domingo, junho 03, 2018

Bom Ensaio

Portugal fez ontem um bom ensaio para o Mundial no jogo de preparação com a Bélgica disputado no estádio Rei Balduíno em Bruxelas.
Os belgas são hoje uma das mais fortes selecções europeias, ocupam o terceiro lugar no ranking FIFA (antes de Portugal que é o quarto), e vão à Rússia com a legítima ambição de chegarem muito longe na competição face aos valores individuais e ao forte colectivo de que dispõe.
Era pois um jogo de elevado grau de dificuldade, equiparável ao que vamos ter já a "doer" com a Espanha, e por isso a exibição e o resultado são de molde a transmitirem confiança à nossa selecção dada a exibição realizada que lhe permitiu ser a que mais perto esteve de vencer a partida.
Ainda sem Ronaldo (com ele provavelmente teríamos vencido) e Rui Patrício este jogo terá resolvido algumas dúvidas a Fernando Santos embora, curiosamente, talvez lhe tenha criado uma dúvida que ele não tinha o que é positivo.
E essa nova dúvida tem precisamente a ver com a baliza face  à qualidade da exibição de Beto, evidenciando excelente momento de forma física e psíquica, que contrasta com um Rui Patrício que chegará à selecção fragilizado pelos conturbados tempos que tem vivido em Alvalade e sem que se saiba qual é o seu estado de forma actual.
Provavelmente o selecionador optará pelo habitual número um mas acredito que o jogo de ontem lhe tenha mexido um pouco com as ideias.
Quanto às duvidas desfeitas creio que Pepe e Fonte serão os centrais que vão iniciar o Mundial (Pepe era indiscutível mas Fonte terá garantido ontem o lugar), Raphael Guerreiro será o lateral esquerdo , no meio campo William Carvalho e João Moutinho estarão no "onze" e João Mário é muitíssimo provável que os acompanhe e na frente Ronaldo tem lugar cativo e Bernardo Silva também me parece que sim.
Então com Rui Patrício,Pepe,Fonte, Raphael, William,Moutinho,João Mário, Ronaldo e Bernardo praticamente certos que falta decidir?
O lateral direito e o terceiro homem do ataque.
Para a lateral a disputa resume-se a Cédric e Ricardo Pereira sendo neste momento impossível dizer qual a opção. Cédric tem mais experiência e esteve no Euro 2016 mas Ricardo é mais completo e garante uma maior equilíbrio na qualidade com que defende e ataca.
O jogo com a Argélia esclarecerá,ou não, esta questão.
Quanto ao terceiro homem do ataque a lógica aponta para André Silva que é ponta de lança de raiz (e foi o segundo melhor marcador português na fase de apuramento) e permite a Ronaldo,com quem se entende na perfeição, jogar como mais gosta vindo da esquerda para o centro.
Mas por vezes os treinadores tem a tentação de fixar Ronaldo no centro (onde rende menos) para dar entrada a outro extremo e aí quer Gelson Martins quer Quaresma podem ter uma palavra a dizer sem esquecer as boas indicações dadas por Gonçalo Guedes nesta partida e que podem levar o seleccionador a optar por ele numa versão de ponta de lança menos fixo na área.
Ainda há mais um jogo de preparação e será a ultima oportunidade para Fernando Santos esclarecer as suas duvidas.
Depois Falamos.

Sem comentários: