quinta-feira, março 07, 2019

Snu

Embora goste muito de cinema confesso que não sou grande espectador do cinema português.
Tirando os grandes clássicos do tempo de António Silva, Vasco Santana, Ribeirinho, Beatriz Costa e outros "monstros" sagrados do nosso cinema (que apenas vi na televisão) que esses vi-os todos devo ter ido a uma sala ver um filme português duas ou três vezes se tanto.
Recordo "O Lugar do Morto" com Pedro Oliveira e Ana Zanatti como protagonistas e em boa verdade não recordo mais nenhum.
Ontem, meio desconfiado, a convite de um casal amigo fui assistir à ante-estreia de "Snu" um filme baseado na história de Snu Abecassis e a sua ligação a Francisco Sá Carneiro com quem viria a morrer no atentado de Camarate.
Em boa hora o fiz.
Porque é um excelente filme, com uma interpretação fantástica de Inês Castel Branco como "Snu" e uma boa interpretação,mas não tão conseguida, de Pedro Almendra como "Sá Carneiro" e que se vê com imenso prazer dada a fluidez e factualidade narrativa, a qualidade das interpretações, a banda sonora e, naturalmente, a excelente direcção de Patricia Sequeira.
E, seguramente, um filme que não foi fácil de fazer dadas todas as componentes emocionais que ainda hoje envolvem a figura de Francisco Sá Carneiro quer em termos políticos quer por causa da sua corajosa relação com Snu.
Em suma um excelente momento do cinema português.
Depois Falamos

Sem comentários: