terça-feira, junho 19, 2018

Incongruências

O 24 de Junho e a seu reconhecimento como data nacional, causa que deve unir todos os vimaranenses, foi assunto largamente tratado nas duas últimas sessões da Assembleia Municipal que decorreram na passada sexta feira e ontem.
E onde foi possível avaliar qual o real empenhamento do partido no poder em defender esta causa.
Na sexta feira, questionado pela bancada do PSD, o presidente da câmara disse do grande empenhamento (sic) em conseguir dar cariz nacional a essa data mas que sendo muito difícil consegui-lo isso irá demorar tempo, exigir o empenhamento de todos e sensibilizar as mais altas individualidades do país.
Na segunda feira o PSD apresentou uma moção (já entregue antecipadamente nos serviços) em que propunha uma estratégia a dez anos, com várias propostas, de molde a que em 2028 nos 900 anos da batalha de S. Mamede já estivéssemos muito mais perto do objectivo ou até com ele desejavelmente alcançado.
E o que fez o PS, o tal partido cujo presidente de câmara dissera 72 horas antes que era preciso tempo, estratégia e envolvimento de todos?
Usou a sua maioria para chumbar a proposta.
Com o espantoso argumento de que era demasiado cedo para pensar nos 900 anos da batalha de S.Mamede!
Assim não é de facto possível ambicionar que um dia o país reconheça o 24 de Junho de 1128 como o primeiro dia de Portugal.
Quando é em Guimarães, e pela acção do partido que desde 1989 governa a Câmara, que estão os maiores obstáculos à concretização dessa justa ambição.
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
No dia em que a secção portuguesa do Partido Iberista, vulgo PS, tiver orgulho em Portugal, será no dia em que as galinhas tiverem dentes...

Tem razão o PSD de Guimarães ao propor a 10 anos, a ideia de comemorações dos 900 anos de Portugal. Como os tontos do PS são anti-cristãos, poder-se-lhes-à dizer (e é verdade) que é o solstício do Verão, em que se comemora o Midsummer :)

Talvez pensando em neo-paganismo eles possam ser enganados ;)

luis cirilo disse...

Cara il:
Um dia que vem longe.
Quanto aos "pagãos" de Guimarães vai ser difícil dar-hes a volta porque eles chumbam tudo que não seja ideia deles.