quinta-feira, março 14, 2019

Acertos e Erros

Está definido o quadro dos quartos de final da Liga dos Campeões nos quais as oito melhores equipas europeias desta competição (nesta época) vão disputar o acesso às meias finais da prova rumo à ansiada final em Madrid .
Em Dezembro, aquando do sorteio, tinha previsto aqui que os apurados seriam Barcelona, Porto, Manchester City, Liverpool, Borússia Dortmund, Real Madrid, PSG e Juventus pelo que constato que acertei cinco e falhei três das previsões.
Nos falhanços avulta a previsão quanto ao Real Madrid que venceu quatro das cinco ultimas edições da prova (as três últimas consecutivas) mas foi afastado por um Ajax que soube ser muito superior no jogo de Madrid depois de ter sido derrotado em casa na primeira mão.
Uma equipa em claro fim de ciclo e que sem Cristiano Ronaldo (como escrevi várias vezes desde o último verão) é sempre uma boa equipa mas longe do que valia com o jogador português.
E por isso este ano, o primeiro sem Ronaldo nos últimos nove, não vai ganhar Champions, nem Liga , nem Taça do Rei.
São factos.
Nos outros dois confrontos o Tottenham foi claramente superior ao Dortmund vencendo ambos os jogos enquanto o Manchester United, tal como o Ajax, soube compensar fora o que tinha perdido em casa.
Merece ainda realce a goleada (7-0) do Manchester City ao Schalke por números nada habituais nesta competição bem como a categórica vitória do Liverpool em Munique depois de um nulo na cidade dos Beatles.
Quanto a Barcelona e Porto venceram as suas eliminatórias como se esperava enquanto uma noite mágica de Ronaldo, o "tal" que tanta falta faz noutro lado, permitiu à Juventus seguir em frente depois de uma derrota comprometedora em Madrid no estádio onde se disputará a final.
Oito apurados.
Saliência para o facto de metade serem equipas inglesas (as duas de Manchester, Tottenham e Liverpool) sendo as restantes divididas por Portugal (Porto), Itália (Juventus), Holanda (Ajax) e Espanha (Barcelona) num mosaico que não deixa de ser interessante nomeadamente face à ausência de equipas alemãs e francesas nesta fase da competição.
Sexta feita há sorteio e depois se poderão alinhavar previsões quanto aos apurados para as meias finais.
Depois Falamos

Sem comentários: