segunda-feira, março 18, 2019

Miguel Silva

Sou, desde sempre, um apreciador das qualidades futebolística de Miguel Silva que considero ser um dos melhores guarda redes portugueses e perfeitamente capaz de discutir a primazia entre os melhores da sua geração.
É claramente um jogador com potencial para chegar à selecção nacional A e por lá ficar durante muitos e bons anos.
Considero isso mas considero também que depois da aposta corajosa que nele fez Sérgio Conceição a gestão desportiva da sua carreira tem sofrido alguns solavancos que tardam a sua definitiva afirmação no panorama do nosso futebol.
Pedro Martins nunca apostou seriamente nele (vá-se lá saber porquê...) e teve em relação a ele algumas decisões duvidosas como pô-lo a jogar uma final da Taça depois de várias semanas de inactividade por lesão que o impediram obviamente de estar nas melhores condições para um jogo dessa responsabilidade.
Essa e outras decisões difíceis de entender.
Depois veio José Peseiro, que também preferiu a experiência de Douglas, e Luís Castro parecia ir pelo mesmo caminho conservador até que repentinamente lhe deu a titularidade ao que Miguel Silva respondeu com três excelentes exibições mostrando bem todo o seu potencial.
Com a renovação de Douglas, aos 36 anos, parece claro que finalmente Miguel será a aposta para o presente e para o futuro enquanto a Douglas estará reservado o papel de ser a alternativa quando tal for necessário.
Já não é sem tempo e espera-se que agora Miguel Silva tenha a continuidade e estabilidade que lhe permitam marcar uma época no nosso futebol.
Qualidade para isso não lhe falta.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que nunca houve nenhum problema com o Miguel Silva. Simplesmente tem um GR melhor do que ele no plantel. Esta chamada à titularidade tem obviamente a ver com a idade do Douglas, a renovação do contrato, com consequente "promoção" do Miguel Silva. Se fosse por escolher o melhor, Douglas continuaria na baliza. Você acha estranho só o Sérgio Conceição ter verdadeiramente apostado no Miguel, mas de estranho não tem nada, muito mais quando todos os outros treinadores que a seguir vieram sempre preferiram o Douglas. Porque é neste momento melhor.
O Miguel é um bom GR, pode vir a ser melhor que o Douglas, neste momento não o é, mas compreende-se a aposta no Miguel Silva.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a sua opinião. Respeito,como é evidente, mas não partilho.
Quanto aos treinadores os que vieram depois de Sérgio o e antes de Luis Castro foram Pedro Martins e José Peseiro.
PM fez mais asneiras do que acertos e uma das maiores foi precisamente não ter apostado em Miguel Silva depois da excelente temporada que fizera no ano anterior. E entre essas asneiras inclui-se o ter posto MS a jogar a final da taça depois de dois meses lesionado. QUanto a Peseiro limitou-se a gerir o contexto.
Para mim, vale o que vale, Miguel é um excelente guarda redes que pode atingir patamares muito altos se for bem gerido. Veremos...