sexta-feira, junho 15, 2018

Um Aviso

Finalmente começou o tão aguardado campeonato do mundo de futebol, "Rússia 2018", que vai lá para Julho apurar o sucessor da Alemanha como campeão do mundo sendo forte possibilidade a selecção germânica suceder a ela própria.
Mas não queimemos etapas.
Ontem, no jogo entre Rússia e Arábia Saudita (curiosamente as duas selecções com pior ranking FIFA ) que marcou o início da prova, assistiu-se logo à queda de um recorde (e os recordes são uma mania na moda...) com o resultado mais desnivelado de sempre num jogo de abertura de um mundial.
Cinco golos sem resposta com que os anfitriões brindaram os pobres (nalguma coisa haviam de o ser) sauditas naquilo que não foi mais que um treino animado e moralizador para uma selecção russa que seguramente terá ambições bem maiores do que aqueles que o ranking lhe permitem.
É evidente que este resultado será sempre mais uma excepção do que uma regra nos jogos deste mundial que tendencialmente serão muito mais equilibrados e disputados do que este a que assistimos agora.
Mas este jogo teve uma clara vantagem que foi a de deixar um aviso para o futuro.
Agora que a megalomania e a ganância sem limite da FIFA querem aumentar as fases finais para o completo absurdo de 48 equipas (!!!) , ao invés das 32 actuais, que obriga a que em 2026 o campeonato seja organizado por três(!!!) países (Estados Unidos, Canadá e México) será talvez tempo de se reflectir sobre que qualidade de jogos terá um mundial em cuja fase final  participem cerca de 25% dos países inscritos na FIFA.
Penso que ninguém terá grandes duvidas sobre o decréscimo da qualidade competitiva do mesmo a par de um esforço acrescido para os jogadores .
E da morte da galinha dos ovos de ouro está a História cheia de exemplos.
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:

Tenho estado a seguir o mundial também através de sites da Síria -quis perceber a confusão. Os Sírios contam a seguinte anedota a propósito dos inimigos sauditas:

-Quando o avião saudita, com a seleção, chegou a Moscovo, o Presidente da federação foi ao cockpit e disse ao comandante: não desligue os motores que, se Deus quiser, nós vamos regressar rapidamente.

Quanto ao resultado eles diziam: Rússia 5 - Isis 0

luis cirilo disse...

Cara il:
Uma boa anedota que traduz bem a confusão que hoje grassa no Médio Oriente. Os sírios podem ficar tranquilos porque os sauditas vão fazer os três jogos e...casa.
Eles e outros.