sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Cultura Socrática...



Esta história anda por aí.
De mail em mail como fogo soprado pelo vento.
Não sei se é verdadeira.
Mas é deliciosa.
Afinal,como com Dupont e Dupond,há semelhanças que não justificam tudo...
Depois Falamos


José Sócrates tem, como deve saber, um assessor cultural.
Trata-se de um típico intelectual luso, minimalista, de negro sempre vestido, triste e crítico de todas as artes, em tempos assessor de... Manuel Maria Carrilho.
Chama-se Alexandre Melo e é grande amigo de outro célebre crítico de arte, também de negro sempre vestido, cujo nome é ANTÓNIO PINTO RIBEIRO, antigo funcionário da Gulbenkian e hoje em dia da Culturgest.
Sócrates telefonou ao seu assessor a quem pediu que lhe indicasse o nome de alguém para substituir a Isabel Pires de Lima no Ministério da Cultura e o seu assessor, sem hesitar, indicou António Pinto Ribeiro. Logo a seguir, telefonou o Melo ao amigo Pinto Ribeiro a quem preveniu que logo lhe telefonaria o Sócrates a convidá-lo para Ministro da Cultura.Exultaram os dois, e o indigitado futuro ministro ficou de olho e ouvido no telefone à espera de um telefonema que não havia maneira de chegar.
Entretanto, Sócrates, no seu gabinete, solicita que o ponham em contacto com o Dr. Pinto Ribeiro.
A telefonista procede com prontidão visto ter à mão uma lista de todos os funcionários superiores de todos os ministérios, um dos quais é o Dr. JOSÉ ANTÓNIO PINTO RIBEIRO, advogado de formação e profissão mas exercendo as funções de Presidente da Colecção Berardo no CCB, lugar paraonde fôra nomeado por ter sido o advogado intermediário entre o Joe Berardo e o Primeiro-Ministro por alturas da escandalosa história da transferência da chamada Colecção Berardo para o Centro Cultural de Belém!
Sócrates cumprimenta-o calorosamente e convida-o para Ministro da Cultura, julgando estar a falar com o outro Pinto Ribeiro, o 'agente cultural' que lhe havia sido calorosamente recomendado pelo seu diligente assessor cultural.Muito à portuguesa o interlocutor a quem por equívoco o Sócrates estava a convidar para Ministro da Cultura respondeu imediatamente que aceitava SEM FAZER QUALQUER PERGUNTA a Sua Excelência.
Sócrates desliga o telefone e informa o assessor do facto de ter o Pinto Ribeiro aceite o convite. O assessor dá-lhe parte do seu regozijo e telefona logo a seguir ao amigo para o felicitar e só nesta altura se apercebem ambos de como de enganos é feita a vida política em Portugal a tal ponto são ignorantes, trapalhões e imbecis os políticos lusos.
Esta história parece uma página arrancada a um romance do Eça de Queiroz.

7 comentários:

Anónimo disse...

E do Pimenta? Depois falamos?

SicGloriaTransitMundi disse...

Este país é mesmo uma caixinha de surpresas!!!

Quando pensamos que já vimos de tudo, a maravilha continua...

Dri disse...

Até Socrates se engana.....

Anónimo disse...

( guterristas, cavaquistas, soaristas, barrosistas, sampaístas, santanistas+santanetes;... )

Agora nem para rimar dá... SÓCRETINOS é o que é...mais nada.

obs: será o sr.rui o ru ru charuto alves, um corvista raçado de rato ou um apoiante do engenheireiro????
se calhar é parente da loira q ficou a olhar para o céu à procura da pomba morta....................
depois falamos...só se for no Magalhães Lemos. Tanto desgraçado q lá há curado e tanto tolinho cá fora. Pela madrugada...

Anónimo disse...

Isto é mesmo verdade?!?!?!?
Onde nós fomos cair! S ainda há malta no PSD a apoiar estes republicanos, socialistas e laicos.Aliás, eles são republicanos socialistas e laicos...

Anónimo disse...

Isto é mesmo verdade?!?!?!?
Onde nós fomos cair! S ainda há malta no PSD a apoiar estes republicanos, socialistas e laicos.Aliás, eles são republicanos socialistas e laicos...

Anónimo disse...

Também recebi este mail.
Achei-o delicioso, mas também não era difícil, dada a minha infinita admiração pelo Ex.mº sr dr engenheiro.

Mas por acaso acho que não deve ser verdade.

Ou melhor, e apesar de tudo, desejo que não seja verdade, para poder ter um mínimo (é mesmo mínimo) de respeito pelo nosso PM