quinta-feira, novembro 16, 2023

Memória

A minha já distante recordação do primeiro jogo que vi do Vitória.
Publicado na página "Histórias Críticas do Vitória".
A fotografia é de um jogo no estádio mas tem a curiosidade de por trás de Daniel Barreto se ver a casa dos meus avós e a janela de onde via a Amorosa.

A MINHA PRIMEIRA VEZ... POR LUÍS CIRILO
EPISÓDIO I

O primeiro jogo que vi do Vitória já foi há muito tempo. Mais propriamente na época de 1964/1965.
Nesse tempo vivia na rua Alfredo Pimenta (agora Alameda) numa vivenda dos meus avós e ao domingo quando o Vitória jogava em casa vinha para o jardim ver passar a multidão que se dirigia para a Amorosa com bandeiras do clube e no entusiasmo típico dos vitorianos.
A partir de certa altura já indignado porque após o típico assado de domingo o meu pai e o meu avô saiam de casa e juntando-se á multidão rumavam à Amorosa e não me levaram.
Recordo que então ia para a janela do quarto dos meus avós, no primeiro andar, da qual se via um bocado da baliza do topo sul (que era peão sem bancada) e quando o jogo se desenrolava nessa zona via a bola pelo ar e alguns jogadores a correrem atrás dela mas mais nada.
E fartava-me de reclamar por não me levarem.
Em Outubro de 1964, a poucos dias de fazer cinco anos, o Vitória iniciava o campeonato recebendo o Porto e para grande alegria tive como prenda de anos antecipada a primeira ida ao futebol.
Fui com o meu pai e o meu avô, todo orgulhoso daquele momento, mas do jogo propriamente dito não tenho grandes memórias a não ser que as bancadas estavam repletas e que a certa altura começou a chover o que originou que o meu pai me pegasse ao colo e me passasse da bancada central para o camarote onde estava o meu avô. 
Não me lembro de golos (confirmei posteriormente que o resultado foi 0-0) mas recordo-me de um grande ambiente em torno do pelado e da vaidade com que regressei a casa por finalmente ter visto o Vitória e trazer comigo uma pequena bandeira que me compraram já não sei se pai se avô.
Foi a primeira e única vez que vi a principal equipa do Vitória jogar na Amorosa para o campeonato. Pouco depois passaria a jogar no Municipal e à Amorosa voltei inúmeras vezes mas para ver jogos das equipas de formação , das reservas ou treinos da primeira equipa.
Mas a primeira vez nunca se esquece.

Sem comentários: