sábado, junho 23, 2018

Sugestão de Leitura

Gosto, desde sempre, de ler biografias.
Nomeadamente de dirigentes políticos porque através delas se compreendem melhor alguns períodos históricos e a razão de ser de alguns acontecimentos e decisões.
Quis o destino (e a curiosidade) que tenha lido há relativamente pouco tempo duas completíssimas biografias de Mao Tse Tung e de Adolf Hitler que formam com Estaline o trio dos maiores criminosos dos tempos modernos.
Mas ainda não tinha lido quase nada sobre Estaline.
Sobre a revolução russa já tinha lido algumas obras, e muito em especial uma excelente biografia de Lenine escrita por Dimitri Volkagonov na qual também se abordam o nascimento do PCUS e depois da própria União Soviética, mas faltava o que veio a seguir nomeadamente entre a morte de Lenine e a II Guerra Mundial que é um período histórico sobre o qual nunca me canso de saber mais.
Li ao longo das últimas semanas as quase oitocentas páginas desta biografia de Estaline, escrita por um profundo conhecedor da História russa e da carreira de Estaline que estudou durante mais de quarenta anos, e ela confirma de facto aquilo que já sabia.
Um percurso de crimes e traições, de tirania e erros históricos (nomeadamente estúpidas decisões militares durante a II guerra mundial) , de desportismo e impiedade, de um homem que tem a responsabilidade pela morte de dezenas de milhões de pessoas especialmente nos gulags que eram o instrumento preferencial do seu exercício ditatorial.
Estaline foi ,como Hitler e Mao, um dos piores criminosos da História da humanidade.
E nunca será por demais afirmá-lo num tempo em que o Estalinismo já não existe mas ainda há estalinistas a andarem por aí...
Nomeadamente em Portugal.
Nomeadamente nos partidos que apoiam a frente de esquerda actualmente no poder.
Depois Falamos.

Sem comentários: