clinton (60 anos) ser a próxima presidente dos EUA e Barak Obama(46 anos) ser o vice presidente.
E em 2016,cumpridos os habituais dois mandatos,Barak Obama então com 54 anos terá todas as condições para ser presidente dos Estados Unidos.
Mau cenário para os republicanos,mas também quem teve Bush como presidente não merece muito melhor.
A ver vamos.
Depois Falamos

6 comentários:

Dri disse...

eu se fosse americana, votava clinton.

Gualdim Paes disse...

Gostei do texto. Parabens

freitas pereira disse...

Para muitos Americanos desiludidos por oito anos de cinismo político, os Democratas incarnam a esperança e o renascimento do sonho americano de sociedade mais justa e multiracial.

Se eles forem investidos pelo partido Democrata, e se eles conseguirem ultrapassar a clivagem negro/branco ainda muito presente na sociedade, um ou outro tem sérias probabilidades de chegar à Presidência.

Falta saber até que ponto as acções vão finalmente corresponder aos discursos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Meu caro: Perspectivar já 16 anos de domínio democrata é precipitado e traumatizante.
No entanto, infelizmente, "eles" ganham este ano.

P.S. Quem não se importar de ler em Inglês, pode ver 2 posts sobre as primárias em http//:tempos-interessantes.blogspot.com

luis cirilo disse...

Cara Adriana:
Eu também.
Caro Gualdim Paes:
Obrigado.Apareça mais vezes.
Caro Freitas Pereira:
Pois,esse é sempre o dilema de saber se discursos e realidade pós eleitoral vão coincidir.
De qualquer forma acho que o ticker Hillary/Obama pode iniciar uma nova era politica a nivel de EUA e ,consequentemente,a nivel mundial.
Caro Rui Miguel:
Ainda bem que eles ganham este ano.
Porque os ultimos oito foram francamente maus.
E se nos lembrarmos que aquela "habilidadezinha" na Florida impediu Al Gore de ser presidente temos mais uma razão para desejar que muito rápidamente os americanos troquem o elefante pelo burro.

Anónimo disse...

Já há quem diga que se Clinton ganhar, significa que há um "establishement" que domina a América, e que resulta de (hipotéticos) 32 anos sob a presidência das duas famílias.

Embora seja evidente que não há qualquer similitude entre os Bush e os Clinton, também é verdade que só Obama poderia ser uma verdadeira pedrada no charco.

E muito francamente é disso que estamos a precisar